TEXTO I
GAROTO PROPAGANDA
Disponível em: www.lumaxazevedo.com.br. Acesso em: 10 nov. 2011 (adaptado).
TEXTO II
Eu etiqueta
Meu lenço, meu relógio, meu chaveiro,
Minha gravata e cinto e escova e pente,
Meu copo, minha xícara,
Minha toalha de banho e sabonete,
Meu isso, meu aquilo.
Desde a cabeça ao bico dos sapatos,
São mensagens,
Letras falantes,
Gritos visuais,
Ordens de uso, abuso, reincidências.
Costume, hábito, permanência,
Indispensabilidade,
E fazem de mim homem-anúncio itinerante,
Escravo da matéria anunciada.
Estou, estou na moda.
ANDRADE, C. D. Disponível em: http://pensador.uol.com.br. Acesso em: 10 nov. 2011 (fragmento).
O anúncio publicitário Garoto propaganda e o poema Eu etiqueta, embora pertençam a gêneros textuais diferentes, abordam a mesma temática, com vistas a:
Questões relacionadas
- Física | 3.5 Gases
(UFJF) Para comemorar o aniversário de seu filho, Pedro encheu diversos balões de borracha. Para que eles tivessem todos o mesmo tamanho, ele utilizou um compressor de ar regulado para encher todos os balões com volume de ar igual a 2,0 x 10³ cm³ à pressão de 1,10 atmosfera. Pedro encheu os balões na sala de sua casa, com o ar condicionado ligado. Durante o processo de enchimento, a temperatura da sala ficou constante em 20,0°C. Durante a festa ao ar livre, os balões ficaram um longo tempo expostos ao sol, a uma temperatura de 35,0°C. Pedro percebeu que eles aumentaram de volume em 25% do seu volume inicial.
Sabendo que os balões não suportam uma pressão superior a 1,6 atm, PODEMOS AFIRMAR QUE:
- Química | 3.8 Bioquímica
(Uneb) O etanol é uma solução tipicamente brasileira que está ganhando o mundo. Além de seu uso em diversos setores industriais, o etanol é um combustível de alto desempenho para aplicação em motores de combustão interna. A produção industrial de etanol baseia-se quase que exclusivamente na fermentação. A fermentação alcóolica é um processo biológico de conversão de monossacarídeos em energia celular, etanol e gás carbônico. A grande maioria dos micro-organismos é capaz de metabolizar apenas monossacarídeos, como a glicose e a frutose. Diversas estratégias foram desenvolvidas pelos organismos para o aproveitamento dessa fonte de energia, incluindo a produção direta de enzimas glicolíticas por fungos e bactérias, ou a combinação de ácidos e ação mecânica. A quebra das ligações glicosídicas é feita por uma reação de hidrólise e no caso específico da reação representada pela equação química (C6H10O5)n(s) + nH2O(l)→ nC6H12O6(aq), chamada de celulólise, e para que ocorra de maneira eficiente, deve ser catalisada pela ação de algum coadjuvante externo, normalmente uma solução aquosa de ácido ou um coquetel enzimático. As frações mais recalcitrantes desse processo são hidrolisadas em um segundo estágio mais severo, tipicamente a 215oC sob ação do ácido sulfúrico a 0,4% durante cerca de três minutos, o que gera, principalmente, hexoses. Já a hidrólise na presença de solução aquosa de ácido menos diluida, produz uma alta concentração de monossacarídeos, cerca de 90%, e é altamente adaptável a diferentes fontes de biomassa, além de gerar poucos subprodutos inibidores da fermentação.
(SELEGHIM; POLIKARPOV, 2012, p. 40-45).
Tendo em vista os principais desafios tecnológicos na produção de etanol celulósico, de segunda geração, a partir de biomassa de cana-de-açúcar, e com base na equação química que representa a hidrólise da celulose, é correto afirmar:
- História | 1. Colônia
“Eram a principal parte de nosso exército, o que mais horror metia a nossos inimigos, porque, quando estes saíam e andavam pelos caminhos mais armados e ordenados em suas companhias estando o sol claro e o céu sereno, viam subitamente sobre si uma nuvem chovendo flechas, que os trespassavam” Pe. Antonio Vieira (Priore, Mary del. Histórias da Gente Brasileira: vol 1: colônia. São Paulo. Editora LeYa. 2016). VOT19.
Nas primeiras décadas do século XVII os índios das eram usados em atividades bélicas, para compensar os magros contingentes militares nas lutas contra franceses e holandeses. Diante do exposto percebemos que havia uma dicotomia na relação entre os portugueses e os índios, pois os
- Química | 1.7 Gases
Uma pessoa gera em média 160 litros de esgoto por dia; esse valor é obtido pelo consumo de água usada pela população. No Brasil, 47,8% dos municípios não têm coleta de esgoto e dos outros 52,2% dos municípios que têm esgotamento sanitário, 32% têm serviço de coleta e 20,2% coletam e tratam o esgoto. Em volume, diariamente, 14,5 milhões de m³ de esgoto são coletados, sendo que 5,1 milhões de m³ são tratados. O sudeste é a região do país em que a quantidade de municípios com esgoto coletado e tratado é maior. O tratamento de 1m³ de esgoto produz em média 0,070 m³ de biogás, que tem como principal componente o metano, cerca de 60% além de H2O, CO2 e outros. O metano, quando usado como combustível de automóveis, tem a proporção de consumo de 1m³ de metano para 1 L de gasolina. Utilizando as informações do texto, quantos litros de gasolina seriam economizados diariamente, aproximadamente, se todo esgoto coletado fosse utilizado para produzir biogás?
- Química | 1.4 Ligações Químicas
(FASA) Os halogênios são elementos químicos do grupo 17 da Tabela Periódica que reagem diretamente com metais formando sais ou ligam-se a outros ametais por covalência, originando compostos moleculares. As substâncias simples dos elementos químicos desse grupo são coloridas e constituídas por moléculas diatômicas.
A partir dessas considerações, é correto afirmar: