DRUMMOND, B. Revista O Globo. No 248, 26 abr. 2009.
São 68 milhões num universo de 190 milhões de brasileiros conectados nas redes virtuais. O e-mail, irmão moderno da carta, ainda é uma ferramenta imprescindível de comunicação, mas já começa a dar espaço para ferramentas mais ágeis de interação, como MSN, Orkut, Facebook, Twitter e blogs.
FERREIRA JÚNIOR, H. (adaptado).
Da leitura dos dois textos, depreende-se que a internet tem se expandido muito nos últimos anos. Apesar disso, a atitude do rapaz no Texto I revela a:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.05 Intertextualidade
(UERJ) TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
Superman: 75 anos
4Não era um pássaro nem um avião. 5O verdadeiro Superman era um pacato contador passando férias num 1resort ao norte de Nova York.
Joe Shuster, um dos criadores do personagem, junto com Jerry Siegel, descansava na colônia de férias quando encontrou Stanley Weiss, jovem de rosto quadrado e porte atlético, que ele julgou ser a encarnação do herói. 6Lá mesmo, pediu para desenhar o moço que serviria de modelo para os quadrinhos dali em diante. Só neste ano, esses desenhos estão vindo à tona nos E.U.A., como parte das atividades comemorativas dos 75 anos do personagem.
Embora tenha mantido a aparência de rapagão musculoso, Superman não foi o mesmo ao longo dos anos. 7Nos gibis, oscilou entre mais e menos sarado. Na TV, já foi mais rechonchudo, até reencarnar como o 2púbere Tom Welling, da série de TV “Smallville”.
9“Desde pequeno eu sabia que Superman não existia. Mas também sabia que meu pai era o verdadeiro Superman”, brincou David Weiss, filho do modelo do herói, em entrevista à Folha de São Paulo. 8Weiss cresceu comparando o rosto do pai ao desenho pendurado na sala de casa. Mas logo Joe Shuster, que foi seu principal desenhista, acabaria cedendo espaço para novos cartunistas, que adaptaram a figura aos fatos correntes.
“Essa mudança é o segredo do Superman. Cada época precisa de um herói só seu, e ele sempre pareceu ser o cara certo”, diz Larry Tye, considerado o maior estudioso do personagem. “Nos anos 1930, ele tiraria a América da Grande Depressão. Nos anos 1940, era duro com os nazistas. Nos anos 1950, lutou contra a onda vermelha do comunismo.”E foi mudando de cara de acordo com a função.
Invenção dos judeus Jerry Siegel e Joe Shuster, Superman também é visto como um paralelo da história de Moisés, a criança exilada que cresce numa terra estrangeira e depois se apresenta como um salvador. A aparência é um misto do também personagem bíblico Sansão, do deus grego Hércules e de acrobatas de circo. Mas há quem atribua, até hoje, a dualidade do personagem, que se alterna entre o 3nerd indefeso, tímido e de vista fraca (como Joe Shuster) e um super-herói possante, à origem judaica dos seus criadores.
“É o estereótipo judeu do homem fraco, tímido e intelectual que depois se revela um grande herói”, diz Harry Brod, autor do e-book Superman Is Jewish? (Superman é judeu?), lançado nos E.U.A. em novembro passado. “Ele é a versão moderna de Moisés: um bebê de Krypton enviado à Terra, que desenvolve superpoderes para salvar o seu povo.”
Segundo Brod, a analogia é tão nítida que os nazistas chegaram a discutir a suposta relação em revistas de circulação interna do regime. Mas, para ele, Hollywood e o tempo suavizaram o paralelo, transformando Superman numa releitura de Jesus Cristo. “Sua figura foi se tornando mais cristã com o tempo”, diz Brod. ”Não importa a religião. A ideia de um fracote que se torna um herói não deixa de ser uma fantasia universal.”
Silas Martí. Adaptado de folha.uol.com.br, 03/03/2013
1resort − hotel com área de recreação
2púbere − adolescente
3nerd − pessoa muito estudiosa
Não era um pássaro nem um avião. (ref. 4)
A primeira frase do texto remete às perguntas feitas por personagens que observavam intrigados o voo do Super-homem em suas muitas histórias: É um pássaro? É um avião? Não! É o Super-homem!
Essa primeira frase configura um recurso da linguagem conhecido como:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.09 Entrevista
PAPAI NOEL EXISTE!
Gurilândia entrevista o bom velhinho
Como o tema do concurso Repórter Guri Fotográfico é Papai Noel dos meus sonhos, o Gurilândia resolveu entrevistar alguém especial: o bom velhinho!!!
Como é a vida de Papai Noel?
É uma vida voltada para as crianças. É preciso ter dom. Algumas crianças são esclarecidas e outras chegam aqui com um certo temor. Pensam que sou um juiz e que vou julgá-las pelos erros que tenham praticado.
Você dá todos os presentes que lhe pedem?
Não sou de prometer. Quando pedem determinadas coisas digo: “Não sei se tenho na reserva”. Digo que, se não levar no fim do ano, posso levar no meio do ano. Sempre respondo em comunhão com o pai e a mãe.
CRUZ, Márcia Maria.Papai Noel existe! Jornal Estado de Minas. 27 de nov. de 2010. Disponível em:
http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2010/11/27/interna_gerais,194992/gurilandia-entrevista-o-bom-velhinho.shtml Acesso em: 27 de nov. de 2010.
Considerando a entrevista com o Papai Noel, as crianças
- Filosofia | 2.2 Clássica
(UECE) Segundo Diógenes Laércio, “convencido de que o estudo da natureza nada tem a ver conosco, Sócrates passou a discutir questões éticas na praça do mercado, e costumava dizer que o objeto de suas indagações era ‘como se age, se mal ou bem, em casa’”.
Laêrtios, D. Vidas e doutrinas dos filósofos ilustres, II, 21. Trad. bras. Mário da Gama Kury. Brasília: Editora da UnB, p. 52 [Adaptado].
Considerando a teoria das virtudes de Sócrates, assinale a afirmação verdadeira.
- Química | 1.1 Introdução à Química
(UESB) As misturas são sistemas físicos constituídos por substâncias químicas ou por materiais em qualquer proporção que não apresentam transformações químicas entre seus componentes, separados por uma única ou várias fases.
Considerando-se essas informações sobre as misturas, é correto afirmar:
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Analise a imagem a seguir de uma manifestação em homenagem ao Estado Novo que reuniu milhares de jovens em coreografia de exercícios no Rio Grande do Sul, durante a Segunda Guerra Mundial.
Disponível em: <http://www2.uol.com.br/historiaviva/reportagens/o_brasil_em_marcha_imprimir.html>. Acesso em: 18 nov. 2012.
Durante o Estado Novo, o governo