(UPE) Uma espira condutora, de resistência elétrica R, está sendo rotacionada em torno de um eixo perpendicular a um campo magnético constante externo. O giro promove uma variação periódica no fluxo magnético, através da espira que está representado no gráfico a seguir.
No gráfico, o fluxo se anula nos instantes de tempo t = 0; 1,5; 2,5; 3,5 e 4,5 e atinge valores constantes nas proximidades dos instantes t = 1,0; 2,0; 3,0 e 4,0. Nessa perspectiva, assinale a alternativa CORRETA.
Questões relacionadas
- Química | 1.4 Ligações Químicas
(FASA) Os halogênios são elementos químicos do grupo 17 da Tabela Periódica que reagem diretamente com metais formando sais ou ligam-se a outros ametais por covalência, originando compostos moleculares. As substâncias simples dos elementos químicos desse grupo são coloridas e constituídas por moléculas diatômicas.
A partir dessas considerações, é correto afirmar:
- Biologia | 4.2 Citoplasma
(UFRGS) Considere o diagrama a seguir No diagrama, as letras A, B e C substituem, respectivamente,
- Geografia | 6.2 Energia
(UECE) O Proálcool foi um programa governamental que teve, dentre as suas metas, produzir um combustível que ajudasse o Brasil a conseguir sua autonomia energética. Atente para as seguintes afirmações relacionadas a essa iniciativa.
I. O álcool tem um elevado custo de produção, em virtude das extensas áreas de plantio de cana-de-açúcar.
II. Este programa conseguiu reduzir em quase 90% o consumo atual de gasolina e diesel nas cidades brasileiras.
III. O Proálcool promoveu o desenvolvimento de uma tecnologia inteiramente nacional, além de gerar um combustível menos poluente do que a gasolina.
É correto o que se afirma somente em:
- Biologia | 3.4 Ácidos Nucleicos
(UFPA) Em 1953, Watson e Crick decifraram que a estrutura da molécula de DNA (ácido desoxirribonucleico) é uma dupla hélice, responsável pelas características dos organismos. Com os conhecimentos atuais, julgue as afirmativas sobre a molécula de DNA:
I. Na autoduplicação da molécula de DNA, cada filamento original serve de molde para a síntese de um novo filamento (duplicação semiconservativa).
II. A base nitrogenada adenina emparelha-se com a citosina, enquanto a timina emparelha-se com a guanina.
III. As bases nitrogenadas dos dois filamentos estão unidas por ligações denominadas pontes de hidrogênio.
Está ou estão corretas as afirmativas:
- Arte - Fundamental | 08. Matrizes Estéticas e Culturais
Exposição “Sombras e Luz” é inaugurada em São Paulo
Evento integra Ano da França no Brasil e ficará em cartaz no Sesc Pompeia até 6 de dezembro
A exposição “Sombras e Luz” foi inaugurada no dia 15 de setembro no Sesc Pompeia, em São Paulo, com uma visita guiada para convidados e alunos de escolas. O evento, que integra as festividades oficiais do Ano da França no Brasil, fica aberta ao público de 16 de setembro até 6 de dezembro. Nela, os visitantes poderão brincar e aprender com o jogo de luz e sombra.
“Trata-se de uma exposição didática, mas muito divertida, lúdica, cheia de propostas e reflexões, com um aspecto educativo importantíssimo. Ela fala do fenômeno da luz, a criação da sombra e todas as conseqüências e formas de utilizá-las e até mesmo dizer o que significam, como suporte para a realização de atividades artísticas”, afirmou Danilo Santos de Miranda, presidente do Comissariado brasileiro do Ano da França no Brasil. Ele ressaltou o lado educativo da exposição: “Virão muitas crianças, de escolas públicas e privadas, em grande quantidade, para interagir com essa proposta e, sobretudo, perceber o que o ser humano é capaz de fazer diante de fenômenos naturais tão tranqüilos como a luz e a sombra”.
Ambientada em uma grande casa, a exposição original foi inicialmente desenvolvida em parceria com o Centre Pompidou, de Paris. Para o Brasil, a instalação foi totalmente reconstruída, mas manteve seus conceitos principais. Entre seus atrativos estão diversas instalações, como o teatro de sombras, proposições lúdicas, experiências físicas, multimídias, filmes, além de três vídeos dos artistas irlandeses Anne Cleary e Denis Connoly, nos quais ondas de calor e captações de movimento são registrados para, em grandes telas, formarem desenhos originais com as sombras dos visitantes.
De acordo com o coordenador da exposição, Roberto Cenni, o principal objetivo dessa exposição é levar a divulgação científica aos jovens. “Existem algumas modificações entre o que é mostrado aqui e o que tem sido exibido na Cité de la Science há quase quatro anos. Por exemplo, nossa ‘casa’ tem um estilo mais brasileiro, no estilo colonial português. Há também um equipamento que cria desenhos baseados nas sombras projetadas pelas crianças, que foi inspirado no folclore brasileiro para criar as figuras. Aqui também temos mais atividades lúdicas do que o que é proposto na França. O conhecimento e a questão física das sombras estão expostos nas experiências e adivinhações que propusemos”, afirmou.
Além dos convidados, o evento de abertura da mostra estava repleto de crianças, boa parte alunos de escolas que excursionavam pelo local, e se divertiam muito com atividades propostas pela exibição. Foi o caso de João Pedro Guimarães, de 12 anos, estudante do Colégio Centenário. “Gostei muito da proposta da exposição, muito bom mesmo. De todos, o que mais gostei foi uma tela na qual eu passava em sua frente e ela registrava uma foto da nossa sombra”, afirmou.
Compartilhe com os alunos a reportagem acima e discuta com eles sobre o tema já mencionado nas atividades anteriores: a luz e a sombra. Nesse texto o enfoque do estudo da luz e sombra é científico, mas o que chama atenção é justamente os desenhos formados pelas sombras.
Proponha aos alunos experimentarem desenhar sombras através de projeção de luz. Prepare um foco de luz projetado em um tecido branco esticado, como no teatro de sombras e peça a alguns alunos que posicionem as mãos e braços na frente da luz enquanto o restante dos alunos desenham a imagem formada, depois troque de forma que todos os alunos experimentem as duas posições.
Depois dos desenhos feitos, abra uma roda de discussão para que todos possam apreciar os trabalhos, comentar e avaliara a atividade proposta.