(UFRGS) A figura (i) abaixo esquematiza um tubo de raios catódicos. Nele, um feixe de elétrons é emitido pelo canhão eletrônico, é colimado no sistema de foco e incide sobre uma tela transparente que se ilumina no ponto de chegada. Um observador posicionado em frente ao tubo vê a imagem representada em (ii). Um ímã é então aproximado da tela, com velocidade constante e vertical, conforme mostrado em (iii).
Assinale a alternativa que descreve o comportamento do feixe após sofrer a influência do ímã:
Questões relacionadas
- Física | A. Métodos de Eletrização, Lei de Coulomb e Campo Elétrico
(MACKENZIE) A ilustração abaixo refere-se a um esquema simplificado de parte de uma válvula termiônica, também conhecida por diodo retificador.
O filamento A é aquecido por efeito Joule e, devido ao potencial elétrico do filamento B, distante de A= 3,00 mm, elétrons se deslocam, a partir do repouso, de A para B com aceleração praticamente constante. Se a d.d.p. VB - VA mede 300 V, os referidos elétrons estarão sujeitos a uma força de intensidade
Dado: Carga do elétron = - 1,6. 10-19C
- Matemática | 1.07 Porcentagem e Juros
O planeta Terra possui em torno de 11,4 bilhões de hectares de terra e mar produtivos, capazes de fornecer suprimento para a população mundial. Se divididos pelos 6,5 bilhões de habitantes, deixam uma média de 1,8 hectare por pessoa. Para medir o impacto das nações sobre os recursos naturais do planeta, a pegada ecológica de cada país mostra o quanto de espaço no território é necessário para suprir os hábitos de consumo de cada habitante.
De acordo com os dados apresentados no texto e na tabela, a porcentagem que a média das pegadas ecológicas dos países (da tabela) é maior que a média mundial é aproximadamente:
- Física | A. Escalar
(EPCAR (AFA)) Três partículas, A,B e C movimentam-se, com velocidades constantes, ao longo de uma mesma direção. No instante inicial, to=0 a distância entre A e B vale X, e entre B e C vale Y conforme indica a figura a seguir.
Em t=2s a partícula A cruza com a partícula B. Em t=3s a partícula A cruza com a partícula C. A partícula C alcançará a partícula B no instante dado pela relação
- Química | B. Estrutura do Átomo e Distribuição Eletrônica
(IFBA) Os fogos de artifício enchem o céu de alegria com as diversas colorações obtidas quando se adicionam sais, de diferentes metais, às misturas explosivas, em que a pólvora impulsiona cargas que contêm essas substâncias. Com base nesta informação, analise as afirmativas.
I. A emissão de luz deve-se aos elétrons dos íons metálicos, que absorvem energia e saltam para níveis mais externos, e, ao retornarem, emitem radiações com cor característica de cada elemento químico.
II. A emissão de luz, para cada elemento, deriva das propriedades radioativas destes átomos metálicos, em que ocorrem interações com os prótons em seus núcleos, transformando-se em novos átomos.
III. Pode-se fazer uma analogia com o teste de chama, usado em laboratórios na identificação de certos átomos, onde um fio metálico é impregnado com a substância a ser analisada e colocado numa chama luminosa.
IV. É propriedade de certos cátions que seus elétrons devolvam certa energia absorvida, sob a forma de luz visível, cujo comprimento de onda corresponde a uma determinada cor.
V. Esses fenômenos que ocorre com os fogos de artifício tem explicação com base no comportamento energético dos elétrons no átomo, proposta por Niels Böhr, em que, ao receber energia, os elétrons saltam para os níveis mais energéticos.
Das afirmações acima:
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
NOVAES, Carlos Eduardo & LOBO, César. História do Brasil para principiantes. São Paulo: Ática, 2003. p. 42
Explique em que consistia o Governo Geral e quais eram as suas principais funções.