Disponível em: www.globalwarning.org. Acesso em: 31 jul 2012 (adaptado)
A emissão de gases tóxicos na atmosfera traz diversas consequências para nosso planeta. De acordo com o gráfico, retirado do texto Global warmingisaninternationalissue, observa-se que:
Questões relacionadas
- Língua Espanhola | 1.4 Estratégias de Leitura
El maíz peruano en la historia
Aunque es más conocida como cuna de la papa, la sociedad inca también fue la civilización del maíz, cultivo conocido en el Perú desde, por lo menos, 1 200 años a.C. Los antiguos agricultores peruanos lograron sofisticación en la selección y creación de nuevas variedades adaptables a los diversos espacios geográficos y climáticos. Al respecto, el cronista BernabéCobocuentaqueenelantiguoPerúsehallaba maíz, llamado choclo, de todos los colores: blanco, amarillo morado, negro colorado y mezclado. Hoy en día, en ese país se cultivan más de 55 variedades de la popular mazorca, más que en ningún otro lugar del mundo. En los Comentarios Reales de los Incas, Garcilaso de la Vega nos ilustra sobre los hábitos alimenticios incaicos relatando que uno de los pilares de la alimentación era el maíz y que lo comían tostado o cocinado en agua. En ocasiones solemnes molían los granos para hacer un pan llamado humita. Al maíz tostado se le denominaba como aún se le llama hoy: cancha, antecesora de laspalomitas.
Disponível em: www.yanuq.com. Acesso em: 20 jun. 2012 (adaptado).
O texto destaca a importância do milho na história do Peru. Informa que os antigos agricultores peruanos
- Língua Portuguesa | 1. Interpretação de Textos
(ACAFE) As conjunções destacadas em negrito nas frases abaixo expressam, respectivamente, relações de:
( ) Assim que receber os livros, vou deixá-los à venda na Livraria Letras Finas.
( ) Embora tenhamos boas intenções, nossos atos, às vezes, são mal compreendidos.
( ) Visto que o dinheiro não foi suficiente para concluir a obra em conformidade com o plano inicial, os sócios optaram por abandonar o projeto de construir um novo modelo de barco.
( ) À medida que novos casos de contaminação foram comprovados, o governo foi impelido a disponibilizar um maior volume de recursos financeiros e humanos para conter o avanço da doença.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 8.01 Carta Pessoal e Carta ao Leitor
Texto base: Leia, a seguir, uma carta enviada por uma leitora ao Diário Catarinense, para responder à questão.
Enunciado:
A carta precisa apresentar um emissor e um receptor, que, no caso, são, respectivamente,
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Leia o trecho do discurso do Primeiro-Ministro indiano Nehru na Conferência de Bandung, realizado em 1955, na Indonésia.
Não concordamos com os ensinamentos comunistas, não concordamos com os ensinamentos anticomunistas, (...) Eu nunca contestei o direito do meu país de defender a si próprio; ele o tem. Nós defenderemos nós mesmos com não importa quais armas e força tivermos, e se não tivermos, nos defenderemos sem armas. […] nenhum país pode conquistar a Índia. (...) Eu conheço meu povo. Mas sei também que se nós confiarmos em outros, independentemente do que as grandes potências podem ser, se buscarmos seu apoio, então nós estaremos realmente frágeis....
NERHU. Conferência de Bandung . 1955. Disponível em:< http://www.labpac.faed.udesc.br/oficina_Bandung.pdf>. Acesso em: 19 jul. 2013.
Em um contexto de mundo bipolar, o discurso de Nehru revela o posicionamento político dos representantes dos povos asiáticos e africanos reunidos na Conferência de Bandung. Esse posicionamento diz respeito à
- Física | 4.1 Conceitos Básicos e Óptica Geométrica
(UNIT) Com base nos conhecimentos sobre Óptica Geométrica, é correto afirmar: