A partir da leitura dessa tirinha, infere-se que o discurso de Calvin teve um efeito diferente do pretendido, uma vez que ele:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.1 Variações Linguísticas
Diz-se, em termos gerais, que é preciso “falar a mesma língua”: o português, por exemplo, que é a língua que utilizamos. Mas trata-se de uma língua portuguesa ou de várias línguas portuguesas? O português da Bahia é o mesmo português do Rio Grande do Sul? Não está cada um deles sujeito a influências diferentes ― linguísticas, climáticas, ambientais? O português do médico é igual ao do seu cliente? O ambiente social e o cultural não determinam a língua? Estas questões levam à constatação de que existem níveis de linguagem. O vocabulário, a sintaxe e mesmo a pronúncia variam segundo esses níveis.
VANOYE, F. Usos da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1981 (fragmento).
Na fala e na escrita, são observadas variações de uso, motivadas pela classe social do indivíduo, por sua região, por seu grau de escolaridade, pelo gênero, pela intencionalidade do ato comunicativo, ou seja, pelas situações linguísticas e sociais em que a linguagem é empregada. A variedade linguística adequada à situação específica de uso social está expressa
- Língua Portuguesa | 1.02 Conhecimento Prévio
O falecimento de uma criança é um dia de festa. Ressoam as violas na cabana dos pobres pais, jubilosos entre as lágrimas; referve o samba turbulento; vibram nos ares, fortes, as coplas dos desafios, enquanto, a uma banda, entre duas velas de carnaúba, coroado de flores, o anjinho exposto espelha, no último sorriso paralisado, a felicidade suprema da volta para os céus, para a felicidade eterna — que é a preocupação dominadora daquelas almas ingênuas e primitivas.
CUNHA, Euclides da. Os sertões: campanha de Canudos. Edição comemorativa do 90.ºano do lançamento. Rio de Janeiro: Ediouro, 1992, p. 78.
Nessa descrição de costume regional, é empregada:
- Literatura | 4.4 Parnasianismo(UNESP) TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
Arte suprema
Tal como Pigmalião, a minha ideia
Visto na pedra: talho-a, domo-a, bato-a;
E ante os meus olhos e a vaidade fátua
Surge, formosa e nua, Galateia.
Mais um retoque, uns golpes... e remato-a;
Digo-lhe: “Fala!”, ao ver em cada veia
Sangue rubro, que a cora e aformoseia...
E a estatua não falou, porque era estatua.
Bem haja o verso, em cuja enorme escala
Falam todas as vozes do universo,
E ao qual também arte nenhuma iguala:
Quer mesquinho e sem cor, quer amplo e terso,
Em vão não e que eu digo ao verso: “Fala!”
E ele fala-me sempre, porque e verso.
(Júlio César da Silva. Arte de amar. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1961.)
O soneto Arte suprema apresenta as características comuns da poesia parnasiana. Assinale a alternativa em que as características descritas se referem ao parnasianismo.
- Matemática | 07. Sistemas Lineares
(FUVEST 2017 1ª FASE) João tem R$ 150,00 para comprar canetas em 3 lojas. Na loja A, as canetas são vendidas em dúzias, cada dúzia custa R$ 40,00 e há apenas 2 dúzias em estoque. Na loja B, as canetas são vendidas em pares, cada par custa R$ 7,60 e há 10 pares em estoque. Na loja C, as canetas são vendidas avulsas, cada caneta custa R$ 3,20 e há 25 canetas em estoque.
O maior número de canetas que João pode comprar nas lojas A, B e C utilizando no máximo R$ 150,00 é igual a
- Matemática - Fundamental | 07. Ângulos e Retas
Leia o texto e analise as imagens seguir.
Estudos realizados por Leonardo da Vinci, registrados em um código guardado no museu de Madri, pesquisados pelo professor Piccus da Universidade de Massashussets nos EUA, demonstram o surgimento da transmissão por corrente.
Desenho realizado por Leonardo da Vinci
Nos séculos XV e XVI, foram desenvolvidos diversos veículos de duas e quatro rodas, acionados por mecanismo composto de corrente, alavanca e outros dispositivos.
Todavia, a historia da bicicleta tem inicio em 1790, quando o conde Sivrac, da França, idealiza o CELERÍFER, veículo primitivo de duas rodas ligadas por uma ponte de madeira em forma de cavalo e acionado por impulso alternado dos pés sobre o chão.
Fonte do Texto e Imagens: Site: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/bicicleta/historia-da-bicicleta.php Acesso: 12/05/2011
Resolva cada item que se segue.
Imagem de um Celerífer
a) Escreva qual é a posição relativa da “ponte de madeira” (reta) em relação às duas rodas (circunferências), utilizada no Celerífer.
b) Todas as peças de madeira utilizadas no interior das rodas passam por um ponto em comum. Escreva qual é o nome dado a esse ponto.
c) Escreva uma das vantagens dos estudos da transmissão por correntes, realizados por Leonardo da Vinci, no caso específico da bicicleta.