O cartaz expõe um dos lemas da Guerra Civil Espanhola (1936-1939), conflito em que as forças republicanas, apoiadas por brigadas voluntarias internacionais, foram derrotadas, porém,
Questões relacionadas
- Biologia | 4.4 Núcleo Interfásico e Divisão Celular
(UNIT) O núcleo celular foi a primeira organela a ser descrita. Observações dessa região celular foram feitas em 1682, pelo “pai da microbiologia”, o holandês Antonie van Leeuwenhoek (1632-1723), e, posteriormente, em 1802, pelo botânico austríaco Franz Andreas Bauer (1758-1840). Contudo a descoberta do núcleo celular é frequentemente atribuída a outro botânico: o escocês Robert Brown (1773-1858), que descreveu essa região celular 29 anos depois (1839), a partir do exame de células de orquídeas.
(O NÚCLEO..., 2014)
Com base nos conhecimentos sobre as funções, características e componentes do núcleo celular, é correto afirmar, exceto:
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
Texto base: No nosso dia a dia, utilizamos diferentes unidades de medidas.
Enunciado:
- Registre as unidades de medida que poderemos usar para medir os objetos representados a seguir.
- Para que usamos cada uma dessas medidas?.
- Biologia | 02. Origem da Vida
(UDESC) Assim como nos séculos passados, também hoje, o ser humano busca o autoconhecimento para compreender sua relação com a natureza e com a sociedade. Nesse sentido, surgem algumas perguntas como “Quem somos nós?”, “De onde viemos?”, “Para onde iremos?”. Na tentativa de responder a essas perguntas, e explicar como teria surgido a vida em nosso planeta, várias hipóteses foram formuladas por filósofos e cientistas, ao longo dos séculos.
Assinale a alternativa correta em relação às principais hipóteses sobre a origem da vida.
- Geografia | 3.7 Impactos Ambientais
SOUSA, M. Disponível em: www.turmadamonica.com.br. Acesso em: 16 abr. 2015.
A ironia expressa na tirinha representa uma crítica à seguinte relação entre sociedade e natureza:
- Biologia | 15.1 Ideias Evolutivas
(UERJ) A ciência em si Se toda coincidência
Tende a que se entenda
E toda lenda Quer chegar aqui
A ciência não se aprende
A ciência apreende
A ciência em si
Se toda estrela cadente
Cai pra fazer sentido
E todo mito
Quer ter carne aqui
A ciência não se ensina
A ciência insemina
A ciência em si
Se o que se pode ver, ouvir, pegar, medir, pesar
Do avião a jato ao jabuti
Desperta o que ainda não, não se pôde pensar
Do sono eterno ao eterno devir
Como a órbita da Terra abraça o vácuo devagar
Para alcançar o que já estava aqui
Se a crença quer se materializar
Tanto quanto a experiência quer se abstrair
A ciência não avança
A ciência alcança
A ciência em si
ARNALDO ANTUNES e GILBERTO GIL Adaptado de fiocruz.br.
A letra da música aborda a ciência como uma forma de compreensão do mundo. Um dos campos de investigação conhecidos é a biologia, que, antes dispersa em diferentes áreas, unifi ca-se a partir do século XX.
Nessa trajetória histórica, as ideias de Darwin, as leis da hereditariedade de Mendel e as descobertas da genética consolidaram um conjunto de explicações que, no domínio da biologia, são caracterizadas como: