(ENEM 2009 2ª APLICAÇÃO) Mauritus Cornelis Escher, em alguns de seus trabalhos utilizava uma malha de polígonos regulares. A partir dessa malha, Escher fazia mudanças nos polígonos, sem alterar a área do polígono original. Assim surgiam figuras de homens, aves, peixes e lagartos que formavam mosaicos representados num plano bidimensional.
Considerando as informações do texto e as figuras acima e que o lado do hexágono mede 2 cm e que √3 = 1,7, podese revestir, aproximadamente,
Questões relacionadas
- Matemática | 09. Probabilidade
(ENEM - 2° APLICAÇÃO 2010) Para verificar e analisar o grau de eficiência de teste que poderia ajudar no retrocesso de uma doença numa comunidade, uma equipe de biólogos aplicou-o em um grupo de 500 ratos, para detectar a presença dessa doença. Porém, o teste não é totalmente eficaz, podendo existir ratos saudáveis com resultado positivo e ratos doentes com resultado negativo. Sabe-se, ainda, que 100 ratos possuem a doença, 20 ratos são saudáveis com resultado positivo e 40 ratos são doentes com resultado negativo.
Um rato foi escolhido ao acaso, e verificou-se que o seu resultado deu negativo. A probabilidade de esse rato ser saudável é
- Literatura | 5.3 Contemporâneo
Filhos da época
Somos os filhos da época,
e a época é política.
Todas as coisas – minhas, tuas, nossas,
coisas de cada dia, de cada noite
são coisas políticas.
Queiras ou não queiras,
teus genes têm um passado político,
tua pele, um matiz político,
teus olhos, um brilho político.
O que dizes tem ressonância,
o que calas tem peso
de uma forma ou outra – político.
[...]
Enquanto isso, os homens se matam,
os animais são massacrados,
as casas, queimadas,
os campos se tornam agrestes
como nas épocas passadas
e menos políticas.
SZYMBORSKA, Wisława. Poemas. Tradução de Regina Przybycien. São Paulo:
A poesia é também um modo de reflexão do ser humano sobre sua época. Ao refletir sobre a politização do ser humano na modernidade, o eu lírico constrói, na última estrofe, um arremate que
- Biologia | 05. Embriologia
(UNIT) O tecido epitelial ou epitélio é o tecido que cobre a superfície do corpo, reveste cavidades ou canais e toma parte da formação de glândulas. É constituído por células mais ou menos poliédricas que se encontram adjacentes, isto é, as membranas em contato íntimo, sem que haja aparentemente qualquer tipo de substância intersticial ou fundamental entre elas.
(O TECIDO epitelial..., 2015)
O tecido epitelial tem a mesma origem embrionária das seguintes estruturas:
- Biologia | 12.4 Relações Ecológicas
Muitos seres vivos estabelecem relações ecológicas entre si e podem ter benefício ou prejuízo ou ainda ser indiferentes na relação. Alguns exemplos dessas relações foram descritas a seguir.
I. Os peixes-piloto ficam à espera de restos de alimentos desprezados por tubarões. Estes, por sua vez, não são prejudicados e nem beneficiados pelos peixes-piloto.
II. Seres vivos que vivem em castas não conseguem viver isoladamente, dependem uns dos outros em todas as fases da vida e existe uma nítida divisão de funções.
III. As lebres podem ser abatidas por onças, que as utilizam como fonte de alimento. A população de lince tem um papel importante no equilíbrio da população de lebres.
IV. Muitas orquídeas ficam em cima de troncos de árvores obtendo o suprimento de luz para a fotossíntese. As árvores não são beneficiadas e nem prejudicadas pelas orquídeas.
As relações ecológicas descritas correspondem, respectivamente, a:
- Matemática | 13.7. Áreas das Figuras Planas
(UEG) Alexandre Graham Bell foi o grande inventor da pipa tetraédrica, que pode ser construída com estruturas triangulares em diversos tamanhos, desde que mantidas suas propriedades. Para que a pipa possa subir ela não pode ser coberta em toda a sua estrutura, em cada uma delas cobre-se apenas dois lados. A Figura 1 mostra o início da construção de uma delas com quatro estruturas. A Figura 2 mostra a pipa já completa. Supondo-se que o triângulo já coberto que compõe cada lado da estrutura possui base igual a 3 cm e altura 2 cm, a área coberta de uma dessas pipas com 16 estruturas é: