Após observar o aumento mensal na conta de luz de sua residência, um consumidor colocou em um gráfico de barras, mostrado a seguir, os valores dos pagamentos realizados nos últimos quatro meses.
Se o aumento observado prosseguir mensalmente, quanto esse consumidor deverá pagar em junho desse mesmo ano?
Questões relacionadas
- Física | 2.6 Hidrostática
(UNIC) A Terra está envolta por uma camada de fluido gasoso, a atmosfera, que é atraída devido à gravidade que exerce sobre a superfície terrestre e sobre todos os corpos existentes nessa superfície uma pressão atmosférica, em que 1,0 atm é igual a 105 Pa.
Considerando-se que a pressão no fundo de um lago é 1,8 atm, em um local em que o módulo da aceleração da gravidade é igual a 10 m/s², e a densidade da água é 1,0 g/cm³, conclui-se que a profundidade do lago, em m, é igual a
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Texto base: Leia o texto a seguir e responda a questão. (Superinteressante, 55 tendências que vão revolucionar a ciência, a economia e a sua vida. Outubro de 2009, p. 53)
Enunciado:
Segundo o texto publicado pela revista Superinteressante, ser frugal é:
- Matemática | 10. Estatística
Para que o pouso de um avião seja autorizado em um aeroporto, a aeronave deve satisfazer, necessariamente, as seguintes condições de segurança:
I. a envergadura da aeronave (maior distância entre as pontas das asas do avião) deve ser, no máximo, igual à medida da largura da pista;
II. o comprimento da aeronave deve ser inferior a 60 m;
III. a carga máxima (soma das massas da aeronave e sua carga) não pode exceder 110 t.
Suponha que a maior pista desse aeroporto tenha 0,045 km de largura, e que os modelos de aviões utilizados pelas empresas aéreas, que utilizam esse aeroporto, sejam dados pela tabela.
Os únicos aviões aptos a pousar nesse aeroporto, de acordo com as regras de segurança, são os de modelos
- Biologia | 12.2 Cadeia e Teias Alimentares, Pirâmides e Energia
(Acafe) Os seres vivos interagem e estabelecem relações entre si e com o ambiente. A seguir está representada, esquematicamente, a relação de alimentação entre os organismos de um ecossistema e a respectiva transferência de energia e de nutrientes.
Sobre o tema abordado no esquema, analise as afirmações a seguir.
I. Uma cadeia alimentar é sempre composta por diferentes níveis que são caracterizados de acordo com o tipo de nutrição dos organismos. Dependendo do nível trófico ocupado, os organismos podem ser produtores, ou consumidores, ou decompositores.
II. Os produtores são seres autótrofos, sintetizam matéria orgânica a partir de substâncias inorgânicas, por isso estão obrigatoriamente no início de qualquer cadeia alimentar. Transformam energia luminosa em energia química através da fotossíntese. Essa energia nutre os tecidos vegetais que servirão de fonte energética para outros organismos, com eficiência ecológica média de 90%.
III. A decomposição é um processo de transformação da matéria orgânica em moléculas simples, que podem ser reutilizadas pelos produtores, num processo natural de reciclagem.
IV. A teia alimentar é caracterizada pelo conjunto de cadeias alimentares, ligadas entre si e, geralmente, representadas como um diagrama das relações tróficas (alimentares) entre os diversos organismos ou espécies de um ecossistema.
V. A produtividade de um ecossistema depende de diversos fatores, dentre os quais os mais importantes são a luz, a água, o gás carbônico e a disponibilidade de nutrientes. A produtividade bruta corresponde ao total de matéria orgânica acumulada depois de descontados os gastos referentes à atividade metabólica, enquanto a produtividade líquida corresponde ao total de matéria orgânica acumulada.
- Arte - Fundamental | 04.3. Pintura
Materiais:
- Um grande lençol branco ou papel sulfite em metro
- Tinta guache
- Rolinhos de espuma pequenos
- Pratos de plástico (para festas)
Desenvolvimento:
1 – Apresentar a obra de Jackson Pollock citada na página 13.
2 – Para ampliar o conhecimento dos alunos sobre Pollock poderão ser passados os vídeos indicados nas referências.
3 – Após a exibição dos filmes, levar as crianças para o pátio, estender o tecido ou o papel, colocar tintas coloridas nos pratinhos de plástico ao longo do tecido aberto. Ensinar às crianças como molhar o rolinho na tinta e deixar que façam uma bela pintura ao estilo de Pollock.
4 – Num momento seguinte, depois de seca a primeira parte, pezinhos e mãozinhas molhados nas tintas poderão completar a obra.
Observações:
1 – A tinta deve estar um pouco dissolvida em água; não muito para não escorrer.
2 – Deixar que as crianças andem sobre a pintura significa roupa que pode sujar.
3 – É importante, mesmo num trabalho como este, deixar claro para as crianças que o objetivo está desvinculado de brincadeiras com as tintas, desperdício ou indisciplina.
4 – Os próprios alunos poderão limpar os instrumentos utilizados ao final da aula.