No primeiro ano do ensino médio de uma escola, é habito os alunos dançarem quadrilha na festa junina. Neste ano, há 12 meninas e 13 meninos na turma, e para a quadrilha foram formados 12 pares distintos, compostos por uma menina e um menino. Considere que as meninas sejam os elementos que compõem o conjunto A e os meninos, o conjunto B, de modo que os pares formados representem uma função ƒ de A em B.
Com base nessas informações, a classificação do tipo de função que está presente nessa relação é:
Questões relacionadas
- Arte | 4. Idade Média
Disponível em: http://portal.iphan.gov.br. Acesso em: 11 mar. 2016.
Os azulejos das fachadas do centro histórico de São Luís (MA) integram o patrimônio cultural da humanidade reconhecido pela Unesco. A técnica artística utilizada para a produção desses revestimentos advém das
- Geografia - Fundamental | 2.04 Projeções Cartográficas
A imagem mostra alguns tipos de mapas pouco comuns no nosso dia a dia. Estas diferentes representações cartográficas são resultado
- Língua Portuguesa - Fundamental | 8.02 Relato
Texto base: A questão refere-se aos seguintes textos: Texto 1 (fragmentos) Safári no Jalapão 5 dias A região do Jalapão, situada a leste do Estado do Tocantins, é uma região ainda virgem, inexplorada e com paisagens espetaculares. Nossa expedição começa na capital do estado e segue por veredas e cerrados com influência da vegetação de caatinga. A infraestrutura conta com hospedagem alternativa – acampamento em tendas canadenses, às margens do Rio Novo, cozinha completa e veículos especiais para desbravar toda a região. Os inúmeros atrativos contemplados como a Cachoeira da Velha, as Dunas, o Fervedouro entre outros são visitados com o acompanhamento de uma equipe especializada disposta a realizar uma viagem inesquecível. 1º dia - ORIGEM / PALMAS – […] 2º dia - PALMAS – JALAPÃO: SERRA GERAL – CACHOEIRA DA VELHA – SAFARI CAMP […] 3º dia - JALAPÃO: SAFARI CAMP – CANOAGEM NO RIO NOVO – DUNAS – SAFARI CAMP […] 4º dia - JALAPÃO: SAFARI CAMP – FERVEDOURO – CACHOEIRA DO FORMIGA – MATEIROS – SAFARI CAMP (C,A,J) – Traslado até o Poço do Fervedouro (75 km em estrada de terra – aproximadamente 1h30min). Almoço. Saída em direção a Cachoeira do Formiga (15 km em estrada de terra). Traslado até Mateiros (25 km em estrada de terra – aproximadamente 40 min). Parada para compras do artesanato do Capim Dourado, bebidas. Retorno ao Safari Camp (50 km em estrada de terra – 1 hora). Jantar e pernoite. 5º dia - SAFARI CAMP – PALMAS / ORIGEM (C,A) – […] Disponível em: <www.venturas.com.br/diaadia.asp?id=41&cod=7581>. Acesso em: 15 maio 2014. Adaptado. Texto 2 Destino: Jalapão Nome: Bruno Vivenciei dias incríveis no Jalapão, sem dúvidas uma das melhores viagens que já fiz. É um grande privilégio poder conhecer locais tão preservados. O Jalapão é indescritível! É inimaginável em meio ao serrado nos deparar com paisagens como o Fervedouro ou o rio Formiga. Sem dúvida é uma região com grandes surpresas. Tive a oportunidade de conhecer um dos últimos rios de água potável remanescentes, avistar diversos tucanos, araras-canindé e até mesmo um pequeno grupo de araras-azuis. Esta é uma imagem que não vou esquecer tão cedo. É encantadora a paixão dos guias por seu trabalho e pelo Jalapão. A preocupação constante com o impacto mínimo possível motiva reflexões sobre nosso papel na preservação ambiental. É inspirador ver como pequenas atitudes fazem grandes diferenças. Fui sozinho para expedição, voltei com uma porção de novos amigos! O grupo foi sensacional! Não poderia ter sido melhor! Uma experiência incrível, transformadora! Obrigado e até a próxima viagem! Disponível em: <www.venturas.com.br/relatos/relatos.asp?id=41&id_dep=137>. Acesso em: 15 maio 2014.
Enunciado:
Leia as afirmações sobre os dois textos:
I. Os comentários do relato de viagem confirmam as expectativas criadas pelo roteiro.
II. A principal finalidade do texto 1 é relatar as experiências de um viajante.
III. O texto 2 é uma mistura de relato de viagem e roteiro de viagem.
Assinale a alternativa
- Biologia | 8.2 Vírus e Viroses
Uma pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que ¼ dos municípios brasileiros não possuem nem estão desenvolvendo uma política pública e/ou plano estruturado para gestão dos sistemas de saneamento básico.
SILVEIRA, D. Disponível em: https://g1.globo.com. Acesso em: 23 out. 2018 (adaptado).
Nos locais abordados na reportagem, os serviços de saúde podem registrar maior prevalência de
- Arte - Fundamental | 06. Artes Visuais: Renascimento
Valéria Peixoto de Alencar*
Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação
Descendente de italianos, Lívio Abramo (1903-1992) nasceu em Araraquara. Em São Paulo, frequentou teatros, exposições e conferências artísticas. Estudou no Colégio Dante Alighieri quando começou a se interessar por desenho. Sempre sonhou em ser arquiteto, mas não conseguiu concluir os estudos.
Lívio Abramo tornou-se artista por conta própria - autodidata. Conheceu as gravuras de Oswaldo Goeldi e, quando tinha 27 anos, visitou uma exposição de gravuras dos expressionistas alemães, em São Paulo. Ao sentir a força das gravuras de Kathe Kollwitz e demais artistas, decidiu fazer o mesmo.
Início da carreira do artista
Abramo conta sua experiência: "ao sair dessa exposição, fui para casa, peguei uma gilete e um pedaço de madeira e fiz minha primeira gravura". Ao lado de Goeldi, Abramo é considerado o introdutor da gravura moderna no Brasil.
Num período de dificuldades financeiras, trabalhou fazendo desenhos de moda, cartazes de propaganda, pintura de anúncios e cenários de teatro e cinema. Engajou-se no Partido Comunista Brasileiro, com o qual rompeu.
As fases do artista
Entre de 1935 até 1938, morou numa vila operária no Brás e a temática de suas gravuras e desenhos era sempre social. Essa sua primeira fase se caracteriza por forte influência expressionista, como se pode ver em Operário, no alto.
A temática, a maneira de gravar e os traços fortes são característicos do expressionismo.
Durante o período da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), a intensa atividade política o afastou de seus trabalhos artísticos. Tornou a desenhar e gravar em 1947 quando foi convidado para ilustrar o livro "Pelo Sertão" de Afonso Arinos, o que fez com que se voltasse para temas relacionados à paisagem do Brasil.
Sua última fase é o período em que ocorre um amadurecimento artístico, quando ele cristaliza melhor sua linguagem gráfica, já valorizada pelos claros e escuros. Lívio Abramo faz uma série de gravuras sobre o Rio de Janeiro e uma série sobre festas em que procurava mesclar o que tinha visto na Europa com as festas populares brasileiras.
Foi convidado pelo Itamaraty a integrar a Missão Cultural Brasil-Paraguai. Em 1962, mudou-se para o Paraguai e dirigiu, até 1992, o Setor de Artes Plásticas e Visuais. É fundador do Patrimônio Histórico e Artístico do Paraguai.
Faceta expressionista:
É quando a expressão artística toma aspecto de crítica social; as figuras são deformadas, as cores contrastantes e as pinceladas vigorosas, rejeitando todo tipo de comedimento. Retoma as artes gráficas, especialmente a xilogravura, devido ao interesse pela arte primitiva. Essa poética encontra sua tradução em motivos retirados do cotidiano.
http://educacao.uol.com.br/artes/ult1687u32.jhtm
Converse com a turma sobre o tema "gravura" e peça que pesquisem a respeito do assunto em livros, revistas, jornais e sites na internet, observando o contraste de luz e sombra. Abra um espaço para compartilharem o material pesquisado, compartilhe também o texto acima e direcione a análise das imagens de acordo com o tema luz e sombra.
Proponha aos alunos que façam uma gravura utilizando como matriz um pedaço de acetato, que pode ser uma transparência de retroprojetor ou aproveitamento de embalagem. Para gravar sobre o acetato eles poderão usar um objeto metálico com ponta, como por exemplo, uma agulha. Peça para os alunos fazerem um desenho em folha de papel sulfite e colocar por baixo do acetato. Lembre os alunos que o local onde eles sulcarem o acetato será o local onde ficará mais claro e os espaços não trabalhados com a agulha ficarão mais escuros, um efeito em negativo. Depois é só passar tinta gauche bem espessa com rolo de espuma sobre o acetato, colocar uma folha de papel sulfite branca, pressionar com um pedaço de tecido e movimentos regulares e tirar a folha.
Combine com a turma uma mostra dos trabalhos no espaço cultural da escola.