O gráfico a seguir apresenta o lucro, em reais, obtido por uma empresa em função da quantidade de unidades produzidas, quando essa quantidade varia entre 0 e 600 unidades.
Uma análise desse gráfico indica que o intervalo de unidades produzidas em que a taxa média de variação do lucro é positiva ocorre apenas:
Questões relacionadas
- Sociologia | 4. Poder, Estado e Política
(ENEM 2009 1ªAPLICAÇÃO) A formação dos Estados foi certamente distinta na Europa, na América Latina, na África e na Ásia. Os Estados atuais, em especial na América Latina — onde as instituições das populações locais existentes à época da conquista ou foram eliminadas, como no caso do México e do Peru, ou eram frágeis, como no caso do Brasil —, são o resultado, em geral, da evolução do transplante de instituições europeias feito pelas metrópoles para suas colônias. Na África, as colônias tiveram fronteiras arbitrariamente traçadas, separando etnias, idiomas e tradições, que, mais tarde, sobreviveram ao processo de descolonização, dando razão para conflitos que, muitas vezes, têm sua verdadeira origem em disputas pela exploração de recursos naturais. Na Ásia, a colonização europeia se fez de forma mais indireta e encontrou sistemas políticos e administrativos mais sofisticados, aos quais se superpôs. Hoje, aquelas formas anteriores de organização, ou pelo menos seu espírito, sobrevivem nas organizações políticas do Estado asiático.
GUIMARÃES, S. P. Nação, nacionalismo, Estado. Estudos Avançados. São Paulo: EdUSP, v. 22, n.º 62, jan.- abr. 2008 (adaptado).
Relacionando as informações ao contexto histórico e geográfico por elas evocado, assinale a opção correta acerca do processo de formação socioeconômica dos continentes mencionados no texto.
- Língua Espanhola | 2.08 Conjunções
(UFPB) Los nadies
Sueñan las pulgas con comprarse un perro y sueñan los nadies con salir de pobres, que algún mágico día llueva de pronto la buena suerte, 1que llueva a cántaros la buena suerte; pero la buena suerte no llueve ayer, ni hoy, ni mañana, ni nunca, ni lloviznita cae del cielo la buena suerte, por mucho que los nadies la llamen y aunque les pique la mano izquierda, o se levanten con el pie derecho, o empiecen el año cambiando de escoba.
Los nadies: los hijos de nadie, los dueños de nada.
Los nadies: los ningunos, los ninguneados, corriendo la liebre, muriendo la vida, jodidos, rejodidos:
Que no son, aunque sean.
Que no hablan idiomas, sino dialectos.
Que no profesan religiones, sino supersticiones.
Que no hacen arte, sino artesanía.
Que no practican cultura, sino folklore.
Que no son seres humanos, sino recursos humanos.
Que no tienen cara, sino brazos.
Que no tienen nombre, sino números.
Que no figuran en la historia universal, sino en la crónica roja de la prensa local.
Los nadies, que cuestan menos que la bala que los mata.
GALEANO, Eduardo. Disponível em: http://blog.tierraylibertad.pe/2009/11/00184-los-nadies-eduardo-galeano.html.
Acesso em: 22 jun. 2011.
El uso repetido de la partícula sino en el texto señala:
- Física
Uma forçahorizontal constante é aplicada num corpo de massa 6kg que se encontra sobreuma mesa cuja superfície é formada por duas regiões: com e sem atrito.Considere que o corpo realiza um movimento retilíneo e uniforme na região comatrito cujo coeficiente de atrito dinâmico é igual a 0,2 e se dirige para a regiãosem atrito. A aceleração adquirida pelo corpo ao entrar na região sem atrito emm/s2 éigual a:
(Considere: g=10 m/s2) - História - Fundamental | 02. A vida familiar
Texto base: .
Enunciado:
Leia a reportagem a seguir com atenção.
“Cavar para sobreviver”
Este foi o tema de 2005 da campanha do Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil promovida em 12 de junho pela OIT. Ele sintetiza a realidade de crianças que trabalham em
atividades de mineração. Elas enfrentam, todos os dias, temperaturas extremas, ruídos de intensidade insuportável, vapores e líquidos venenosos, riscos de desabamentos, entre outras exposições que seriam perigosas até para um adulto [...]
Infelizmente, a mineração é a única fonte de sobrevivência para famílias de muitas regiões brasileiras [...]
Disponível em:<http://www.educacional.com.br/reportagens/criancasdobrasil/trabalho_infantil_cavar_sobreviver.asp>
Acesso em: 06 maio. 2014. (Fragmento)
Comente duas medidas que podem ser realizadas com as famílias das crianças e dos jovens submetidos ao trabalho explorado, para a sua erradicação.
- Ciências - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
28. Analise a figura e responda a próxima questão.
Ao percorrer as ruas de uma grande capital do Brasil, um catador ajuda o meio ambiente recolhendo objetos do plástico.
A) IDENTIFIQUE o tipo de material de plástico encontrado pelo catador.
B) DESCREVA o uso desse material plástico antes de ser jogado fora.