O fisiologista francês Jean Poiseuille estabeleceu, na primeira metade do século XIX, que o fluxo de sangue por meio de um vaso sanguíneo em uma pessoa é diretamente proporcional à quarta potência da medida do raio desse vaso. Suponha que um médico, efetuando uma angioplastia, aumentou em 10% o raio de um vaso sanguíneo de seu paciente.
O aumento percentual entre o fluxo por esse vaso está entre:
Questões relacionadas
- Biologia | 11.2 Sistema Respiratório
(MACKENZIE) A respeito da reação,
CO2 + H2O ---> H2CO3 à H+ + (HCO3)-
I. Ocorre no interior das hemácias.
II. Representa o principal modo de transporte de CO2 pelo sangue.
III. É um importante mecanismo de manutenção do pH sanguíneo.
IV. É uma reação reversível.
Estão corretas as afirmações
- Biologia
(UEFS) Os anfíbios nunca se libertaram da dependência da água. Ainda hoje fertilizam os seus ovos e se desenvolvem a partir do estágio de girino em lagos, rios e poças. Em contrapartida, as primeiras fases do desenvolvimento embrionário dos répteis ocorrem dentro do ambiente aquoso do ovo fecundado. Esse encapsulamento foi uma brilhante inovação evolutiva comparável ao realizado pelas plantas produtoras de sementes.
A análise das informações e o conhecimento sobre a evolução e a adaptação do grupo dos vertebrados ao ambiente terrestre, permite afirmar:
- Biologia | 8.1 Introdução à Saúde
Tecnologias de imagem rápidas e não invasivas e agentes de imagem direcionados seriam inestimáveis no diagnóstico e gerenciamento de infecções bacterianas. Para isso, uma equipe desenvolveu um tipo único de agente fluorescente que pode tingir bactérias rapidamente. Um agente catiônico vermelho, BacteriSense 645, tem como alvo a carga negativa na superfície das bactérias. Em seus experimentos, foram injetadas, intramuscularmente no flanco esquerdo de camundongos, concentrações de 105 a 108 de unidades formadoras de colônias (UFC) da espécie de bactérias E. coli. Dezoito horas depois, os camundongos receberam uma injeção intravenosa de BacteriSense 645, e 1 hora depois passaram por exames de imagem tomográfica e planar. O gráfico mostra a quantificação do sinal emitido pela fluorescência e revela que o método detecta bactérias a partir da concentração de 105 de UFC.
O produto desenvolvido por essa equipe pode ser usado para o(a)
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Leia o texto e observe a imagem que se seguem.
Após 1531 começaram a se instalar no Brasil fazendas de cana-de-açúcar. A mão de obra disponível e abundante na terra era a dos nativos indígenas. No entanto, eles não vieram voluntariamente realizar esse trabalho, pois, em geral, eram caçadores e viviam em um universo cultural completamente distinto do europeu. [...] De uma forma ou de outra e ao longo dos séculos, várias tentativas foram feitas por parte dos portugueses para “civilizar” os indígenas.
História Temática, Diversidade Cultural e Conflitos,
Montellato, Cabrini, Catelli, 2000, p. 91.
Disponível em: <novahistorianet.blogspot.com>. Acesso em: 28 abr. 2012.
A partir do texto e da imagem, a afirmativa que revela uma das tentativas dos portugueses de dominarem e “civilizarem” os indígenas é:
- Língua Portuguesa | 1.3 Intenção do Texto
Seis em cada dez pessoas com 15 anos ou mais não praticam esporte ou atividade física. São mais de 100 milhões de sedentários. Esses são dados do estudo Práticas de esporte e atividade física, da Pnad 2015, realizado pelo IBGE. A falta de tempo e de interesse são os principais motivos apontados para o sedentarismo. Paralelamente, 73,3% das pessoas de 15 anos ou mais afirmaram que o poder público deveria investir em esporte ou atividades físicas. Observou-se uma relação direta entre escolaridade e renda na realização de esportes ou atividades físicas. Enquanto 17,3% das pessoas que não tinham instrução realizavam diversas práticas corporais, esse percentual chegava a 56,7% das pessoas com superior completo. Entre as pessoas que têm práticas de esporte e atividade física regulares, o percentual de praticantes ia de 31,1%, na classe sem rendimento, a 65,2%, na classe de cinco salários mínimos ou mais. A falta de tempo foi mais declarada pela população adulta, com destaque entre as pessoas de 25 a 39 anos. Entre os adolescentes de 15 a 17 anos, o principal motivo foi não gostarem ou não quererem. Já o principal motivo para praticar esporte, declarado por 11,2 milhões de pessoas, foi relaxar ou se divertir, seguido de melhorar a qualidade de vida ou o bem-estar. A falta de instalação esportiva acessível ou nas proximidades foi um motivo pouco citado, demonstrando que a não prática estaria menos associada à infraestrutura disponível.
Disponível em: www.esporte.gov.br. Acesso em: 9 ago. 2017 (adaptado).
Com base na pesquisa e em uma visão ampliada de saúde, para a prática regular de exercícios ter influência significativa na saúde dos brasileiros, é necessário o desenvolvimento de estratégias que