Um aventureiro chama a atenção para o impacto do plástico no meio ambiente, atravessando a maior concentração de lixo do mundo em um veleiro feito totalmente de recipientes recicláveis. O barco flutua graças a 12 mil garrafas plásticas.
No Brasil, a produção mensal de garrafas plásticas é de 9 bilhões de unidades, sendo que 47% dessas garrafas são reaproveitadas e o restante vai para o lixo.
Época. São Paulo: Globo, n. 619, 29 mar. 2010 (adaptado).
Quantos barcos como esse é possível construir com as garrafas que vão para o lixo no Brasil?
Questões relacionadas
- Geografia | 3.6 Hidrografia
(FUVEST 2008 1ª FASE) Leia o texto abaixo e, em seguida, escolha a frase que o completa corretamente.
A tragédia de um mar que secou
“Há quarenta anos, Muynak era um porto pesqueiro movimentado. O nível d'água baixou tanto que hoje, a olho nu, não se vê uma gota até a linha do horizonte.
Observando-se imagens de satélite, é possível ter uma ideia mais clara da dimensão desse processo. Quando, na então URSS, foi feito o desvio de dois rios de porte que desembocavam no mar de Aral com o intuito de
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Texto base: Os motivos que levaram à proclamação da Confederação do Equador foram a dissolução da Constituinte, através de um golpe de Estado, jogando por terra as perspectivas de um regime federativo; o desejo do estabelecimento de uma nova forma de governo republicano e o plano absolutista do imperador D. Pedro I, demonstrado no juramento da Constituição outorgada a 25 de março de 1824. Disponível em: < http://bdtd.bce.unb.br/tedesimplificado/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=254 >. Acesso em: 20 abr. 2015. O texto se refere aos motivos de uma revolta, ocorrida durante o Primeiro Império, denominada Confederação do Equador. Os revoltosos se posicionaram contrários à forma de governo do Imperador D. Pedro I, alegando que ele estava indo contra os princípios de um governo democrático.
Enunciado:
Tal posicionamento dos revoltosos ocorreu em função da
- Biologia | 02. Origem da Vida
(UPE) As bactérias empregaram o oxigênio reativo para aprimorar os processos celulares de transformação de energia, no que talvez constitua o maior exemplo de reciclagem de todos os tempos, cumprindo as seguintes etapas: oxidando o material que produziam, ao aprisionarem a energia da luz, as bactérias fotossintéticas roxas aumentaram sua capacidade de metabolizar ATP, o composto de armazenagem de energia usado por todas as células de todos os seres vivos.
Decompondo as moléculas orgânicas e produzindo dióxido de carbono e água, as bactérias desviaram a combustão natural do oxigênio para seus próprios fi ns. Os organismos fermentadores foram atacados por bactérias, que usavam oxigênio e se multiplicaram em seu interior. É provável que os invasores - linhagem roxa – tenham sido as protomitocôndrias, que, alimentadas e protegidas num meio ambiente vivo, poderiam sair-se melhor, não destruindo seus hospedeiros, intolerantes ao oxigênio. MARGULIS, L.; SAGAN, D. O que é vida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. 2002.
Sobre isso, assinale a alternativa CORRETA.
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
MATERIAL
- Plástico para forrar as mesas
- Balão
- Tinta guache – cores ariadas
- Bandeja de isopor
- Papel kraft
PROCEDIMENTOS
- O professor vai separar a turma em grupo de 04 crianças.
- Forrar as mesas.
- Pedir para cada criança encher um balão.
- Instruir as crianças para não encher muito pois ele pode estourar.
- Pedir as crianças para colocar a tinta no pratinho de isopor e misturar. O professor poderá
distribuir para cada grupo de crianças, 03 cores de tintas. Sugestão: Coloque as cores
primárias e deixe que elas façam as misturas.
- Com muito cuidado, a criança deverá pressionar o fundo do balão na tinta e ir carimbando
no papel kraft, dando uma sequência, até a tinta começar a falhar. Ai pressiona novamente
o fundo do balão na tinta e começa a carimbar de novo.
- O professor deverá auxiliar as crianças neste momento.
- Deixe as crianças explorarem várias cores.
- Vai ficar um painel super legal.
- Coloque para secar.
- Exponha o painel, nos corredores da escola.
Fonte:https://cdn.architecturendesign.net/wp-content/uploads/2015/06/AD-Amazing-Paintings-For-Your-Blank-Walls-18.jpg
A FORMAÇÃO DAS CORES
- Língua Portuguesa | 1.08 Figuras de Linguagem
Desde pequeno, tive tendência para personificar as coisas. Tia Tula, que achava que mormaço fazia mal, sempre gritava: “Vem pra dentro, menino, olha o mormaço!” Mas eu ouvia o mormaço com M maiúsculo. Mormaço, para mim, era um velho que pegava crianças! Ia pra dentro logo. E ainda hoje, quando leio que alguém se viu perseguido pelo clamor público, vejo com estes olhos o Sr. Clamor Público, magro, arquejante, de preto, brandindo um guarda-chuva, com um gogó protuberante que se abaixa e levanta no excitamento da perseguição. E já estava devidamente grandezinho, pois devia contar uns trinta anos, quando me fui, com um grupo de colegas, a ver o lançamento da pedra fundamental da ponte Uruguaiana-Libres, ocasião de grandes solenidades, com os presidentes Justo e Getúlio, e gente muita, tanto assim que fomos alojados os do meu grupo num casarão que creio fosse a Prefeitura, com os demais jornalistas do Brasil e Argentina. Era como um alojamento de quartel, com breve espaço entre as camas e todas as portas e janelas abertas, tudo com os alegres incômodos e duvidosos encantos de uma coletividade democrática. Pois lá pelas tantas da noite, como eu pressentisse, em meu entredormir, um vulto junto à minha cama, sentei-me estremunhado* e olhei atônito para um tipo de chiru*, ali parado, de bigodes caídos, pala pendente e chapéu descido sobre os olhos. Diante da minha muda interrogação, ele resolveu explicar-se, com a devida calma:
– Pois é! Não vê que eu sou o sereno...
Mário Quintana, As cem melhores crônicas brasileiras.
*Glossário:
estremunhado: mal acordado.
chiru: que ou aquele que tem pele morena, traços acaboclados
(regionalismo: Sul do Brasil).
(FUVEST 2010 1ª FASE) Considerando que “silepse é a concordância que se faz não com a forma gramatical das palavras, mas com seu sentido, com a ideia que elas representam”, indique o fragmento em que essa figura de linguagem se manifesta.