Uma pessoa, durante sua vida, cometeu crimes, sendo, por consequência, condenada a 10 anos de cadeia. Ainda no tribunal, o juiz, interessado na recuperação dessa pessoa, lhe informou acerca da possibilidade que tinha em reduzir sua pena, caso se dispusesse a trabalhar na marcenaria da penitenciária. Informou-a que a cada 3 dias de trabalho, 1 dia seria "perdoado" em sua pena. Imaginando não haver outras formas de progressão de pena, e considerando que a pessoa trabalhe todos os dias da semana, quanto tempo ela deverá permanecer presa?
Questões relacionadas
- História | 6.03 Revolução Industrial
A Inglaterra pedia lucros e recebia lucros, Tudo se transformava em lucro. As cidades tinham sua sujeira lucrativa, suas favelas lucrativas, sua fumaça lucrativa, sua desordem lucrativa, sua ignorância lucrativa, seu desespero lucrativo. As novas fábricas e os novos altos-fornos eram como as Pirâmides, mostrando mais a escravização do homem que seu poder.
DEANE, P. A Revolução Industrial. Rio de Janeiro: Zahar, 1979 (adaptado).
Qual relação é estabelecida no texto entre os avanços tecnológicos ocorridos no contexto da Revolução Industrial Inglesa e as características das cidades industriais no início do século XIX?
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Como área colonial, a América Portuguesa não tinha governo próprio e estava submetida às leis e regras impostas por Portugal, que era a metrópole. O território da colônia era considerado propriedade da Coroa Portuguesa, e seus governantes eram nomeados pelo rei.
A população colonial devia obediência às ordens das autoridades metropolitanas, e aqueles que desobedeciam a elas poderiam ser diariamente punidos.
Escreva a causa da obediência da população colonial às ordens impostas por Portugal, e a consequência da desobediência.
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
TEXTO I
O mito da estiagem em São Paulo
Os estoques de água doce são inesgotáveis, na medida em que são alimentados principalmente pelos oceanos, infinitos via evaporação e precipitação, ou seja, pelo ciclo hidrológico, que depende de forças físicas as quais o homem nunca poderá interromper. Enquanto existirem, o ciclo funcionará e os estoques de água doce nos continentes serão repostos indefinidamente.
Obviamente que a água não se distribui equitativamente pelo planeta. Há regiões com muita água, normalmente na zona tropical, na qual a evaporação é maior, e regiões áridas, onde, por razões específicas da dinâmica climática, as taxas de evaporação são maiores do que a precipitação, gerando déficit de reposição de estoques de água doce.
Disponível em: www.cartanaescola.com.br. Acesso em: 17 Jan. 2015 (adaptado).
TEXTO II
O processo de sedimentação no fundo do lago de um reservatório é um processo lento. Os sedimentos vão formando argila, que é uma rocha impermeável. Então, a água daquele lago não vai alimentar os aquíferos. Mesmo tendo muita quantidade de água superficial, ela não consegue penetrar no solo para alimentar os aquíferos. Se não for usada no consumo, ela vai simplesmente evaporar e cair em outro lugar, levada pelas correntes aéreas. Isso é outro motivo pelo qual os aquíferos não conseguem recuperar seu nível, porque não recebem água.
Disponível em: www.jornalopcao.com.br Acesso em: 17 Jan. 2015 (adaptado).
Os textos I e II abordam a situação dos reservatórios de água doce do planeta. Entretanto, a divergência entre eles está na ideia de que é possível
- Língua Portuguesa - Fundamental | 6.3 Conjunção
Texto base: Analise a imagem abaixo para responder Disponível em: <http://www.fotolog.com/bluelines/56853471/#profile_start> Acesso em: 20 fev. 2013.
Enunciado:
Leia a frase - Todos gostam de sombra, mas poucos cuidam das árvores!
Assinale a conjunção, a seguir, que alteraria o sentido original da frase, caso a trocássemos.
- Biologia | 8.1 Introdução à Saúde
Se os anticorpos gerados pelo uso da vacina imobilizarem as proteínas do envelope viral, os vírus não conseguirão se reproduzir, porque, primeiramente,