Uma pessoa, durante sua vida, cometeu crimes, sendo, por consequência, condenada a 10 anos de cadeia. Ainda no tribunal, o juiz, interessado na recuperação dessa pessoa, lhe informou acerca da possibilidade que tinha em reduzir sua pena, caso se dispusesse a trabalhar na marcenaria da penitenciária. Informou-a que a cada 3 dias de trabalho, 1 dia seria "perdoado" em sua pena. Imaginando não haver outras formas de progressão de pena, e considerando que a pessoa trabalhe todos os dias da semana, quanto tempo ela deverá permanecer presa?
Questões relacionadas
- História | 5.2 Renascimento Cultural
(UEL) TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
A figura acima se insere em um momento histórico marcado por inúmeras transformações científicas, tecnológicas e culturais.
Com base nessas transformações e nos conhecimentos sobre cultura e ciência na Idade Moderna, considere as afirmativas a seguir.
I. A imprensa de tipos ou caracteres móveis restringiu a disseminação das informações científicas e culturais por meio da censura realizada pelo aparato estatal.
II. Por meio do ensino do latim e da autorização da interpretação dos dogmas pelos fiéis, a Igreja Católica disseminou os conhecimentos bíblicos para a população.
III. O método científico baseado na experiência, na observação e na verificação buscou as regularidades, estabelecendo certezas científicas sobre a natureza.
IV. Os Bizantinos e os Islâmicos preservaram os valores clássicos da cultura greco-romana, e o antropocentrismo constituiu-se em um modelo de proporções exatas.
Assinale a alternativa correta.
- Biologia | 15.1 Ideias Evolutivas
(UERN) Charles Darwin, em sua viagem pelo mundo a bordo do navio inglês Beagle, fez inúmeras observações que o levaram à publicação, no ano de 1859, do livro “A origem das espécies”, uma das obras primas da literatura científica. Idéias evolucionistas de Darwin devem ser reconhecidas em:
- Física | 2.7 Impulso e Quantidade de Movimento
(UESC) Um corpo A, de massa ma= 6,0 kg e velocidade Va = 15,0 m/s, colide com um outro corpo B, de massa mb = 4,0 kg e velocidade Vb = 10,0 m/s, que se move na mesma direção e no mesmo sentido. Sabendo-se que a colisão foi perfeitamente inelástica, a velocidade dos corpos, após a colisão, é igual, em m/s, a
- Biologia | 13.9 Linkage
(FURG) Mendel, nas primeiras experiências sobre hereditariedade, trabalhou com apenas uma característica de cada vez. Posteriormente, ele acompanhou a transmissão de dois caracteres ao mesmo tempo, e os resultados levaram-no a concluir que: "fatores para dois ou mais caracteres são transmitidos para os gametas de modo totalmente independente". Esta observação foi enunciada como "2a Lei de Mendel" ou "Lei da Segregação Independente", a qual não é válida para os genes que estão em ligação gênica ou "linkage", isto é, genes que estão localizados nos mesmos cromossomos. Observando as seguintes proporções de gametas produzidos pelo diíbrido AaBb em três situações distintas.
I - AB (25%); Ab (25%); aB (25%); ab (25%),
II - AB (50%); ab (50%),
III - AB (40%); Ab (10%); aB (10%); ab (40%),
pode-se afirmar que:
- História | 5.8 Independência dos EUA
(UFRGS) Considere o enunciado abaixo e as três propostas para completá-lo.
A Independência das treze colônias inglesas na costa leste da América está inserida na conjuntura das revoluções atlânticas. A declaração da independência dessas colônias sustentava que
1. todos os homens nascem iguais, sendo dotados de direitos inalienáveis, como a vida, a liberdade e a aspiração à felicidade.
2. a origem de todo o poder reside no povo, cabendo a ele a organização de seu próprio governo.
3. os direitos inalienáveis deveriam ser estendidos a toda população, extinguindo-se a escravidão e o extermínio dos índios.
Quais propostas estão corretas?