Um reservatório de uma cidade estava com 30 m3 de água no momento em que iniciou um vazamento estimado em 30 litros por minuto. Depois de 20 minutos, a partir do início do vazamento, uma equipe técnica chegou ao local e gastou exatamente 2 horas para consertar o sistema e parar o vazamento. O reservatório não foi reabastecido durante todo o período que esteve com o vazamento.
Qual foi o volume de água que sobrou no reservatório, em m3, no momento em que parou o vazamento?
Questões relacionadas
- Química | 2.7 Equilíbrio
(UNIT)
I. CO2(aq) + H2O(l) ↔ H2CO3(aq) II. CaCO3(s) + H2CO3(aq) ↔ Ca(HCO3)2(aq)
A ilhota de Bilang – Bilangan, nas Filipinas, é detentora de uma das maiores barreira de corais, do planeta, a de Danjon Bank. Todos os dias durante a maré baixa, mulheres e crianças vão ao mar em busca de alimentos. Coletam ovos de caramujos, ouriços, conchas e cavalos-marinhos, em um ambiente cuja beleza contrasta com a pobreza em que vivem seus habitantes, e com a ameaça de destruição ambiental. O cavalo-marinho, espécie de peixe coberto por carapaça calcária, símbolo da região, é abundante em Danajon, porém está ameaçado por traficantes ávidos pelos bons preços pagos no mercado asiático. Cerca de 500 milhões de pessoas no mundo tiram o sustento dos corais, organismos que vivem em águas quentes, tropicais, ameaçados pelo aumento da acidez e da temperatura dos mares, e estima-se que 30% deles já tenham sido destruídos. Como são fundamentais para a reprodução de peixes e de outras espécies marinhas de vegetais, os próprios pescadores estão ameaçados.
Considerando-se o aumento da acidez e da temperatura dos mares e as consequências sobre a vida das espécies marinhas e com base no sistema em equilíbrio formado pelas equações químicas I e II, é correto afirmar:
- Biologia | 02. Origem da Vida
Sabe-se que a hipótese heterotrófica é a mais aceita para explicar a origem da vida. Essa hipótese foi proposta com base na suposição de que tenha se formado uma sopa orgânica na terra primitiva. Dentre as condições abaixo, podemos afirmar corretamente que uma das condições presentes na atmosfera primitiva, sem a qual não haveria abundância de nutrientes nos oceanos primitivos era:
- Arte - Fundamental | 01.2. Colagem ao ar livre
Materiais
- Datashow e apresentação de imagens de obras de Amilcar de Castro. Disponível em: <https://www.escritoriodearte.com/artista/amilcar-de-castro/>. Acesso em: 12 dez. 2015.
- Papel colorplus preto. Um para cada criança.
- Moldes de circunferências, quadrados, triângulos e retângulos.
- Creative paper lumini ou semelhante. Meia folha de cada cor disponível no pacote, para cada criança.
- Quadrados de papel comum A4 qualquer cor. Um para cada criança.
- Tesoura.
- Cola branca de boa qualidade.
- Copinhos de café para colocar a cola, ou outro recipiente.
Procedimentos
1 º.Trabalhar com o conceito de escultura de Amilcar de Castro “Corte e dobra”. Apresentar breve biografia do artista e mostrar imagens de suas obras. Pode ser em uma apresentação de Power Point.
2 º.Experimentar com as crianças a técnica do corte e dobra, em um papel quadrado qualquer. Ajudá-los a transformar as figuras planas em esculturas tridimensionais e tentar colocá-las em pé, equilibradas.
3 º.Após a experimentação, iniciar os trabalhos com o papel lumini. Deixar pelos grupos os moldes de circunferências, triângulos, quadrados e retângulos.
4 º.Auxiliar as crianças no manuseio da tesoura, e nos cortes que farão para transformar as figuras planas em tridimensionais. Elas deverão fazer uma escultura de cada cor de papel recebido e reservar para a próxima etapa.
5 º.Quando todas as esculturas estiverem prontas, entregue o papel colorplus preto e peça às crianças para “organizarem”, de maneira criativa, as esculturas que fizeram nos papéis lumini, montando uma composição.
6 º.Depois de satisfeitas com o que fizeram, peça que colem as pontinhas das esculturas no papel preto. Coloque os trabalhos em exposição.
7 º.Deixe que as crianças apreciem a exposição e comentem umas com as outras, como conseguiram montar cada escultura que fizeram.
Imagens disponíveis em: <http://www.revistafatorbrasil.com.br/ver_noticia.php?not=82537>. Acesso em 12 dez. 2015.
- História | 4.2 Baixa Idade Média
[...] o aumento demográfico, ocorrido do século XI ao XIV, permitiu uma multiplicação da nobreza cada vez mais parasitária. Seus hábitos de consumo tornaram-se mais exigentes e maiores, o que determinava uma necessidade de renda cada vez mais elevada. Segue-se, pois, uma superexploração do trabalho dos servos, exigindo-se destes um maior tempo de trabalho [...]
Disponível em: http://colegioacademia.com.br. Acesso em: 3 maio 2021. VOT2021
A baixa Idade Média foi marcada por profundas transformações que alteraram a economia e a sociedade europeia. O texto descreve uma das causas, na Europa, da
- História | 1.1 Pré-Colonial
(UEPB) São aspectos que marcaram o Sistema de Capitanias Hereditárias, EXCETO: