Carros de motor a álcool ou a gasolina poluem de maneiras diferenciadas. Considere que cada litro de álcool consumido no motor corresponde a retirar 6,5 kg de CO2 (gás carbônico) e injetar na atmosfera 4,7 kg de O2 (gás oxigênio), enquanto cada litro de gasolina consumida no motor retira 2,6 kg de O2 da atmosfera e lança 2,3 kg de CO2. Suponha, ainda, que uma cidade possua uma frota de 20.000 veículos, sendo metade dos veículos movidos a álcool e que cada veículo a gasolina consome, em média, 2.000 litros de gasolina por ano, enquanto cada veículo a álcool consome, em média, 2.800 litros a mais de álcool.
De acordo com o texto, o consumo anual de combustível da frota de veículos daquela cidade corresponde a:
Questões relacionadas
- Matemática | 1.06 Razão, Proporção e Regra de Três
O sódio está presente na maioria dos alimentos industrializados, podendo causar problemas cardíacos em pessoas que ingerem grandes quantidades desses alimentos. Os médicos recomendam que seus pacientes diminuam o consumo de sódio.
Com base nas informações nutricionais de cinco marcas de biscoitos (A, B, C, D e E), construiu-se o gráfico, que relaciona quantidades de sódio com porções de diferentes biscoitos.
Qual das marcas de biscoito apresentadas tem a menor quantidade de sódio por grama do produto?
- Arte - Fundamental | 01.1. Artes visuais
MATERIAL
- Papel canson formato A4
- Giz de cera
- Cola relevo – cores variadas
- Lápis de cor
- Canetinha
- Fotos impressas da obra “A Sala Vermelha - Henri Matisse”, no tamanho de 10x15 cm
Disponível: https://deniseludwig.blogspot.com/2013/05/arte-em-pinturas-com-interiores.html
PROCEDIMENTOS
- O professor vai iniciar a aula falando sobre o Fauvismo.
“ Fauvismo: Escola que utiliza cores vibrantes e livre tratamento da forma na representação
do mundo, iniciando a redução da linguagem da pintura a seus meios de expressão
essenciais : cor, forma e pincelada [Matisse está entre os seus expoentes.].
Disponível: https://www.google.com/search?q=fauvismo&oq=fauvismo&aqs=chrome..69i57j0l5.2305j1j8&sourceid=chrome&ie=UTF-8
- O professor vai apresentar para as crianças a obra “ A Sala Vermelha – Matisse” e falar um
pouco sobre esta obra.
“Matisse pintou “A Sala Vermelha” em 1908. O próprio artista definiu essa tela como um
painel decorativo e foi produzida para a sala de jantar da mansão de um famoso colecionador
russo chamado Sergey Shchukin, no tamanho de 180,5 x 221 cm
. Matisse sempre usou cores puras e o branco em suas telas, com o objetivo de criar uma
atmosfera cheia de luz em suas pinturas. Ao invés de usar modelagem ou sombreamento
para dar volume e estrutura para suas fotos, Matisse usava áreas contrastantes de cor pura.
Essas ideias permaneceram sempre importantes em toda a sua carreira.
. Sua arte sempre valorizou imagens decorativas. No entanto, embora o artista ser
popularmente conhecido como um pintor dedicado ao prazer e ao contentamento, o uso da
cor em sua obra é muitas vezes deliberado, causando desorientação e inquietamento ao
observador de seus quadros.
. A figura humana foi fundamental para o trabalho de Matisse, tanto na escultura quanto na
pintura. Às vezes a figura humana era fragmentada duramente, outras vezes tratava isso
como um elemento decorativo, curvilíneo. Alguns de seus trabalhos refletem o humor e a
personalidade de seus modelos, mas frequentemente Matisse usava seus modelos como
veículos para extravasamento de seus próprios sentimentos.
. Estudiosos da década de 1950 descrevem Matisse e o Fauvismo como precursores do
Expressionismo Abstrato e de grande parte da arte moderna, mas, até hoje, a arte de
Matisse continua a seduzir não apenas artistas, mas também colecionadores, que compram
suas pinturas por mais de US$ 17 milhões.”
Fonte: https://www.mestresdapintura.com.br/blog/cores-inquietantes-desorientadoras-de- matisse/
Fonte: https://deniseludwig.blogspot.com/2013/05/arte-em-pinturas-com-interiores.html
- O professor vai propor para as crianças a releitura da obra citada acima.
- O professor deverá entregar para cada criança o papel canson e o impresso com o desenho
da obra.
- Pedir as crianças para fazerem um desenho, se inspirando nesta obra.
- Depois do desenho feito, incentive as crianças a colorir, utilizando cores bem fortes.
- O professor pode sugerir que as crianças façam o acabamento nos desenhos utilizando a cola
relevo.
- É importante lembrar as crianças que o uso de cores vibrantes e o preenchimento de todas as
áreas do desenho são características marcantes do fauvismo.
- Depois de todos os trabalhos prontos, o professor deverá escolher um local na escola para
expor os trabalhos.
- Vai ser uma atividade muito divertida!
- História
Observe a imagem a seguir:
Ela mostra um trecho da Tapeçaria de Bayeux (séc. XI d.C.), na qual o rei saxão Harold Godwinson jura fidelidade a Guilherme, o conquistador. Qual relação social, existente no medievo, está expressa nessa imagem?
- Química | 1.1 Introdução à Química
(UNIT) Quando um densímetro é colocado em uma solução líquida, imerge até que a superfície do líquido coincida com uma determinada divisão da escala ou com a marca gravada na haste de vidro. Desse modo, é possível se identificar a densidade do líquido. Entretanto, como a concentração da solução está relacionada à densidade, é possível determiná-la a partir dessa propriedade. Assim, em uma fábrica de sorvete, o misturador, que contém o alimento, enquanto gira, dentro da salmoura, NaCl (aq), de concentração determinada e de densidade igual a 1,8g.cm−3, agita o sorvete no seu interior à baixa temperatura. Durante o processo, um teste para determinar a densidade de uma amostra de salmoura revelou, como mostra a figura, que a marca do densímetro ficou abaixo do nível da solução analisada.
A partir dessas informações e desse resultado, é correto afirmar:
- Língua Portuguesa
Checkup x investigação
Os médicos empregam o termo checkup para se referir a exames que avaliam a condição específica – o estado das mamas ou o perfil de colesterol – antes da presença de sintomas. Mas, quando as queixas já aparecem, fala-se de investigação diagnóstica – testes 1são solicitados para descobrir o que anda errado. Um exemplo é a endoscopia, que 2é prescrita diante de reclamações como queimação e dores de estômago. A seguir, apresenta-se uma seleção de testes indispensáveis em algum momento da vida.Pressão arterial
É a conferência da pressão do paciente por meio de um aparelho. O exame costuma ser feito a partir dos 18 anos – mas deveria ser requisitado ainda na infância. Precisa ser repetido, no mínimo, uma vez por ano. Detecta alterações na pressão arterial e diagnostica a hipertensão, fator de risco para infartos e derrames.
Hemograma
É o exame de sangue que registra o estoque de células vermelhas e brancas. É solicitado desde a infância. A menos que haja algum motivo, pode ser refeito anualmente. Sinaliza o estado do sangue e do sistema imunológico, acusando problemas como infecções.
Coleste rol e glicemia
São testes sanguíneos que avaliam a concentração de gorduras e de açúcar na circulação. Podem ser receitados desde a infância, mas depois dos 18 anos a indicação ganha ainda mais consistência. Depois dos 40 anos, recomenda-se repeti-los anualmente. Flagram altos níveis de colesterol e triglicérides, que favorecem as placas capazes de obstruir os vasos. Já a medida de glicose acusa a propensão ao diabete.SPONCHIATO, Diogo. “O que É um checkup inteligente”. Saúde! é vital, mar. 2011, p. 46-47. (adaptado)
Com relação aos procedimentos linguísticos usados no texto e à estrutura composicional, a alternativa que apresenta uma análise INADEQUADA é a seguinte: