Fabiana Murer garante mais uma medalha de ouro na Noruega. A atleta brasileira saltou 4,60 m na etapa da Diamond League e terminou em primeiro lugar na disputa. Ela ainda é detentora da melhor marca do ano. Ao final da prova, a classificação dos quatro melhores resultados foi:
1º lugar: Fabiana Murer (BRA) – 4,60 m
2º lugar: Aleksandra Kiryashiva (RUS) – 4,50 m
3º lugar: Anna Rogowska (POL) – 4,40 m
4º lugar: Monika Pyrek (POL) – 4,30 m
Disponível em: http://www.globoesporte.globo.com. Acesso em: 24 jun. 2011 (adaptado).
A diferença entre as marcas da 1ª e da 4ª colocadas pode ser comparada com a altura de um animal adulto. Que animal é esse?
Questões relacionadas
- Biologia | 12.4 Relações Ecológicas
Considere as seguintes interações entre seres vivos de uma comunidade.
1 – As garças-vaqueiras que se alimentam de carrapatos ectoparasitas de búfalos.
2 – Algas e fungos que formam os liquens.
3 – Duas espécies de cracas que convivem em litorais rochosos e utilizam os mesmos recursos.
Os casos referidos em 1, 2 e 3 são, respectivamente, exemplos de:
- Arte - Fundamental | 08. O Corpo Comunica
1 º.Os alunos vão realizar uma atividade conjunta de experimentação sonora de um minuto só com palmas. A ideia é pesquisar os diferentes tipos de sons que as palmas podem produzir. Antes de começar, é preciso fazer o máximo de silêncio na sala.
2 º.Avise que ao iniciar a atividade, devem prestar atenção nos sons produzidos por ele e pelos colegas. Sem aviso prévio, devem começar a bater palmas todos ao mesmo tempo, variando o máximo possível os sons produzidos, durante um minuto.
3 º.Ao final de um minuto faça as perguntas abaixo e deixe que se coloquem.
O resultado sonoro foi interessante?
O que fizeram pode ser chamado de música? Por quê?
4 º.Agora, escolha cinco alunos para liderar a sala. Cada um, na sua vez, irá à frente, e os outros alunos farão as palmas do jeito que os liderem indicarem. Essa indicação pode ser feita por meio de imitação, por exemplo, o líder faz primeiro a sequência e logo após os outros repetem. Cada sequência pode também ser combinada antes, e ao sinal do líder, o grupo todo repete. Os líderes têm a liberdade de utilizar todos os sons que quiser, com palmas, e podem explorar os movimentos corporais para realizar as palmas. Auxilie os alunos a criarem contrastes, com sons fortes e fracos; sequências longas e curtas; rápidas e lentas; com as palmas abertas ou formato de conchas.
5 º.Após concluírem a atividade, conversem sobre as seguintes questões:
Mudou alguma coisa?
A atividade foi mais organizada?
Algumas das cinco músicas obtiveram melhor resultado? Por que acham que isso aconteceu?
Seria possível repetir exatamente a mesma música?
O que acharam da atividade?
Disponível em: <http://renatombarboza.blogspot.com.br/2012/05/diario-de-atividades-cras-nova_7481.html >. Acesso em: 27 dez. 2015.
- Geografia | 5.1 População
(UEL) Considerando que as taxas de natalidade, mortalidade, imigração e emigração são fatores responsáveis pela densidade populacional, analise o gráfico a seguir.
Com base na análise do gráfico, considere as afirmativas a seguir.
I. No período entre t0 e t1, a soma das taxas de natalidade e emigração é maior que a soma das taxas de natalidade e imigração, enquanto que no período entre t1 e t2, a soma das taxas de mortalidade e emigração é menor que a soma das taxas de mortalidade e imigração.
II. No período entre t0 e t1, a soma das taxas de mortalidade e emigração é menor que a soma das taxas de natalidade e imigração, enquanto que no período entre t1 e t2, a soma das taxas de natalidade e imigração é menor que a soma das taxas de mortalidade e emigração.
III. No período entre t0 e t1, a soma das taxas de mortalidade e imigração é maior que a soma das taxas de mortalidade e emigração, enquanto que no período entre t1 e t2, a soma das taxas de natalidade e imigração é menor que a soma das taxas de natalidade e emigração.
IV. No período entre t0 e t1, a soma das taxas de natalidade e imigração é maior que a soma das taxas de natalidade e emigração, enquanto que no período entre t1 e t2, a soma das taxas de mortalidade e emigração é maior que a soma das taxas de mortalidade e imigração.
Assinale a alternativa correta.
- Geografia - Fundamental | 03. Aspectos Físicos da Europa
Leia o fragmento a seguir.
[...] é um dos principais rios da Europa, passando pela Suíça, Áustria, Liechtenstein, Alemanha, França e Países Baixos. Seus principais afluentes são os rios Aar, Neckar, Main, Mosel, Lahn, Sieg, Ruhr e Lippe, sendo uma das principais vias fluviais na União Europeia, principalmente para navegação comercial, já que, durante seu percurso, ele passa por diversos países-membros desse bloco econômico. Além de toda a sua potência econômica pelo seu transporte de produtos e pessoas, ele é considerado também um rio turístico, realizando diversas excursões e cruzeiros ao longo de seu percurso. Em suas margens estão localizadas diversas hidroelétricas, estações de tratamento e adução de água potável, indústrias e instalações portuárias.
Disponível em: <https://portogente.com.br/portopedia>.
Acesso em: 9 mar. 2018.
O rio a qual o fragmento se refere e o tipo de relevo que predomina em seu curso são, respectivamente:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.13 Anúncio Publicitário: Cartaz
Analise o cartaz a seguir e responda às questões
Escreva o enunciado do cartaz com ortografia e coerência adequadas que atendam à proposta de sentido prevista no cartaz.