Um mecânico de uma equipe de corrida necessita que as seguintes medidas realizadas em um carro sejam obtidas em metros:
a) distância a entre os eixos dianteiro e traseiro;
b) altura b entre o solo e o encosto do piloto.
Ao optar pelas medidas a e b em metros, obtêm-se, respectivamente:
Questões relacionadas
- Física | B. Vetorial
(UEFS) A velocidade angular de um disco que se movimentava com aceleração angular constante variou de 2,0 rad/s para 22,0 rad/s, no intervalo de 10,0s. Nesse intervalo de tempo, admitindo-se π igual a 3, o disco realizou um número de rotações igual a
- Física | 2.4 Gravitação Universal
(FGV) Em seu livro O pequeno príncipe, Antoine de Saint-Exupéry imaginou haver vida em certo planeta ideal. Tal planeta teria dimensões curiosas e grandezas gravitacionais inimagináveis na prática. Pesquisas científicas, entretanto, continuam sendo realizadas e não se descarta a possibilidade de haver mais planetas no sistema solar, além dos já conhecidos.
Imagine um hipotético planeta, distante do Sol 10 vezes mais longe do que a Terra se encontra desse astro, com massa 4 vezes maior que a terrestre e raio superficial igual à metade do raio da Terra. Considere a aceleração da gravidade na superfície da Terra expressa por g.
Esse planeta completaria uma volta em torno do Sol em um tempo, expresso em anos terrestres, mais próximo de
- Língua Espanhola | 1.6 Interpretação de Imagem
Nessa campanha contra o mosquito transmissor da zika, da dengue e da chikungunya, o enunciador se dirige ao leitor, - Literatura
(UNESP)
A cada canto um grande conselheiro,
Que nos quer governar cabana, e vinha,
Não sabem governar sua cozinha,
E podem governar o mundo inteiro.
(...)
Estupendas usuras nos mercados,
Todos, os que não furtam, muito pobres,
E eis aqui a Cidade da Bahia.
Gregório de Matos. “Descreve o que era realmente naquelle tempo a cidade da Bahia de mais enredada por menos confusa”.
In: Obra poética (org. James Amado), 1990.
O poema, escrito por Gregório de Matos no século XVII,
- Arte - Fundamental | 05. Processo de Criação
1 - Divida os alunos em grupos de quatro pessoas. Eles devem criar uma sequência de imagens que produzam uma narrativa utilizando variados tipos de enquadramentos para demonstrar distintas sensações.
2 - Em seguida eles devem imprimir as imagens em um tamanho aproximado sugerido de 9x7cm, podendo variar de acordo com as ideias do grupo. O objetivo é montá-las como quadrinhos de uma revista.
3 - Colocadas em sequência, os grupos podem criar títulos, legendas e, até mesmo, balões de diálogos para compor a história.