Joana frequenta uma academia de ginástica onde faz exercícios de musculação. O programa de Joana requer que ela faça 3 séries de exercícios em 6 aparelhos diferentes, gastando 30 segundos em cada série. No aquecimento, ela caminha durante 10 minutos na esteira e descansa durante 60 segundos para começar o primeiro exercício no primeiro aparelho. Entre uma série e outra, assim como ao mudar de aparelho, Joana descansa por 60 segundos.
Suponha que, em determinado dia, Joana tenha iniciado seus exercícios às 10h30min e finalizado às 11h7min. Nesse dia e nesse tempo, Joana:
Questões relacionadas
- Geografia | A. Globalização
No seu conjunto, e vista no plano mundial e internacional, a colonização nos trópicos toma o aspecto de uma vasta empresa comercial, mais completa que a antiga feitoria, mas sempre com o mesmo caráter que ela, destinada a explorar os recursos naturais de um território virgem em proveito do comércio europeu. É este o verdadeiro sentido da colonização tropical, de que o Brasil é uma das resultantes; e ele explicará os elementos fundamentais, tanto no plano econômico como no social, de formação e evolução históricas dos trópicos americanos.
Caio Prado Júnior. Formação do Brasil contemporâneo. São Paulo: Ed. Brasiliense (com adaptações).
Com relação ao texto acima e ao assunto nele abordado, julgue o próximo item.
O caráter de feitoria, mencionado no texto, ainda está presente na atualidade, como demonstra a pauta de exportações brasileiras, constituída de produtos primários.
- Química | 2.3 Termoquímica
(FUVEST 2017 1° FASE) Sob certas condições, tanto o gás flúor quanto o gás cloro podem reagir com hidrogênio gasoso, formando, respectivamente, os haletos de hidrogênio HF e HCl, gasosos. Pode-se estimar a variação de entalpia (ΔH) de cada uma dessas reações, utilizando-se dados de energia de ligação. A tabela apresenta os valores de energia de ligação dos reagentes e produtos dessas reações a 25 oC e 1 atm.
Molécula
H2
F2
Cl2
HF
HCl
Energia de ligação (kj/mol)
435
160
245
570
430
Com base nesses dados, um estudante calculou a variação de entalpia (ΔH) de cada uma das reações e concluiu, corretamente, que, nas condições empregadas,
- Língua Portuguesa - Fundamental | 07. Sintaxe
Defina o tipo de sujeito desta oração: Faz dez anos que cheguei aqui.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 8.07 Resumo
Leia o fragmento da narrativa de aventura A torre mal-assombrada, de Susannah Leigh.
Para onde vamos?
Fantasmas, formas estranhas, mistério... Quem seria o tal “vocês sabem quem”? Kika estava disposta a encontrar as respostas para tudo isso. Mas era preciso ir até ao cemitério.
— Não estou gostando nem um pouco — confessou Fred.
— Nem eu — concordou Bel. — Além disso, nós não sabemos chegar lá. A floresta é escura, e nós vamos acabar nos perdendo.
Mas Kika já estava a caminho, seguindo a única trilha que conduzia à torre, e os outros tiveram de correr para alcançá-la.
Logo chegaram a uma encruzilhada, de onde partiam trilhas em diversas direções. No chão, um velho poste de orientação tinha suas placas destruídas e quebradas.
Kika ficou olhando atentamente os pedaços espalhados. Num lampejo de inspiração, ela conseguiu descobrir o caminho que os levaria ao cemitério.
LEIGH, Susannah. A torre mal-assombrada. São Paulo: Scipione, 1997.
Um breve resumo dos principais eventos do segmento está em:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 4.09 Dissertação e Argumentação
Leia com atenção esta notícia.
Alunos do interior do Amazonas usam celular como ferramenta de aprendizagem
Projeto do Programa Ciência na Escola (PCE) em Humaitá incentiva o compartilhamento e a consulta de conteúdo digital em grupos
02/01/2019 às 17:02
O celular tornou-se uma ferramenta indispensável para maioria das pessoas. O aparelho tem sido a base de um projeto desenvolvido no interior do Amazonas, que utiliza o instrumento como ferramenta pedagógica. O trabalho é realizado na Escola Estadual de Tempo Integral Álvaro Maia, no município de Humaitá.
Como forma de conscientização quanto à dependência dos alunos com relação ao celular, a proposta do trabalho é de viabilizar o uso do aparelho no processo de ensino aprendizagem.
Os slides trabalhados em sala de aula são postados no grupo de um aplicativo para smartphone, que é administrado pelo professor coordenador e a gestora da escola. Antes de cada avaliação é cedido um tempo (em torno de 10 minutos) para que os alunos possam consultar os slides enviados, os quais contêm os conteúdos que serão cobrados nas avaliações.
“Para permitir que os alunos que não possuem celulares sejam beneficiados pela produção de conhecimento obtido no grupo são efetuados debates em sala aula com os membros participantes com foco nos materiais postados”, explicou o professor de História Marcos Antônio Oliveira, coordenador do projeto, ressaltando o caráter complementar do uso da tecnologia.
Disponível em: www.acritica.com/channels/cotidiano/news/alunos-do-interior-do-amazonas-usam-celularcomo-ferramenta-de-aprendizagem. Acesso em: 11 jan. 2019. Adaptado.
Reflita sobre o que leu e escreva uma dissertação expondo sua opinião sobre a utilização de celulares em sala de aula.
Sua dissertação deve ter três parágrafos:
• No primeiro §: apresente o assunto e sua opinião sobre ele.
• No segundo §: apresente pelo menos dois argumentos que justifiquem sua opinião.
• No terceiro §: conclua, retomando brevemente o tema e sua tese.
Quando terminar, dê um título ao texto e faça a revisão dele, observando:
• Você escreveu sobre o tema dado?
• O texto contém os elementos próprios da dissertação (clareza e objetividade de linguagem; exposição de opinião sobre o tema)?
• A organização dos parágrafos segue o roteiro proposto? • O primeiro parágrafo apresenta o tema do texto e sua opinião sobre ele?
• No segundo parágrafo há pelo menos dois argumentos para justificar essa opinião?
• O terceiro parágrafo apresenta uma reafirmação da opinião exposta no início do texto? E foi escrito de forma diferente da que aparece no início do texto?
• Há coerência entre a opinião exposta e os argumentos que utilizou para justificá-la?
• A linguagem é objetiva e o vocabulário utilizado é formal (adequado a esse gênero de texto)?
• As frases expõem claramente o que você pretendeu e estão ligadas por conectores que dão clareza ao texto?
• Há repetição desnecessária de palavras ou expressões? Se houver, substitua-as por outras que não alterem o sentido do texto.