No gráfico, vemos a porcentagem das verbas públicas destinadas pelo governo Juscelino Kubitschek a cada um dos cinco setores do Plano de Metas. A partir da análise do gráfico, é evidente que o Plano de Metas priorizou
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | 05. Processo de Criação
- O profressor vai iniciar a aula falando sobre as formas: orgânicas e geométricas
- O professor vai apresentar para a turma o pintor " Henri Matisse" e mostrar algumas obras.
- O professor vai escolher a obra "A Dança – Matisse" para a turma trabalhar o tema
formas. As formas simplificadas das dançarinas na obra, ocupavam toda a tela simplificada , num
padrão rítmico de movimento expressivo. A simplicidade do desenho, com seus três
elementos básicos – dançarinas, uma vastidão vazia de verde e outra de azul, cria
uma imagem na qual as relações abstratas entre formas orgânicas e cor são
fundamentais.
- Escolhida a obra, façam a leitura formal com a turma :
(linhas, formas, planos, cores, etc)
- No segundo momento , faça a leitura interpretativa da obra: (o que vejo na obra; o
que está representando , o que me lembra; qual a mensagem traz a obra; etc).
- Fale novamente sobre o estilo, as cores usadas na obras, o tipo de pintura e o abuso
das linhas e das formas deste artista.
Disponível: http://estoriasdahistoria12.blogspot.com/2013/12/analise-da-obraa-danca-de-henri-matisse.htm
- Peça os alunos para fazer o desenho das silhuetas dançando no papel color set
preto.
- Pinte com o lápis de cor branco (contorno, partes mais salientes, chão).
- Com o lápis prata, valorize alguns contornos e partes do desenho.
- Lembre sempre os alunos para trabalhar com o lápis de cor branco e prata, use
inicialmente o branco e só depois de pintar tudo o que quiser de branco é que vai
realçar a pintura com o lápis prata.
- Exponha os trabalhos.
/item-portfólio/henri-matisse//portfolio-item/henri-matisse/
- Física
Observe, na figura a seguir, a representação de uma prensa hidráulica, na qual as forças F1 e F2 atuam, respectivamente, sobre os êmbolos dos cilindros I e II.
Admita que os cilindros estejam totalmente preenchidos por um líquido.
O volume do cilindro II é igual a quatro vezes o volume do cilindro I, cuja altura é o triplo da altura do cilindro II.
A razão F2/F1 entre as intensidades das forças, quando o sistema está em equilíbrio, corresponde a:
- Biologia | 4.3 Metabolismo Energético
Os magros têm um metabolismo mais acelerado que os gordos
Parece óbvio, não é? Se aquele sujeito é magro desse jeito, é claro que o metabolismo dele só pode ser acelerado. Agora, aquele gordinho, que sua para subir as escadas, com certeza tem o metabolismo baixo. Ledo engano. Nessa, como em outras questões envolvendo o metabolismo, é impossível generalizar. Segundo especialistas, o contrário faz muito mais sentido: um corpo acima do peso requer muito mais energia para funcionar. Daí que, em geral, seriam os obesos os donos do metabolismo acelerado. Generalizações à parte, o melhor mesmo é considerar que cada organismo tem um metabolismo próprio, resultado de vários fatores. “A eficácia com que o organismo gasta energia varia de um indivíduo para outro. Não dá para afirmar que o metabolismo de um é mais acelerado do que o de outro só levando em conta as características físicas”, diz o endocrinologista Antônio Chacra, professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). A genética responde por até 50% desse ritmo metabólico. Daí, sim, é que alguns magros favorecidos pela carga hereditária podem contar vantagem sobre os gordos. Outro fator fundamental na regulação do ritmo metabólico é o estilo de vida. “Os bons hábitos podem acelerar o metabolismo. Os maus, diminuí-lo”, diz o especialista.
Disponível em: https://super.abril.com.br. Acesso em: 10 jan. 2018.
Nas células humanas, o metabolismo energético
- Biologia | 9.1 Grupos Vegetais
(UFJF) Um estudo realizado pelo Departamento de Botânica da Universidade Federal de Juiz de Fora identificou 16 espécies de briófitas no Parque Halfeld, uma praça no movimentado centro urbano de Juiz de Fora, uma das maiores cidades do estado de Minas Gerais. Esse resultado ressalta as cidades co mo repositórios de biodiversidade.
Sobre as Briófi tas, é CORRETO afirmar:
- Geografia - Fundamental | 2.04 Projeções Cartográficas
Texto base:
Enunciado:
Essa projeção tem como característica