Em Atenas, este regime político atingiu seu pleno desenvolvimento no tempo de Péricles, que se tornou líder dos democratas em 469 a.C. Nessa época, os cargos políticos ligados à redação das leis e sua aplicação tornaram-se legalmente acessíveis tanto aos cidadãos ricos como aos pobres, e as palavras justiça e liberdade passaram a ser referenciais importantes no imaginário ateniense.
Funari, Pedro Paulo. Grécia e Roma. 6ª edição. São Paulo. Contexto.2019 (VOT/2019)
Na configuração política da democracia ateniense, a participação do cidadão também demandava:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Texto base: Leia o texto a seguir. Você gosta de histórias de verdade? Então vai se emocionar ao ler Serafina e a criança que trabalha. Os autores, Jô Azevedo, Iolanda Huzak e Cristina Porto, contam neste livro a história de crianças trabalhadoras brasileiras através de um personagem imaginário chamado Serafina. São histórias verdadeiras de crianças pobres que muitas vezes enfrentam dificuldades e perigos no trabalho diário, a fim de ajudar seus pais no sustento da família. Você terá oportunidade de conhecer crianças que levantam muito cedo para ir a colheita de laranjas no interior do estado de São Paulo, crianças do canavial nordestino que trabalham o dia todo com um facão na mão, os meninos do sisal no interior da Bahia e, ainda, os filhos do carvão no Mato Grosso do Sul, entre outras histórias. Se você concorda que criança tem apenas que brincar e estudar, vai se comover ao saber que a realidade de muitas crianças é bem diferente daquela que estamos acostumados a pensar. Verá que muitas crianças como você deixam de aproveitar a infância e fazer coisas que só quando criança se faz para enfrentar o trabalho duro no seu dia a dia; verá ainda que muitas delas enfrentam perigos e sofrem acidentes, ficando por vezes mutiladas para o resto de suas vidas. O livro traz fotos reais das crianças trabalhando e você perceberá o quanto é difícil a vida dessas crianças. E ainda mais: você conhecerá o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), criado há dez anos, que objetiva garantir a proteção aos direitos da criança e do adolescente. Disponível em: <http://www.educacional.com.br/recomenda/novorecomenda/livros.asp?IDLivro=22096>. Acesso em: 04 nov. 2014 Leia o trecho a seguir e analise-o. “(...) vai se comover ao saber que a realidade de muitas crianças é bem diferente daquela que estamos acostumados a pensar. (...)”
Enunciado:
A oração destacada classifica-se como oração subordinada
a) apositiva.
b)
objetiva direta.
c) predicativa.
d) subjetiva.
- Geografia | 5.1 População
(PUC-RS) Considere o gráfico com a Pirâmide Etária do Rio Grande do Sul de 2010.
Sobre a população gaúcha e suas características, apresentadas na pirâmide, está correto o que se afirma em:
- Geografia | 6.1 Agricultura
TEXTO I
De modo geral, para a Região Norte, o fato contundente é a expansão dos padrões motivados pela pecuária. Hoje, as pastagens se estendem como uma frente pecuarista para o interior do Pará, com São Félix do Xingu contabilizando um dos maiores rebanhos do país.
IBGE. Censo agropecuário. Rio de Janeiro: IBGE, 2006.
TEXTO II
As várzeas dos rios são os principais espaços de aproveitamento para o cultivo de uma lavoura rudimentar dedicada ao consumo local, com produção de pouca extração e baixo nível tecnológico, induzindo a aquisição monetária à complementaridade através da pesca e da extração vegetal.
IBGE. Censo agropecuário. Rio de Janeiro: IBGE, 2006.
De acordo com os textos, observa-se na Região Norte a coexistência de dois modelos agrários baseados, respectivamente, no(a)
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
O vídeo game é um brinquedo
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Leia uma parte da biografia de Mozart e responda à questão. MOZART 27/01/1756 - Salzburgo, Austria
05/12/1791 - Viena, Austria Um dos setes filhos do compositor, cantor, ator e violinista profissional Leopold Mozart e de Anna Maria Walburga Pertl, Johann Chrisostomus Wolfgang Amadeus Mozart, mais conhecido como Amadeus Mozart, destaca-se pela sua precoce genialidade que se considera o maior prodígio da história da música. Teve os primeiros contatos com o cravo aos quatro anos de idade, quando seu pai dava aulas a sua irmã Maria Anna. Nessas aulas, após Maria Anna deixar o instrumento para o descanso, o menino Amadeus tomava o seu lugar e começava a tocar, demonstrando uma habilidade espantosa. E isso chamou a atenção do pai que resolveu investir nesse talento, passando a ensinar ao casal de irmãos. Aos cinco anos de idade já compunha e tocava minuetos. O pai concluiu que esse prodígio devia ser mostrado e percebeu aí também uma possibilidade de ganhar dinheiro, visto que vivia em dificuldades com o pequeno salário que recebia pelo trabalho na igreja do Arcebispo Schrattenbach. (...) Disponível em <http://educacao.uol.com.br/biografias/mozart.jhtm> Acesso em 10/12/2009
Enunciado:
a) Que características da família de Mozart são mostradas no texto?
b) Quais destas características são mais comuns em família antigas?