Texto I
Toca do Salitre – PiauíDisponível em: http://www.fumdham.org.br. Acesso em: 27 jul. 2010.
Texto II
Arte Urbana. Foto: Diego Singh. Disponível em: http://www.diaadia.pr.gov.br. Acesso em: 27 jul. 2010.
O grafite contemporâneo, considerado em alguns momentos como uma arte marginal, tem sido comparado às pinturas murais de várias épocas e às escritas pré-históricas. Observando as imagens apresentadas, é possível reconhecer elementos comuns entre os tipos de pinturas murais, tais como
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 7.3 Artigo
Texto base: Como nasceram as estrelas Pois é, todo mundo pensa que sempre houve no mundo estrelas pisca-pisca. Mas é erro. Antes os índios olhavam de noite para o céu escuro — e bem escuro estava esse céu. Um negror. Vou contar a história singela do nascimento das estrelas. Era uma vez, no mês de janeiro, muitos índios. E ativos: caçavam, pescavam, guerreavam. Mas nas tabas não faziam coisa alguma: deitavam-se nas redes e dormiam roncando. E a comida? Só as mulheres cuidavam do preparo dela para terem todos o que comer. Uma vez elas notaram que faltava milho no cesto para moer. Que fizeram as valentes mulheres? O seguinte: sem medo enfurnaram-se nas matas, sob um gostoso sol amarelo. As árvores rebrilhavam verdes e embaixo delas havia sombra e água fresca. Quando saíam de debaixo das copas encontravam o calor, bebiam no reino das águas dos riachos buliçosos. Mas sempre procurando milho porque a fome era daquelas que as faziam comer folhas de árvores. Mas só encontravam espigazinhas murchas e sem graça. — Vamos voltar e trazer conosco uns curumins. (Assim chamavam os índios as crianças.) Curumim dá sorte. E deu mesmo. Os garotos pareciam adivinhar as coisas: foram retinho em frente e numa clareira da floresta — eis um milharal viçoso crescendo alto. As índias maravilhadas disseram: toca a colher tanta espiga. Mas os gatinhos também colheram muitas e fugiram das mães voltando à taba e pedindo à avó que lhes fizesse um bolo de milho. A avó assim fez e os curumins se encheram de bolo que logo se acabou. Só então tiveram medo das mães que reclamariam por eles comerem tanto. Podiam esconder numa caverna a avó e o papagaio porque os dois contariam tudo. Mas — e se as mães dessem falta da avó e do papagaio tagarela? Aí então chamaram os colibris para que amarrassem um cipó no topo do céu. Quando as índias voltaram ficaram assustadas vendo os filhos subindo pelo ar. Resolveram, essas mães nervosas, subir atrás dos meninos e cortar o cipó embaixo deles. Aconteceu uma coisa que só acontece quando a gente acredita: as mães caíram no chão, transformando-se em onças. Quanto aos curumins, como já não podiam voltar para a terra, ficaram no céu até hoje, transformados em gordas estrelas brilhantes. Mas, quanto a mim, tenho a lhes dizer que as estrelas são mais do que curumins. Estrelas são os olhos de Deus vigiando para que corra tudo bem. Para sempre. E, como se sabe, “sempre” não acaba nunca. LISPECTOR, Clarice. Como nasceram as estrelas: doze lendas brasileiras. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997,p.46.
Observe estas expressões retiradas do texto:
uma coisa – um bolo de milho
A classe gramatical das palavras destacadas corresponde a
- Matemática | 1.08 Potenciação
Uma professora de matemática utiliza em suas aulas uma “máquina caça-números” para verificar os conhecimentos de seus estudantes sobre representações de números racionais. Essa máquina tem um visor dividido em seis compartimentos e, na lateral, uma alavanca. Cada estudante puxa a alavanca e espera que os compartimentos parem de girar. A partir daí, precisa responder para a professora em quais posições se encontram os números que representam a mesma quantidade.
Um estudante puxou a alavanca, aguardou que os compartimentos parassem de girar e observou os números apresentados no visor. A configuração da máquina naquele instante está apresentada na imagem.
Esse estudante respondeu corretamente à pergunta da professora.
As posições indicadas pelo estudante foram
- Biologia | 12.1 Conceitos Básicos
(IFSP) No centro da cidade havia alguns homens trabalhando num parque para deixá-lo mais bonito. Era possível ver algumas borboletas voando entre as árvores, além de outros aspectos ecológicos. Em ecologia existem alguns conceitos que podem ser contextualizados com o ambiente desse parque. A figura representa alguns desses conceitos.
Pode-se afirmar que as letras indicadas por A, B e C correspondem, respectivamente, aos conceitos
- Biologia | 12.4 Relações Ecológicas
Texto
Agora leia o excerto de um ensaio do físico e naturalista francês Bill François, escrito após uma visita ao Pantanal.
Como o apelido “pintado” sugere, os surubins são peixes com pintas. Eles exibem, em seu couro liso e prateado, elegantes padrões pretos, como pinturas rituais. Com certeza são um dos mais belos peixes de água doce do mundo, venerados por muitos povos ameríndios. As oito espécies de surubim são quase idênticas: mesma forma alongada, mesmas nadadeiras pontudas (...). Os oito primos apresentam uma única diferença significativa: as pintas. Cada espécie tem os próprios padrões. (...)
Em 1952, o matemático Alan Turing, pai da informática, refletia muito sobre o mundo vivo. Ele tentava explicar cientificamente o surgimento dos padrões e das formas que observamos na natureza. (...) Turing imaginou que as células que carregavam os pigmentos das cores na pele dos animais se comportavam como predadores e presas, umas tentando constantemente devorar as outras. (...) Com a cor predadora devorando a cor presa e a cor presa alimentando a cor predadora, se instauraria, como em um ecossistema, um equilíbrio entre as diferentes cores. E estas se espalhariam pela pele do animal segundo padrões (...). Era uma simples suposição. (...) Algumas décadas mais tarde, outra invenção de Turing, a informática, corroborou sua hipótese. Cálculos informáticos simularam o fenômeno imaginado por Turing. Determinavam-se os parâmetros que regiam o sistema: a voracidade dos predadores, a fecundidade das presas, o tamanho da pele do animal. O computador calculava o resultado e apresentava os desenhos obtidos. E… surpresa: dependendo dos parâmetros, o computador desenhava manchas, listras, pintas etc. Do fundo de seu rio pantanoso, o surubim teria rido do trabalho de todos aqueles pesquisadores (...).
A teoria de Turing funcionava perfeitamente nas telas dos computadores. Mas ela continuava muito teórica. (...). Foi preciso aguardar o início dos anos 2020 para que o surubim finalmente decidisse acabar com esse suspense. Nas bacias remotas da Amazônia, surubins de espécies até então desconhecidas se deixaram capturar e estudar. E os cientistas notaram que a família dos surubins apresentava, sozinha, toda a gama de padrões básicos do mundo vivo.
O modelo informático de Turing permitiu reproduzir à perfeição os desenhos de todos os surubins, e passar do padrão de uma espécie para o de outra através da variação dos parâmetros do modelo (...). E mais: atribuindo aos parâmetros valores intermediários, entre os que correspondiam a duas espécies diferentes, o modelo apresentava padrões estranhos… e esses padrões correspondiam exatamente aos do surubim híbrido nascido da união das duas espécies!
(...)Turing, infelizmente, nunca viu a comprovação de sua teoria. Ele teve a infelicidade de ser homossexual numa época em que a lei britânica proibia a homossexualidade. (...) Ele foi condenado a uma violenta castração química, que o enlouqueceu e acabou por matá-lo em 1954. À sua maneira, o surubim também honra com seus desenhos esse gênio de destino trágico.
(FRANÇOIS, B. A origem da beleza. Quatro cinco um, ano 7, n. 65, p. 26-27, jan. 2023.)
Ainda sobre o texto, a construção da hipótese de Alan Turing se deu por meio de
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Textos para a questão
Texto 1
Adolescentes e crianças são sucesso na internet e atraem milhões de fãs
Internautas mirins se divertem produzindo vídeos e ainda ganham dinheiro com isso, além de terem a admiração de milhões de fãs pelo Brasil inteiro
E agora vamos conhecer uma meninada que está bombando na internet. Eles têm pouca idade, mas conseguiram o que muita gente sonha: fazer um sucesso enorme, com milhões de seguidores. Qual será o segredo?
Eles se divertem na frente de milhares de pessoas. E não fazem nenhuma questão de esconder os erros de gravação. Aliás, essa é parte da graça.
Bastou um videozinho da Bel chamando para um encontro no shopping no Rio de Janeiro para uma multidão de meninas aparecerem só para tirar uma foto com ela.
“Eu gosto muito de ser reconhecida porque é divertido. Pedir autógrafo, tirar foto, eu gosto muito”, diz Bel Cerer.
Mas por que essa menina de 8 anos é tão famosa? Você deve estar se perguntando. Por ser simplesmente ela mesma em vídeos na internet.
[...]
“O canal da Bel tem hoje 50 milhões de visualizações mensais. Tem 600 mil seguidores e um total de 200 milhões de visualizações”, diz Fran.
Duzentos milhões! É praticamente a população do Brasil!
E o que a Bel quer ser quando crescer?
“Eu quero ter um programa igual ao da Fátima: ‘Encontro Com a Bel’ para meninas e meninos também”, diz.
“E esse trabalho que está sendo feito pode estar revelando excelentes comunicadores no futuro. E acima de tudo: contem com a supervisão dos adultos à sua volta para poder fazer essa veiculação de uma maneira saudável”, diz o psicanalista César Ibrahim.
E o mais importante: seja humor, seja moda ou seja brincadeira, o importante é se divertir.
Disponível em: <http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2015/09/
adolescentes-e-criancas-sao-sucesso-na-internet-
e-atraem-milhoes-de-fas.html>. Adaptado.
Texto 2
Visibilidade Infantil
O fenômeno das crianças que são blogueiras mirins
[...]
Como a exposição na mídia pode influenciar no crescimento da criança?
Depende muito de como a criança percebe a exposição dela e como isso é tratado com ela. Por exemplo, se ela tem um canal e não se dá conta do alcance, se na escola isso não afeta o rendimento dela, se dentro da família isso não é uma questão que muda as atitudes, não há um grande problema.
Mais do que a exposição, a gente deve se perguntar sobre qual é o caráter que dão para esses canais. Eu vejo algo muito preocupante, por exemplo, nos canais de demonstração de brinquedos. Existem vídeos com ovos gigantes, com crianças abrindo esses ovos com muitos brinquedos dentro. Um desses brinquedos já seria o suficiente para a criança. E eles tiram 20 de lá. Isso é um apelo enorme ao consumo, e acaba se tornando confuso para a criança. A partir do momento em que ganhar brinquedos e demonstrá-los em vídeos vira o cotidiano da criança, isso se torna preocupante. Agora um canal de penteados, por exemplo, pode ser explorado de uma maneira saudável, se for algo que a criança gosta de fazer e se sente reconhecida e realizada. Se você souber valorizar o conteúdo de uma forma que ele não seja apelativo para a criança, não tem problema.
Disponível em: <http://coral.ufsm.br/arco/Digital/Noticia.php?
Id_Noticia=340>.
Sobre os dois textos é correto afirmar que tratam de assuntos: