E agora, José?
A festa acabou,
a luz apagou,
o povo sumiu,
a noite esfriou,
e agora, José?
e agora, você?
você que é sem nome,
que zomba dos outros,
você que faz versos,
que ama, protesta?
e agora, José? [...]
ANDRADE, Carlos Drummond de. José. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
A progressão textual no poema drummondiano se dá por um recurso
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | 01.1. Artes visuais
MATERIAL - Folha de papel ofício branca - Figuras diversas ( pesquisada pelo professor com antecedência) - Lápis de desenho - Lápis de cor ou canetinhas coloridas PROCEDIMENTOS - Esta atividade possibilita a criança brincar através do desenho, utilizando vários tipos de linhas. -O professor deverá pesquisar com antecedência imagens de objetos, plantas, móveis, edificações, etc. (gravuras que contenham diferentes tipos de linhas ) em revistas ou na internet. Fonte: Relatório da Prática Pedagógica- Turma do 1º ano NEI-CAP/UFRN 2007 - Dividir a sala de aula em grupos. Cada grupo receberá algumas imagens para serem observadas buscando identificar as linhas e formas que as compõe. - Após essa atividade de observação, cada grupo irá expor para toda a turma suas observações, mostrando como e o que conseguiram identificar (linhas retas, curvas, grossas, finas, cores, formas). - Em seguida, o professor vai propor uma atividade de desenho. - Os alunos deverão imaginar cenas/composições com linhas retas e curvas e depois irão desenhar a composição artística imaginada. -O professor deverá estimular a criança a explorar o espaço no papel ao desenhar , cruzando as linhas, desenhando linhas mais grossas e mais finas, criando figuras geométricas. - Depois do desenho pronto, os alunos deverão colorir os espaços nos desenhos e ou formas que eles conseguiram criar. Utilizar lápis de cor ou canetinha. - Surgirá diferentes composições conforme a criatividade de cada criança. Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=16022
- Sociologia | 6 Sociologia Brasileira
O sociólogo e ex-presidente Fernando Henrique Cardoso advoga que o Brasil vive um "momento de anomia". Segundo FHC, ‘’Há falta de sentido de organização e autoridade. Em toda a parte”. Questionado sobre o que faria se estivesse no lugar do presidente Michel Temer, o ex-presidente afirma que "a essa altura, estaria considerando o futuro do Brasil e pensando bem: será que eu tenho condições de governar?". Na sequência, foi perguntado quanto tempo levaria para fazer essa reflexão. "Não muito. As coisas vão variar com muita velocidade, vão se mover com muita rapidez, eu acho. Sem julgar, mas em termos das condições do Brasil, estamos passando por um momento de... Vou falar em sociologuês, mas é simples... De anomia."
Considerando a fala de Fernando Henrique Cardoso, podemos inferir que a anomia, conceito de sociólogo Émile Durkheim
- Biologia | 3.4 Ácidos Nucleicos
(FRANCIS, 2011, p. 34).
A figura ilustra esquematicamente um processo biológico que decorre sob a participação do DNA, destacando as etapas básicas do processo. A partir da interpretação do esquema, depreende-se corretamente que
- Química | 2.6 Eletroquímica
Uma pilha é realizada, nas condições padrões, a partir dos pares redox Cu2+ / Cu (Eº = 0,34 V) e Cu+ / Cu (Eº = 0,52 V). Sua força eletromotriz (fem) é:
- Física | 4.4 Lentes e Visão
Durante as várias etapas exigidas para a liberação habilitação para condutores de veículos, uma que está diretamente relacionada com a saúde visual do futuro condutor é o exame oftalmológico. Apesar de ocorrer em uma parcela menor da população a hipermetropia é um defeito visual que pode ser causado por uma deformação do globo ocular ou por uma menor vergência do cristalino, e pode ser corrigida utilizando-se uma lente convergente.
Qual o esquema que melhor representa a formação da imagem (i) de um objeto distante, nesse tipo de problema visual?