ZIRALDO. Disponível em:
No texto anterior, o humor advém de uma suposta falha de concordância nominal, identificada pela personagem que enuncia a fala. Essa falha decorreria do fato de o
Questões relacionadas
- Biologia | 15.1 Ideias Evolutivas
(G1 - ifsc) Evolução das espécies é a sucessão de etapas por que passaram os seres vivos, desde a instalação da vida na Terra, com os primeiros unicelulares, até a situação atual, com um imenso número de espécies e tipos já extintos.
Fonte: SOARES, José Luís. Dicionário etimológico e circunstanciado de biologia. São Paulo, Ed. Scipione,1993.
Existiram dois evolucionistas importantes na história: Jean-Baptiste Lamarck e Charles Robert Darwin. Sobre esses naturalistas e suas ideias, assinale a alternativa correta.
- Arte - Fundamental | 03.7. Brinquedos artesanais
MATERIAL
- Diferentes desenhos impressos de mandalas.
- Disponível:
- https://www.valeoclique.com.br/12-desenhos-de-mandalas-para-colorir-e-desestressar/
- https://www.colorirgratis.com/desenhos-de-mandala-para-colorir.html
- Cola
- Papéis diversos
- Canetinha
- Lápis de cor
- Miçangas
- Pedra de bijouterias
- Cola colorida
- Gliter
PROCEDIMENTOS
- Falar mais um pouco sobre as mandalas.
- Mandala (em Sânscrito significa "círculo"), é uma representação geométrica da dinâmica relação entre o homem e o cosmo. De fato, toda mandala é a exposição plástica e visual do retorno à unidade pela delimitação de um espaço sagrado e atualização de um tempo divino. No tantrismo, compõe-se de círculos e quadrados concêntricos (ou seja, com um centro comum) que formam uma imagem simbólica do mundo e que servem de instrumento para meditação.
- Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Mandala
- Disponível: http://www.belattrix.com.br/MANDALOQUEE.htm
- Falar com as crianças para observarem as diferentes formas geométricas presentes na construção de uma mandala. Mostrar como a mandala se identifica com objeto, relacionados ao nosso cotidiano.
- O professor vai pedir as crianças para cada uma escolher um desenho de mandala (diferente).
- Formar grupo de 04 crianças e distribuir o material: miçangas, pedras para bijouteria, canetinha, papéis coloridos , lápis de cor, cola , cola colorida, gliter, etc.
- Pedir as crianças para começarem a preencher o desenho da mandala escolhida, utilizando os diversos materiais que estão sobre a mesa. Deixar as crianças trabalharem livremente no desenho das mandalas .
- Incentive as crianças a utilizar vários materiais. Dê sugestão de fazerem bolinhas de papel crepom, cobrir de fitas coloridas, etc . Auxilie-as neste momento.
- Depois do trabalho pronto, o professor deverá recortar as mandalas e fazer um lindo painel.
- Fazer uma exposição dos trabalhos nos corredores da escola.
- Química | 3.1 Introdução à Orgânica
(EXPCEX) O composto representado pela fórmula estrutural, abaixo, pertence à função orgânica dos ácidos carboxílicos e apresenta alguns substituintes orgânicos, que correspondem a uma ramificação como parte de uma cadeia carbônica principal, mas, ao serem mostrados isoladamente, como estruturas que apresentam valência livre, são denominados radicais.
(Texto adaptado de: Fonseca, Martha Reis Marques da, Química: química orgânica, pág 33)
O nome dos substituintes orgânicos ligados respectivamente aos carbonos de número 4, 5 e 8 da cadeia principal, são
- Filosofia | 5. Contemporânea
A lei não nasce da natureza, junto das fontes frequentadas pelos primeiros pastores: a lei nasce das batalhas reais, das vitórias, dos massacres, das conquistas que têm sua data e seus heróis de horror: a lei nasce das cidades incendiadas, das terras devastadas; ela nasce com os famosos inocentes que agonizam no dia que está amanhecendo.
FOUCAULT. M. Aula de 14 de janeiro de 1976. In. Em defesa da sociedade. São Paulo: Martins Fontes. 1999
O filósofo Michel Foucault (séc. XX) inova ao pensar a política e a lei em relação ao poder e à organização social. Com base na reflexão de Foucault, a finalidade das leis na organização das sociedades modernas é
- Química | 1.1 Introdução à Química
Um removedor de esmalte usado em substituição à acetona (temperatura de ebulição 56°C e densidade 784 kg/m3) é o acetato de etila (temperatura de ebulição 77,1°C e densidade 902 kg/m3). Ambos atuam dissolvendo a tinta depositada sobre as unhas e apresentam odores muito parecidos. Em um laboratório de química um técnico acabou misturando esses dois compostos por achar de se tratar do mesmo composto; ao saber que se tratava de compostos diferentes resolveu montar o esquema abaixo para tentar separar um composto do outro.
Para garantir a separação dos componentes da mistura, o técnico deverá utilizar como processo de separação a