“Aqui no Norte do Paraná, as pessoas chamam a correnteza do rio de corredeira. Quando a corredeira está forte é perigoso passar pela pinguela, que é uma ponte muito estreita feita, geralmente, com um tronco de árvore. Se temos muita chuva a pinguela pode ficar submersa e, portanto, impossibilita a passagem. Mas se ocorre uma manga de chuva, uma chuvinha passageira, esse problema deixa de existir.”
(TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática no 1º e 2º graus. São Paulo: Cortez, 1996.)
Variações linguísticas são diferenças que uma mesma língua apresenta quando é utilizada, de acordo com alguns fatores. No trecho transcrito, quanto à variação linguística, destaca-se fortemente o (a)
Questões relacionadas
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Analiza las imágenes a seguir:
Disponible en: <http://infantil20.com/dibujos-de-la-ciudad-dibujos-de-partes-de-la-ciudad>Acceso el: 15 mar.2014.
¿Cómo se llaman estos establecimientos de la ciudad?
- A) _________________.
- B) _________________.
- C) _________________.
- D) _________________.
- Arte - Fundamental | 01. Arte e Expressão
As mulheres de Vermeer - As representações de mulheres elaboradas por Vermeer estão repletas de simbologia e de significados ligados ao contexto social e cultural do pintor. Assim sendo, as figuras femininas retratadas representam a si mesmas, seu papel social, enfim, o das mulheres holandesas em pleno século XVII. Eis um traço marcante das telas do artista, a representação das mulheres como figuras solitárias ou com pouca companhia, detalhe que cria para as protagonistas das cenas, um ar de mistério e profundidade psicológica. Vermeer privilegiou as cenas de interiores, na tranquilidade da vida doméstica, expondo a essência da vida por meio da subjetividade feminina. Uma característica essencial em suas pinturas é a forte individualização das figuras que surgem sozinhas, reclusas em seus devaneios e com expressões faciais sutis. A maioria das produções pictóricas de Vermeer privilegia a figura feminina, liberta de afetos, não necessariamente no sentido da ausência de sentimentos ou mesmo de falta de sensibilidade, mas no sentido de ocultar/revelar suas emoções ao observador.
Disponível em: <http://www2.ufrb.edu.br/cinecachoeira/artigos-ano-iv-n-7-2014/20-as-mulheres-de-johannes-vermeer-e-o-filme-moca-com-brinco-de-perola>. Acesso em 25 dez. 2015.
Materiais necessários
- Máquinas fotográficas ou celulares com câmeras.
- Imagens de obras de Johannes Vermeer onde o artista retrata mulheres.
- Figurinos para as fotos.
- Cenários para as fotos.
- Iluminação artificial. Podem ser luzes de velas, abajures ou outro suporte com luz.
Procedimentos
1 º.Inicie a aula mostrando imagens de obras de Vermeer que retratam mulheres. Peça uma observação detalhada das obras e faça comentários baseados nas informações do trecho acima e do texto na íntegra, que você pode encontrar no site citado.
2 º.Proponha a atividade: tirar fotos de mulheres atuais, em suas atividades cotidianas, iluminadas pela luz direta e natural ou em ambientes preparados com luz artificial. Sugira que as próprias colegas de classe sejam bem preparadas com um figurino improvisado e sejam elas, as mulheres a serem fotografadas.
3 º.Peça que façam grupos de trabalho e que providenciem os materiais necessários para a sessão de fotos na aula seguinte. Cada grupo deve preparar e apresentar pelo menos uma foto.
4 º.No dia marcado para o trabalho, todos devem estar preparados para as fotos. Vocês podem improvisar cenários utilizando o próprio mobiliário da escola, tecidos ou outros materiais. Façam fotos utilizando a luz natural entrando pela janela de um espaço ou provoquem a luminosidade em um ambiente escuro utilizando as fontes de luz artificiais.
5 º.Auxilie e organize o trabalho com seus alunos.
6 º.Se possível faça uma revelação das fotos e exponha ou passe as imagens para os alunos em uma apresentação de Power Point.
7 º.Não se esqueça de salientar nas fotos que vocês tiraram os efeitos que o claro e escuro proporcionam nas imagens e as texturas observadas.
Sugestão de obras de Vermeer:
Imagem 1 Imagem 2 Imagem 3
Imagem 4 Imagem 5 Imagem 6
1. A leiteira.
2. Moça com brinco de pérola. (A mulher de turbante)
3. A rendilheira.
4. A tocadora de alaúde.
5. Mulher com um vaso de prata.
6. Senhora de pé ao virginal
Imagens de obras de Johannes Vermeer. Disponíveis em: <http://novoespacomaria.blogspot.com.br/p/blog-page.htm>l. Acesso em 26 dez. 2015.
- Biologia | 3.3 Vitaminas
(UFSM) Uma alimentação com deficiência de vitaminas ou de minerais pode influenciar todas as etapas do processo reprodutivo. Seguem alguns exemplos que não podem faltar na dieta.
Vitamina A: regula a síntese de progesterona e, durante a gestação, previne a imunodeficiência da mãe e do bebê.
Vitamina C: é um potente antioxidante que protege os óvulos e espermatozoides.
Vitamina D: influencia a formação do endométrio.
Considerando os eventos envolvidos na reprodução humana, os segmentos sublinhados relacionam-se, respectivamente, com o(a)
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
Leia o texto abaixo. A questão refere-se a ele.
Chávez, poeta
El estadista venezolano recurrió una vez más a su fina prosa para mandarle un mensaje al imperio. “Váyanse al carajo, yanquis de mierda”, gritaba el presidente Hugo Chávez en un discurso que merece ser visto y oído en vivo (es fácil encontrarlo en Internet). Y alguien se podría preguntar qué pasó ¿Cuáles fueron las razones que motivaron a Chávez a expulsar al embajador estadounidense y empeorar sus ya malas relaciones con Estados Unidos? Las posibles respuestas a esta pregunta constituyen una especie de test de Rorschach político. Dígame por qué cree que el presidente venezolano expulsó al embajador de Estados Unidos y probablemente yo pueda adivinar cuáles son sus opiniones sobre Irak, Rusia y la globalización.
Para muchos de sus simpatizantes en el mundo la razón por la cual él tuvo que actuar así es obvia: Estados Unidos está conspirando para derrocar a Evo Morales en Bolivia y asesinar al líder venezolano. ¿Por qué? Porque Chávez defiende a los pobres, intenta corregir siglos de injusticia social y porque está esparciendo por América Latina y el mundo la resistencia a la hegemonía estadounidense. Además, Chávez ahora tiene a Rusia como aliado y Putin está de malas con los yanquis. Y no hay que olvidar, por supuesto, que al final lo que más importa en todo esto es el petróleo, por cuyo control los estadounidenses están dispuestos – como vimos en Irak – a hacer cualquier cosa.
Otros ven cosas muy distintas en las imágenes de Chávez gritándole al imperio. Ven a un político haciendo uso del viejo truco de acusar al imperialismo yanqui para distraer a los desprevenidos de problemas muy reales que son hechos en Caracas y no en Washington. La popularidad del presidente Chávez ya no es la que era y las pugnas entre sus seguidores y opositores se han exacerbado. La economía venezolana sufre una tasa de inflación que está entre las más altas del mundo, y el estallido de asesinatos, asaltos y secuestros sitúa al país entre los más inseguros. Todo esto a quienes más daño hace es a los pobres. Por si fuera poco, la economía no petrolera ha sido devastada y sólo quedan los ingresos por exportaciones de petróleo, y éstos están cayendo precipitadamente.
NAÍM, Moisés. Chávez, poeta. El País. Madri, 14 set. 2008. Disponível em: . Acesso em: 16 mar. 2009. (Adaptado).
En el último párrafo se indica que, según sus detractores, las soflamas antiimperialistas de Chávez le
- Sociologia | 4. Poder, Estado e Política
(ENEM 2013 1º APLICAÇÃO)
Tenho 44 anos e presenciei uma transformação impressionante na condição de homens e mulheres gays nos Estados Unidos. Quando nasci, relações homossexuais eram ilegais em todos os Estados Unidos, menos Illinois. Gays e lésbicas não podiam trabalhar no governo federal. Não havia nenhum político abertamente gay. Alguns homossexuais não assumidos ocupavam posições de poder, mas a tendência era eles tornarem as coisas ainda piores para seus semelhantes.
ROSS, A. Na máquina do tempo. Época, ed. 766, 28 jan. 2013.
A dimensão política da transformação sugerida no texto teve como condição necessária a