Potencialidades da mineração no Brasil
A valorização das cotações das commodities minerais, na primeira década do século XXI, provocou um “superciclo” da mineração, atraindo um enorme fluxo de investimentos em pesquisa mineral, novos projetos e expansão das minas ativas no Brasil.
Em relação aos dados apresentados no gráfico, o valor mediano do quantitativo de requerimentos de lavra é
Questões relacionadas
- Biologia | 11.5 Sistema Nervoso
Analise a tabela e o gráfico a seguir.
Hormônio
Fase (n)
Média
Estradiol
(pg/mL)
Menstrual (64)
Folicular (121)
Periovulatória (50)
Luteal inicial (36)
Luteal tardia (135)
23,7
37,7
167,5
51,9
93,6
Progesterona
(ng/mL)
Menstrual (64)
Folicular (121)
Periovulatória (50)
Luteal inicial (36)
Luteal tardia (135)
0,5
0,6
1,1
2,2
8,1
VIANA et al. Rev. Bras. Ginecol. Obstet. Rio de Janeiro, 30(6): 306-311, 2008.
A tabela e a figura acima são relativas às concentrações hormonais durante as fases do ciclo menstrual. Sobre a interpretação das informações apresentadas, pode-se afirmar:
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
A mão de obra indígena foi fundamental para a implantação e o desenvolvimento das propriedades agrícolas de produção de açúcar, conhecidas como engenho. Seu trabalho garantiu muitos lucros a esses colonizadores. Além do trabalho forçado, eles também eram obrigados a abandonar suas crenças e adotar o catolicismo.
As reações à escravidão não demoraram a acontecer, tanto por parte dos indígenas, que resistiram e lutaram contra os colonos, quanto dos padres jesuítas, que protestaram contra a captura dos nativos, colocando-se como seus protetores.
Somente em 1757, foi feita uma lei decretando a liberdade do índio no Brasil.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cultura_do_Brasil.
- História | B. Roma
(UNESP) A Igreja Católica foi responsável direta por mais uma transformação, formidável e silenciosa, nos últimos séculos do Império: a vulgarização da cultura clássica. Essa façanha fundamental da Igreja nascente indica seu verdadeiro lugar e função na passagem para o Feudalismo. A condição de existência da civilização da Antiguidade em meio aos séculos caóticos da Idade Média foi o caráter de resistência da Igreja. Ela foi a ponte entre duas épocas.
(Perry Anderson. Passagens da Antiguidade ao Feudalismo, 2016. Adaptado.)
O excerto permite afirmar corretamente que a Igreja cristã
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Texto base: .
Enunciado:
As primeiras escolas no Brasil surgiram quando os portugueses chegaram às terras que hoje formam o Brasil, no ano de 1500, encontrando vários grupos indígenas. Observando esses grupos indígenas, os portugueses perceberam que os mais velhos ensinavam as crianças a pescar, caçar, coletar frutos, construir barcos e tudo o que eles precisavam saber para viver. Alguns anos depois, padres jesuítas foram enviados pelo Reino de Portugal e fundaram as primeiras escolas no Brasil.
As primeiras escolas fundadas no Brasil pelos jesuítas tinham como objetivo
- Arte - Fundamental | 01.1. Artes visuais
MATERIAL
- Carvão para desenho
- Papel kraft
- Fita dupla face
- Giz de cera
- Spray para fixação do desenho
PROCEDIMENTOS
- O professor vai falar um pouco sobre grafite x pichação.
- Passar algumas imagens mostrando para as crianças a diferença entre grafite e
pichação.
Disponível: - https://brasilescola.uol.com.br/artes/grafite.htm -
http://www.multirio.rj.gov.br/index.php/leia/reportagens- artigos/artigos/2972- grafite-x-picha%C3%A7%C3%A3o-qual-a-diferen%C3%A7a www.google.com.br/imagens - grafite
www.google.com.br/imagens - pixação
- O professor vai colar várias folhas de papel kraft, sem intervalos, na parede da sala
de aula, formando um enorme painel.
- A partir das imagens mostradas pelo professor, pedir as crianças que criem seu
próprio grafite, se inspirando na imagem/ obra que mais gostou.
- Os desenhos deverão ser feitos com o carvão e depois, se a criança quiser, ela poderá
colorir com o giz de cera .
- Nesta atividade o professor deve interferir o mínimo possível nos desenhos das
crianças incentivando-as a soltar a sua imaginação.
- Depois que o painel estiver todo pronto, o professor vai bater spray para fixação dos
desenhos.
- Fazer uma exposição na escola.
EXPERIÊNCIAS NA ARTE