Em um bilhete de loteria, como o da imagem, o apostador deve escolher, dentre os 50 números disponíveis, 4 números distintos para realizar sua aposta. Posteriormente, um sorteio é realizado, e são retirados 4 números sem reposição.
A probabilidade de que os quatro números sorteados sejam números primos é
Questões relacionadas
- Filosofia | 6. Temática
“Não à liberdade para os inimigos da liberdade”, dizia Saint-Just. Isso significa dizer: não à tolerância para os intolerantes.
Héritier, F. O eu, o outro e a tolerância. In: Héritier, F.; CHANGEUX, J. P. (orgs.) Uma ética para quantos? São Paulo: Edusc, 1999 (fragmento).
A contemporaneidade abriga conflitos éticos e políticos, dos quais o racismo, a discriminação sexual e a intolerância religiosa são exemplos históricos. Com base no texto, qual é a principal contribuição da Ética para a estruturação política da sociedade contemporânea?
- História - Fundamental | 10. Sociedade Escravista e Cultura Afro-Brasileira
Leia o texto sobre a substituição da mão de obra nativa pelo escravo africano.
Se a transformação de índio em escravo exigiu ajustamentos por parte da camada senhorial, também pressupunha um processo de mudança por parte dos índios. Este processo desenrolou-se ao longo do século XVII, contribuindo para a evolução das bases precárias sobre as quais se assentava o regime de administração particular. [...]
MONTEIRO, John Manuel. Negros da Terra: Índios e Bandeirantes nas Origens de São Paulo: São Paulo: Companhia das Letras, 1995. p.159.
Justifique a substituição da mão de obra indígena escrava pela africana, utilizando dois argumentos históricos.
- História | 1. Colônia
Os anúncios publicados em diferentes jornais que circularam no Brasil, durante o século XIX, a respeito dos anúncios de fugas e/ou vendas de negros cativos, constituem documentos importantes para a escrita da História, pois permitem verificar o perfil do escravo que fugia, o cotidiano da escravidão, dentre outras questões. O levantamento realizado no quadro abaixo sobre anúncios de escravos publicados no jornal O Universal (Ouro Preto/MG), entre 1825-1831, permite algumas inferências sobre a história da escravidão.
Sexo
Africanos
%
Criolos
%
Indeterm.
%
Total
%
Homens
52
91,22
37
92,5
8
42,10
97
83,62
Mulheres
5
8,78
3
7,5
0
0
8
6,90
Indeterm.
2
0
0
0
11
57,90
11
9,48
Total
57
100
40
100
19
100
116
100
*Africanos: escravos nascidos na África.
** Criolos: escravos nascidos no Brasil, conforme os anúncios do jornal.
Fonte: AMANTINO, Márcia. Os escravos fugidos em Minas Gerais e os anúncios do jornal “O Universal” - 1825 a 1832. Locus: Revista de História, Juiz de Fora, v. 12, n. 2, p.59-74, jul./dez. 2006.
Analise as proposições, considerando as informações do quadro acima e a história da escravidão no Brasil.
I. O quadro fornece informações importantes sobre sexo e etnia, por exemplo, dos 116 escravos fugidos mais de 90% eram africanos, e mais de 80% do sexo masculino.
II. A maioria de homens, entre os fugitivos nos anúncios, não deve ser explicada somente pelo fato de que eram predominantes no conjunto da escravaria, outras questões devem ser observadas para além dos números como, por exemplo, as relações familiares, principalmente a existência de crianças que dependiam das mulheres, dentre outros fatores que merecem estudos auxiliares.
III. A publicação de inúmeros anúncios de fuga permite inúmeras inferências, a mais óbvia deve-se à negação do cativeiro, a uma forma de recobrar o domínio de suas vidas, haja vista que o sistema lhes negava tal domínio.
IV. Menos de 7% das mulheres cativas fugiam, segundo os anúncios publicados, o que se explica pelo fato de os homens serem a maioria no conjunto dos escravos, e, considerando-se a questão de gênero, serem mais corajosos e propensos ao risco da fuga.
Assinale a alternativa correta.
- Matemática - Fundamental | 07. Ângulos e Retas
Na circunferência da figura a seguir, O é o centro, mede 2x – 1º e mede 3x + 18º.
Marque a opção que apresenta o valor correto da incógnita x.
- Biologia | 10.2 Platelmintos e Nematelmintos
(UEG) Genoma contra a esquistossomose Mapas do DNA ativo do parasita abrem caminhos para a criação de vacinas para resistência do verme a medicamentos.
Com os dados sobre o DNA dos vermes que afetam respectivamente a América Latina e a Ásia, além de algumas regiões da África, no caso do Schistossoma mansoni, deve ser possível obter informações cruciais sobre como as esquistossomoses interagem com os organismos de seus hospedeiros em nível molecular. Os mecanismos usados pelo verme para escapar da vigilância do sistema-imune e para se aproveitar do metabolismo humano poderão ser dirigidos contra ele, permitindo o desenvolvimento de novos medicamento e vacinas.
Scientific VERJOVSKI-ALMEIDA, S.; DEMARCO, R. Genoma contra a esquistossomose.
Sobre essa temática, é CORRETO afirmar: