Uma pessoa pretende comprar um tampo de vidro circular para a base de sua mesa. Para isso, procurou uma vidraçaria e solicitou o maior tampo possível ao atendente da loja. Com base em experiências anteriores, o atendente perguntou o formato e as dimensões da porta de entrada da casa da cliente, a qual respondeu: retangular, com 1 m de largura e 2,4 m de altura.
De acordo com as informações da cliente, o atendente solicitou o maior tampo circular capaz de passar pela porta de entrada da cliente. A medida, em metro, do diâmetro desse tampo circular é
Questões relacionadas
- Geografia | 6.1 Agricultura
A confusão fundiária na Amazônia é uma herança histórica. São quatro séculos de ocupação territorial desordenada. Uma das esperanças é o programa Terra Legal, lançado em 2009 pelo governo federal. Esse programa tinha como meta inicial entregar títulos de terra a 150 mil famílias de pequenos agricultores que ocuparam áreas públicas federais não destinadas a eles.
Disponívelem: https://epoca.globo.com. Acesso em: 23 mar. 2017 (adaptado).
Esse grupo de famílias descrito no texto pode ser classificado como
- Química | 2.3 Termoquímica
(UESC)
O gás amônia, ao reagir com o gás cloreto de hidrogênio, forma o cloreto de amônio sólido. A Tabela apresenta a entalpia de formação, ΔHfo, das substâncias químicas envolvidas na reação.
A partir dessas informações e dos dados da tabela, é correto afirmar:
- Biologia | 13.5 Segunda Lei de Mendel
(UDESC) Em uma espécie de inseto, o tamanho e a formação das asas são determinados geneticamente. O gene que “determina o tamanho das asas” (longas, curtas ou intermediárias) possui dois alelos sem relação de dominância entre si. O gene que determina o desenvolvimento das asas também possui dois alelos; o dominante determina o aparecimento das asas, o recessivo a ausência destas. Vários casais de insetos, duplo heterozigoto, são cruzados e obtém-se um total de 2048 descendentes. Assinale a alternativa que indica, deste total, o número esperado de insetos com asas intermediárias.
- Biologia | 11.5 Sistema Nervoso
Pequenos cérebros de uma espécie humana já extinta são recriados em laboratório e então aprendendo a andar com auxílio de robôs. A pesquisa do geneticista brasileiro Alysson Muotri, em desenvolvimento nos EUA, primeiro desenvolveu “ minicérebros” de neandertais - eles tem quase o tamanho de uma ervilha. Esses minicérebros ainda são muito jovens, como conexões neurais parecidas com as de um bebê humano. Segundo o pesquisador, para que eles se desenvolvam, é necessário de explorem o ambiente.
MARINS, Carolina. Cientista brasileiro insere cerebro neandertal em robôs e ensina a andar. Disponivel em: https://noticiasuol.com.br/
De acordo com o texto, as regiões de conexão que estão sendo estimuladas para que os robôs possam aprender a andar são chamadas de:
- Geografia | 5.3 Urbanização
(FUVEST 2017 1° FASE) Em 1948, quando começaram a demolir as casas térreas para construir os edifícios, nós, os pobres, que residíamos nas habitações coletivas, fomos despejados e ficamos residindo debaixo das pontes. É por isso que eu denomino a favela como o quarto de despejo de uma cidade.
Carolina Maria de Jesus, escritora e moradora da Favela do Canindé, nos anos 1950. Quarto de despejo. Adaptado.
Levando em conta o texto e o mapa, considere as seguintes afirmações:
I. O custo da moradia em áreas mais valorizadas e a desigualdade social são fatores que explicam a grande concentração do número de favelas nas áreas periféricas do sul e do norte do município, de 1960 a 1980.
II. A favela é definida como uma forma de moradia precária devido à existência de elevadas taxas de analfabetismo e baixos índices de desenvolvimento humano de sua população, fatores predominantes na região central da cidade até 1980.
III. Em todas as regiões do município, o maior crescimento do número de favelas se deu de 1981 a 1990, em função da saída e do fechamento de indústrias e da crise econômica que levaram ao desemprego.
Está correto o que se afirma em