O julgamento que analisa a constitucionalidade do decreto de indulto de Natal editado pelo então presidente em 2017 foi adiado. Um parecer favorável do STF ao decreto beneficiaria detidos que cumpriram 1/5 da pena, sem considerar um teto para a condenação. Antes, o benefício só valeria para quem atingiu pelo menos 1/3 de sua pena, e a condenação não poderia ultrapassar os oito anos.
Disponível em:
Com a aprovação do decreto, o tempo de espera para que um preso tenha direito ao indulto de Natal diminuirá em
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 11. Áreas e Volumes
Anderson possui um aquário em formato de cubo, cujo volume é representado pelo monômio 27 x 12 y 6 z 3 . O monômio que representa a medida da aresta desse cubo é:
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: Nas fontes a seguir, você fará a leitura de registros sobre os escribas da Mesopotâmia e do antigo Egito. Fonte I A escola e a formação do escriba [A escola suméria] foi criada com a finalidade de formar os escribas para trabalharem nas tarefas econômicas e administrativas [...], sobretudo do templo e do palácio. [...] O tablete que contém o texto, hoje conhecido como Os Tempos da Escola, trata da situação de um aluno, de sua relação com a escola e com o professor. O texto foi redigido por um professor da escola de escribas, por volta do ano 2000 a.C. [...]. O texto começa com uma pergunta do professor ao estudante: “– Estudante, onde tu tens ido desde tua primeira infância?” E o estudante responde: “– Tenho ido à escola.” “– O que tens feito na escola?” “– Decorei o meu tablete, almocei, preparei o meu novo tablete, escrevi-o, terminei-o; depois, apresentaram-me os tabletes de recitação; e, à tarde, trouxeram-me os meus tabletes de exercício. No fim da aula, eu fui para casa, entrei em casa e encontrei o meu pai. Expliquei os meus tabletes de exercício ao meu pai, recitei-lhe o meu tablete, e ele ficou deliciado, pois enchi-o de alegria.” Pozzer, Katia Maria Pain. “Ensino, escrita e burocracia na Suméria”. In: Origens do ensino. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2000. p. 175-177. Vocabulário:
Suméria – os sumérios foram um dos povos da região da Mesopotâmia.
Tablete – tábua de argila. No trecho a seguir, o pai aparece instruindo o filho sobre a importância dos estudos e do escriba para a sociedade e, para convencer o filho a se dedicar a esse trabalho, compara o ofício do escriba com outras profissões. Fonte II Vi muita gente humilhada, (por isso) abre teu coração para os livros! Observei os forçados (à fadiga) dos trabalhos manuais: eis que nada é melhor do que (trabalhar com) livros [...]. [...] É a mais importante das ocupações, não há outra como ela no Egito. Mal cresce, ainda criança, ele já é saudado, enviam-lhe para transmitir mensagens [...]. ARAÚJO, E. Escrito para a eternidade: a literatura no Egito faraônico.
Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 2000. p. 219-220. Vocabulário:
Fadiga – cansaço resultante de trabalho intenso.
Enunciado:
Esses dois documentos revelam que na Mesopotâmia e no antigo Egito:
- Biologia | 15.3 Evidências Evolutivas
Ao longo da história evolutiva dos seres vivos, uma característica semelhante pode sugerir independentemente em duas espécies não relacionadas, ou seja, que não possuem um ancestral comum direto de quem poderiam herdar tal característica. Esse processo é muito comum na natureza e pode ser explicado por meio da seleção natural, já que pressões seletivas semelhantes tendem a favorecer adaptações similares.
O fenômeno descrito acima é chamado de
- Língua Portuguesa | 1.2 Estratégias Empregadas na Construção do Texto
(ENEM 2020 2º APLICAÇÃO) Como a solidão pode comprometer a sua saúde
Segundo estudo, solitários têm risco 39% maior de apresentar sintomas mais intensos de um resfriado. Ter muitos amigos nas redes sociais não diminui o risco.
Você se sente sozinho? Uma nova pesquisa, publicada na revista Health Psychology, sugere que seu nível de solidão pode impactar diretamente na gravidade e na resposta do organismo a uma doença.
Para o atual estudo, os pesquisadores avaliaram níveis de solidão de 159 pessoas, entre 18 e 55 anos, além da quantidade de amigos que elas tinham nas redes sociais. Depois, os voluntários receberam, por via nasal, doses iguais de vírus de resfriado comum. Eles, então, ficaram isolados por cinco dias em um hotel para que os sintomas manifestados fossem avaliados pelos especialistas.
Todas as pessoas que participaram do estudo tiveram a mesma chance de ficar doentes, mas aquelas que relataram sentir-se mais solitárias manifestaram sintomas de resfriado, como dor de garganta, espirro e coriza, mais graves do que as que não se sentiam sozinhas. Segundo os resultados, os participantes solitários apresentaram uma probabilidade 39% maior para os sintomas mais agudos.
Disponível em: http://veja.abril.com.br. Acesso em: 1 dez. 2017 (adaptado).
Nessa reportagem, a referência à pesquisa é acionada como uma estratégia argumentativa para
- Sociologia | 6 Sociologia Brasileira
Mas a casa-grande patriarcal não foi apenas fortaleza, capela, escola, oficina, santa casa, harém, convento de moças, hospedaria.Desempenhou outra função importante na economia brasileira: foi também banco. Dentro das suas grossas paredes, debaixo dos tijolo sou mosaicos, no chão, enterrava-se dinheiro, guardavam-se joias, ouro, valores. Às vezes guardavam-se joias nas capelas, enfeitando os santos. Daí Nossas Senhoras sobrecarregadas à baiana de teteias, balangandãs, corações, cavalinhos, cachorrinhos e correntes de ouro. Os ladrões, naqueles tempos piedosos, raramente ousavam entrar nas capelas e roubar os santos. É verdade que um roubou o esplendor e outras joias de São Benedito; mas sob o pretexto, ponderável para a época, de que “negro não devia ter luxo”. Com efeito, chegou a proibir-se, nos tempos coloniais, o uso de “ornatos de algum luxo” pelos negros.
FREYRE,G. CasaGrande & Senzala.São Paulo: Global Editora, 2006.
De acordo com o texto, os ladrões da época evitavam praticar furtos