A investigação de compostos orgânicos pode ser feita através de algumas características de sua estrutura. Um laboratório investiga uma substância de cadeia carbônica acíclica, saturada, ramificada e homogênea, que apresenta molécula assimétrica e apenas um carbono trigonal plano.
A fórmula da substância investigada pelo laboratório é representada abaixo por
Questões relacionadas
- Biologia | 6.3 Tecido Muscular
A exposição “O Fantástico Corpo Humano”, atualmente em cartaz em São Paulo, mostra corpos humanos inteiros e peças preservadas em silicone. O visitante dessa exposição poderá notar diversos feixes de fibras musculares e tendões em corpos mostrados em posições cotidianas, como alguém lendo um livro, chutando uma bola, comendo.
Em relação ao músculo esquelético, é correto afirmar que:
- Química | 3.6 Reações Orgânicas
(UESB)
O capim citronela é uma planta conhecida pelo efeito repelente contra insetos. O óleo extraído dessa planta contém aproximadamente 40% de citronelal representado pela estrutura I, além de possuir pequenas quantidades de citronelol representado pela estrutura II e por outros compostos. O citronelol é excelente aromatizante de ambientes e possui atividade repelente de insetos, principalmente de mosquitos.
Com base nessas informações e na estrutura química do citronelal e do citronelol, é correto concluir:
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Leia o texto abaixo.
Após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), o mundo assistiu a importantes transformações da sociedade moderna. Houve grandes avanços científicos e tecnológicos. As cidades e a população cresceram. Os meios de comunicação existentes na época (jornais, revistas, TV, rádio, cinema, cartazes etc.) invadiram o cotidiano, espalhando ideias e costumes.
(...) No Brasil, os novos hábitos de consumo e de comportamento alteraram o ritmo de vida das grandes cidades. O supermercado foi implantado em São Paulo, em 1953, e sua expansão nos anos seguintes prejudicou o pequeno comércio, provocando o fechamento de muitos armazéns e quitandas. O “reclame”, como era chamada a propaganda, foi rebatizado de “publicidade”, cujo objetivo era criar novas necessidades e estimular o consumo. O rádio, com seus programas de auditório, e principalmente a televisão, com a magia da imagem, anunciavam as transformações do mundo.
Adaptado de: KOSHIBA, Luiz; PEREIRA, Denise M. Frayze. História do Brasil no contexto da história ocidental.
São Paulo: Atual, 2003. p. 470-471.
Segundo o texto, marque a alternativa que destaca corretamente as mudanças vivenciadas pelo Brasil no século XX, no contexto pós segunda guerra mundial.
- Química | 1.1 Introdução à Química
(UEFS) A água captada de rios, lagos ou reservatórios pode conter poluentes, a exemplo de pesticidas e efluentes industriais, além de micro-organismos nocivos à saúde. Para torná-la potável, é necessária a utilização de uma série de processos físicos e químicos para a retirada de impurezas, desinfecção e controle da acidez, dentre outros, realizados em uma estação de tratamento, antes de essa água ser distribuída para a população.
Considerando-se as informações e os processos de tratamento da água, é correto afirmar:
- Língua Portuguesa | 1.3 Voz Autoral, Crítica e Perspectiva do Eu-Lírico
Além da Revolução da Informação
O impacto da Revolução da Informação está apenas começando. Mas a força motriz desse impacto não é a informática, a inteligência artificial, o efeito dos computadores sobre a tomada de decisões ou a elaboração de políticas ou de estratégias. É algo que praticamente ninguém previu, nem mesmo se falava há 10 ou 15 anos: o comércio eletrõnico — o aparecimento explosivo da internet como um canal importante, talvez principal, de distribuição mundial de produtos, serviços e, surpreendentemente, de empregos de nível gerencial. Essa nova realidade está modificando profundamente economias, mercados e estruturas setoriais, os produtos e serviços e seu fluxo, a segmentação, os valores e o comportamento dos consumidores, o mercado de trabalho.
O impacto, porém, pode ser ainda maior nas sociedades e nas políticas empresariais e, acima de tudo, na maneira como encaramos o mundo e nós mesmos dentro dele. O impacto psicológico da Revolução da Informação, como o da Revolução Industrial, foi enorme. Talvez tenha sido mais forte na maneira como as crianças aprendem. Já aos 4 anos (e às vezes até antes), as crianças desenvolvem habilidades de computação, logo ultrapassando seus pais. Os computadores são seus
brinquedos e suas ferramentas de aprendizado. Daqui a 50 anos, talvez concluamos que não houve nenhuma crise educacional no mundo — apenas ocorreu uma incongruência crescente entre a maneira como as escolas do século XX ensinavam e a maneira como as crianças do fim do século XX aprendiam.
DRUCKER, P. O melhor de Peter Drucker: obra completa. São Paulo: Nobel, 2002
O artigo apresenta uma reflexão sobre a Revolução da Informação, que, assim como a Revolução Industrial, provocou impactos significativos nas sociedades contemporâneas. Ao tratar da Revolução da Informação, o autor enfatiza que: