O gráfico a seguir apresenta a evolução do número de pessoas nos principais tipos de classes econômicas do Brasil.
Considere que o número de pessoas nas classes C e DE variou linearmente no período de 2003 a 2011. Em 2006, o módulo da diferença entre as quantidades de pessoas nas classes C e DE, em milhões, foi igual a
Questões relacionadas
- Física | B. Força Magnética
Duas esferas carregadas com cargas iguais em módulo e sinais contrários estão ligadas por uma haste rígida isolante na forma de haltere. O sistema se movimenta sob ação da gravidade numa região que tem um campo magnético horizontal uniforme , da esquerda para a direita. A imagem apresenta o sistema visto de cima para baixo, no mesmo sentido da aceleração da gravidade que atua na região.
Visto de cima, o diagrama esquemático das forças magnéticas que atuam no sistema, no momento inicial em que as cargas penetram na região de campo magnético, está representado em
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o trecho.
Definir o que é um documento é uma tarefa complexa. [...] Para a História, o termo “documento” já foi sinônimo de documento escrito, preferencialmente oficial, desde que demonstrada sua veracidade. Através de documentos cartoriais, diplomáticos e estatais era possível escrever a História, a “verdadeira História”, pautada pelos estudos políticos e econômicos.
No limiar do século XX, porém, a História começou a ampliar seu objeto de análise e, [...] também, sua concepção de documento. A partir de então, todo tipo de vestígio da ação
humana, como canções populares, cartas de amor, retratos, pinturas rupestres, relatos orais, [...] começou a ser reconhecido como um documento.
SILVA, S. P. R. Manuscritos na História (Exposição Virtual). Arquivo Público do Estado de São Paulo . 2011.
Disponível em: <www.arquivoestado.sp.gov.br/exposicao_manuscrito/docmanuscrito.php>. Acesso em: 6 set. 2014. Adaptado.
Glossário
Veracidade – qualidade do que é verdadeiro.
Cartorial – referente a cartório.
Limiar – início ou começo de algo.
O trabalho do historiador frequentemente se utiliza de documentos, também chamados de fontes históricas. Esses documentos são usados pelos historiadores para estudar e compreender o passado. Com base no trecho, pode-se considerar que
- Biologia
(UTFPR) Uma pessoa que tenha alergia a crustáceos vai a um restaurante onde servem frutos do mar. Ela pode consumir apenas pratos com:
- Biologia | 15.4 Especiação e Evolução do Homem
Alterações no genoma podem ser ocasionadas por falhas nos mecanismos de cópia e manutenção do DNA, que ocorrem aleatoriamente. Assim, a cada ciclo de replicação do DNA, existe uma taxa de erro mais ou menos constante de troca de nucleotídeos, independente da espécie. Partindo-se desses pressupostos, foi construída uma árvore filogenética de alguns mamíferos, conforme a figura, na qual o comprimento da linha horizontal é proporcional ao tempo de surgimento da espécie a partir de seu ancestral mais próximo.
ALBERTS, B. et al. Biologia molecular da célula. Nova York: Garland Publisher, 2008.
Qual espécie é geneticamente mais semelhante ao seu ancestral mais próximo?
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
[1] Fundamentalmente el tráfico de Curitiba está estructurado
de forma integrada con el transporte de masas vía autobús, por
medio de los llamados trinários (sistemas de carriles exclusivos de
[4] autobuses expresos, ladeados por pistas simples para vehículos
particulares en sentido contrario e, inmediatamente paralelas a
estas, vías rápidas con velocidad permitida superior).
[7] La política municipal relacionada a los vehículos está
concebida de forma que disminuya el número de vehículos en el
anillo central de la ciudad, lo que se ha hecho mediante la propia
[10] intervención en el flujo viario (disminución del número de calles
con sentido hacia el centro de la ciudad) y mediante el
mantenimiento de importantes espacios para peatones, como la
[13] Rua XV de Novembro, antes una de las avenidas más transitadas de
la ciudad.
El sistema de autobuses de Curitiba es, según diversos
[16] analistas, uno de los más modernos y eficientes de Brasil. Sin
embargo, la alta elección de vehículos particulares por parte de los
ciudadanos evidencia problemas en el sistema existente, el cual
[19] algunos analistas creen saturado. Muchos apuntan la necesidad de
que se introduzca un sistema más veloz y confortable, como el
metro. El sistema de autobuses está compuesto por modernas
[22] terminales estratégicamente localizadas en los principales barrios
de la ciudad, que están conectadas entre sí por carriles exclusivos
para autobuses expresos.
[25] Además de la conexión por autobús expreso, las
terminales están provistas de autobuses alimentadores, que
componen la ramificación secundaria de este sistema de transporte
[28] de masas. Además, otra categoría de autobuses expresos (los
llamados ligeirinhos) proporciona un rápido intercambio de
pasajeros entre una terminal y otra, pues sus trayectos carecen de
[31] paradas intermedias.
Complementando la red de autobuses, la ciudad tiene una
razonable red de ciclovías que, básicamente, conecta los parques
[34] y lugares públicos de la ciudad. Hay una estimación de que esta red
cuenta con alrededor de 120 km de ciclo-rutas, de acuerdo con el
Instituto de Urbanismo de Curitiba (IPPUC).
Internet: (con adaptaciones).
En el texto,
el elemento “que” se usa tanto en la línea 20 como en la línea 23 como conjunción subordinada sustantiva.