O balanço da Polícia Militar aponta que muitos moradores de São Paulo usam o 190 para reclamar do ruído causado pelos próprios vizinhos.
De acordo com o gráfico, a média das ocorrências de barulho registradas de sexta-feira a domingo é maior que a média das ocorrências registradas de segunda a quinta-feira em, aproximadamente,
Questões relacionadas
- Física | 4.1 Conceitos Básicos e Óptica Geométrica
(UFPR) Ao incidir sobre um prisma de vidro, um feixe de luz branca é decomposto em várias cores. Esse fenômeno acontece porque as ondas eletromagnéticas de diferentes comprimentos de onda se propagam no vidro com diferentes velocidades, de modo que o índice de refração n tem valor diferente para cada comprimento de onda. O estudo das propriedades óticas de um pedaço de vidro forneceu o gráfico ao lado para o índice de refração em função do comprimento de onda da luz. Suponha a velocidade da luz no vácuo igual a 3,0 x 108 m/s.
Com base nos conceitos de ótica e nas informações do gráfico, assinale a alternativa correta. - Sociologia | 4. Poder, Estado e Política
A moça negra que, num dia de dezembro de 1955, em Montgomery, no Alabama, decidiu permanecer no lugar em que estava no ônibus – lugar que não era o dela –, decidiu com esse mesmo gesto que tinha como cidadã dos Estados Unidos o direito que ela não tinha como moradora de um Estado que proibia aquele lugar a qualquer indivíduo que tivesse mais do que 1/16 de sangue “não caucasiano”. E os negros de Montgomery que, diante desse conflito entre uma pessoa privada e uma empresa de transportes, decidiram boicotar a empresa agiram politicamente, pondo em cena a dupla relação de exclusão e inclusão inscrita na dualidade do ser humano e do cidadão. RANCIÈRE, Jacques. O ódio à democracia. Boitempo: São Paulo, 2014.
O texto reporta o fato desencadeador da luta pelos direitos civis dos negros nos Estados Unidos nos anos 1950-1960. Tal fato exemplifica que o processo de construção da cidadania ocorre pelo(a)
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Lee la canción "El burro enfermo" y contesta.
El burro enfermo
A mi burro, a mi burro
Le duele la cabeza;
Y el médico le manda
Una gorrita negra.
A mi burro, a mi burro
le duele la garganta;
y el médico le manda
una bufanda blanca.
A mi burro, a mi burro
Le duelen las costillas;
y el médico le manda
chaqueta amarilla.
A mi burro, a mi burro
Le duele el corazón;
El médico le manda
Gotitas de limón.
A mi burro, a mi burro
Ya no le duele nada;
El médico le manda
Trocitos de manzana.
Disponible en <http://www.losbloguitos.com/2010/02/el-burro-enfermo.html> . Acceso 18 sep. 2012.
¿Por qué los colores blanco y amarillo fueron usados en la canción?
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Texto base: Leia o texto a seguir. SP terá escola pública portuguesa Uma escola pública de Portugal na Cidade de São Paulo. O projeto do Ministério da Educação português, proposto em julho à pasta brasileira e à Secretaria Estadual de Educação de São Paulo, já está em fase de busca por um local na capital paulista. O município foi escolhido por ser aquele com o maior número de falantes da língua portuguesa no mundo. De acordo com o secretário de estado do Ensino e da Administração Escolar Português, João Casanova de Almeida, os rumos do currículo já estão definidos: a escola seguirá o que é aplicado em Portugal, mas terá uma parte flexível para a abordagem do conteúdo do sistema educacional brasileiro. A ideia é que após concluir o ensino médio, o estudante possa ingressar tanto no ensino superior do Brasil como no de Portugal. Uma equipe de técnicos dos dois países organizará a adequação curricular e os calendários letivos, mas a escolha do lugar para a unidade ficou a cargo da secretaria paulista, que ainda não divulgou a data estimada de inauguração. Portugal já tem uma rede de escolas públicas em Angola, Macau, Moçambique e Timor-Leste. Em todos os casos o currículo e o modelo de gestão são portugueses, mas as unidades são financeiramente autônomas. Revista Língua, Vírgulas, Editora Segmento, Ano 9, nº 107, set. 2014, p. 8.
Enunciado:
Em relação aos demais países falantes de língua portuguesa, citados no texto, a implantação do projeto em São Paulo
- Língua Portuguesa | 1.03 Capacidade de Análise
José Dias precisa sair de sua casa e chegar até o trabalho, conforme mostra o Quadro 1. Ele vai de ônibus e pega três linhas: 1) de sua casa até o terminal de integração entre a zona norte e a zona central; 2) deste terminal até outro entre as zonas central e sul; 3) deste último terminal até onde trabalha. Sabe-se que há uma correspondência numérica, nominal e cromática das linhas que José toma, conforme o Quadro 2
José Dias deverá, então, tomar a seguinte sequência de linhas de ônibus, para ir de casa ao trabalho: