Um jogo virtual de investigação apresenta uma prova em que o participante deve descobrir uma senha de 5 dígitos. O teclado no qual essa senha é digitada foi utilizado muitas vezes, e os algarismos das teclas que compõem a senha aparecem apagados, como mostra a imagem:
A probabilidade de o jogador descobrir a senha correta em apenas uma tentativa é de:
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Leia o texto a seguir para responder à questão. Na Assembleia Constituinte da recém-proclamada República, as classes dominantes adeptas do movimento republicano do Centro-Sul do país e pertencentes ao setor agroexportador, nomeadamente àquele associado à cafeicultura, lograram garantir o predomínio de seus interesses políticos e econômicos. O estabelecimento do federalismo como forma de organização da nação e a impossibilidade de proposição de sua abolição (art. 90, § 4 o) respondiam à reivindicação de autonomia das antigas províncias feita pelos cafeicultores. SUGAHARA, Henrique. Verbete do Dicionário histórico-biográfico da Primeira República 1889-1930.
Coordenação: Alzira Alves de Abreu/FGV. Disponível em: https://atlas.fgv.br/verbetes/constituicao-de-1891.
Acesso em: 29 out. 2018. Vocabulário Lograr – usufruir o que se conquistou; gozar, desfrutar.
Enunciado:
Considerando o trecho lido, percebe-se que a Primeira República beneficiou os cafeicultores especialmente porque:
- Física | 3.6 Termodinâmica
(FGV) Estamos passando por uma fase de grande evolução tecnológica. O aperfeiçoamento das máquinas e motores é evidente e, dentro em breve, o motor térmico será considerado peça de museu. Considere, no entanto, um motor térmico que realiza um ciclo representado qualitativamente pelo gráfico da pressão versus volume da figura, em que sua frequência de giro é f.
Com esses dados, a potência efetiva desse motor será dada por - Língua Portuguesa
TEXTO l
Frevo: Dança de rua e de salão, é a grande alucinação do carnaval pernambucano.Trata-se de uma marcha de ritmo frenético que é a sua característica principal. E a multidão ondulando, nos meneios da dança, fica a ferver. E foi dessa ideia de fervura (o povo pronuncia fervura, frever) que se criou o nome frevo.
CASCUDO, L. C. Dicionário do folclore brasileiro. São Paulo: Global, 2001 (adaptado).
TEXTO II
Frevo é Patrimônio Imaterial da Humanidade
O frevo, ritmo genuinamente pernambucano, agora é do mundo. A música que hipnotiza milhões de foliões e dá o tom do Carnaval no estado foi oficialmente reconhecida como Patrimônio Imaterial da Humanidade. O anúncio foi feito em Paris, nesta quarta-feira, durante cerimônia da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
Disponível em: www.diariodepernambuco.com.br. Acesso em: 14 jun. 2015.
Apesar de abordarem o mesmo tema, os textos I e II diferenciam-se por pertencerem a gêneros que cumprem, respectivamente, a função social de
- Química | 3.7 Polímeros
(UEFS) Empresa investe 31 milhões na ampliação de instalações em Feira de Santana, para aumentar a produção de pneus radiais, utilizados em carros de passeio e em caminhões direcionados para a indústria automobilística nacional e americana. A empresa utiliza malhas de fios de aço, lonas de poliéster e uma borracha sintética de buta-1, 3-dieno e estireno, vulcanizada, de alta resistência ao atrito, na fabricação de pneus. Durante a vulcanização, a borracha é aquecida na presença de compostos de enxofre para formar ligações de enxofre entre cadeias do polímero. De 5 a 8% de enxofre, a borracha é elástica e resistente.
A partir dessas informações, é correto afirmar:
- Filosofia | 4.2 Teorias Políticas
Não ignoro a opinião antiga e muito difundida de que o que acontece no mundo é decidido por Deus e pelo acaso. Essa opinião é muito aceita em nossos dias, devido às grandes transformações ocorridas, e que ocorrem diariamente, as quais escapam à conjectura humana. Não obstante, para não ignorar inteiramente o nosso livre-arbítrio, creio que se pode aceitar que a sorte decida metade dos nossos atos, mas [o livre-arbítrio] nos permite o controle sobre a outra metade.
MAQUIAVEL, N. O Príncipe. Brasília: EdUnB, 1979 (adaptado).
Em O Príncipe, Maquiavel refletiu sobre o exercício do poder em seu tempo. No trecho citado, o autor demonstra o vínculo entre o seu pensamento político e o humanismo renascentista ao