Um jogo virtual de investigação apresenta uma prova em que o participante deve descobrir uma senha de 5 dígitos. O teclado no qual essa senha é digitada foi utilizado muitas vezes, e os algarismos das teclas que compõem a senha aparecem apagados, como mostra a imagem:
A probabilidade de o jogador descobrir a senha correta em apenas uma tentativa é de:
Questões relacionadas
- Geografia | 7.1 Ordem Geopolítica
(UNESP) Entre os eventos políticos e culturais que marcaram a década de 1960, podem-se citar:
- Física | 2.6 Hidrostática
(UPF) Analise as seguintes afirmativas sobre fluidos:
I. Um fluido em estado gasoso não exerce força de empuxo sobre um corpo nele mergulhado.
II. O empuxo sofrido por um corpo em água doce é o mesmo sofrido por esse corpo em água salgada.
III. A diferença de pressão entre dois pontos de uma mesma vertical, dentro de um líquido, depende da distância que separa esses pontos.
IV. Segundo o princípio de Arquimedes, o acréscimo de pressão exercida num ponto de um líquido se transmite a todos os pontos do líquido.
Está correto apenas o que se afirma em:
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Qual o motivo que muitas famílias obrigavam seus filhos menores a trabalhar?
- Língua Portuguesa | E. Crase
(IFSUL)
A crase presente na fala do último quadrinho baseia-se na regra gramatical que prescreve utilizar crase:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 7.1 Elementos Estruturais da Palavra
Texto base: A questão refere-se a um artigo publicado em um provedor de acesso à internet brasileiro – IG (Internet Group) – na seção Último Segundo, coluna Todoprosa, categoria A palavra é..., elaborado pelo jornalista e escritor Sérgio Rodrigues. Leia-o e observe-o com atenção.
Curiosidades etimológicas: Bonito
(31/10/2009 - 17:02) A história da palavra “bonito” prova que tem raízes mais fundas do que se imagina a identificação entre as ideias de beleza e bondade, que num exame superficial talvez tenhamos a tentação de atribuir a uma “ditadura estética” inaugurada pela cultura de massa e cujos arquétipos poderiam ser dois personagens de velhos filmes de faroeste: o mocinho de traços finos e o bandido abrutalhado com uma cicatriz na cara. No entanto, depois de descontados os contrabandos raciais com que o cinema americano temperou a seu modo o paralelo entre beleza e bondade (olhos azuis para cá, negros para lá), as ideias continuam de mãos dadas. A palavra “bonito” chegou ao português no século 16. Descende do latim bonus (bom), provavelmente depois de uma tabelinha com o espanhol bueno, do qual é um diminutivo. Em resumo: bonito, na origem, é bonzinho. E para não deixar dúvida alguma no ar, “belo” vem do latim bellus, também diminutivo de bonus. Fonte: http://colunistas.ig.com.br/sergiorodrigues/2009/10/31/curiosidades-etimologicas-bonito/ - 1º/11/2009 – adaptado.
Enunciado:
Para facilitar a interpretação do artigo, encontre no dicionário o significado e as classes gramaticais das palavras etimologia, bonito, arquétipo e diminutivo, escrevendo-as a seguir.