A imagem a seguir representa um tijolo muito usado em alguns tipos de edificações. As duas cavidades, que o atravessam totalmente, possuem formato de prisma reto de base quadrada, com altura igual à do tijolo. As dimensões desse objeto são dadas em centímetros, conforme a imagem a seguir, considerando que a espessura, igual em todas as partes do objeto, é a região em que fica a argamassa de concreto.
O volume de argamassa de concreto presente nesse tijolo é
Questões relacionadas
- Biologia | 13.7 Interação Gênica
(UFU) Em uma determinada raça de cão há três possibilidades de cores de pelo: preta, amarela e marrom. O alelo M é responsável pela cor preta, e seu alelo recessivo, pela cor marrom. O gene E, não alélico de M, condiciona o depósito de pigmento preto ou marrom no pelo. Já o alelo recessivo (e) impede esse depósito, originando o pelo amarelo. No cruzamento entre dois cães dessa raça, um de pelo preto heterozigoto para os dois pares de genes e outro marrom descendente de uma mãe amarela, espera-se na descendência uma proporção fenotípica de:
- Química | 1.1 Introdução à Química
As populares pilhas zinco-carbono (alcalinas e de Leclanché) são compostas por um invólucro externo de aço (liga de ferro-carbono), um ânodo (zinco metálico), um cátodo (grafita) e um eletrólito (MnO2 mais NH4Cl ou KOH), contido em uma massa úmida com carbono chamada pasta eletrolítica. Os processos de reciclagem, geralmente propostos para essas pilhas usadas, têm como ponto de partida a moagem (trituração). Na sequência, uma das etapas é a separação do aço, presente no invólucro externo, dos demais componentes.
Que processo aplicado à pilha moída permite obter essa separação?
- Química | B. Cálculos Estequiométricos
(UCS) Os camelos armazenam em suas corcovas gordura sob a forma de triestearina (C57H110O6). Quando essa gordura é metabolizada, ela serve como fonte de energia e água para o animal. Esse processo pode ser simplificadamente representado pela seguinte equação química balanceada:
2 C57H110O6(S) + 163 O2(g) → 114 CO2(g) + 110 H2O(l)
A massa de água que pode ser obtida a partir da metabolização de 1 mol de triestearina é deDado: Considere que o rendimento da reação seja de 100%. - Língua Portuguesa | 1.09 Recursos Expressivos e Recursos Estilísticos
O rio que fazia uma volta atrás de nossa casa era a imagem de um vidro mole que fazia uma volta atrás de casa.
Passou um homem depois e disse: Essa volta que o rio faz por trás de sua casa se chama enseada.Não era mais a imagem de uma cobra de vidro que fazia uma volta atrás da casa.Era uma enseada.Acho que o nome empobreceu a imagem.BARROS, M. O livro das ignorãças. Rio de Janeiro: Record, 2001.
Manoel de Barros desenvolve uma poética singular, marcada por “narrativas alegóricas”, que transparecem nas imagens construídas ao longo do texto. No poema, essa característica aparece representada pelo uso do recurso de:
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Disponível em: <http://www.altamirano.com.br/?page_id=23> Acesso em: 16 out 2014.
August König foi um lavrador que vivia em Neu Pouldorf (atual Nove Pavlovice), na atual República Tcheca. Aos 32 anos, optou por tentar um futuro melhor no Sul do Brasil, através da companhia colonizadora com sede em Hamburgo. August veio com toda família e descobriram logo terem sido enganados com falsas promessas. A companhia colonizadora não possuía mais terras para distribuir. As dificuldades vividas na colônia revoltavam August. Além da legalização das terras, faltavam igreja, médicos e escola. O imigrante tornou-se um dos líderes dos colonos que se rebelaram no início de 1875. August e outros dois acabaram indo ao Rio de Janeiro para queixar-se ao governo imperial.
Fragmento de “A dura batalha para construir a nova pátria”. Disponível em: http://www.dw.de/a-dura-batalha-para-construir-a-nova-p%C3%A1tria/a-1197745> Acesso em: 16 out. 2014.
A partir da leitura dos documentos, explique a diferença entre o que se prometia ao imigrante e a realidade que ele encontrava ao chegar