Uma fábrica disponibiliza 0,059 m2 de papelão para a produção de cada uma de suas embalagens. Um funcionário, desatento às orientações, não sabe qual deve ser a altura da caixa, sabendo apenas que as medidas do comprimento e da largura são, respectivamente, 10 cm e 20 cm.
Supondo que o material disponibilizado para a confecção da caixa deve ser totalmente utilizado, desconsiderando a espessura do papelão, a altura de cada caixa é de
Questões relacionadas
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
(ENEM 2018 1º APLICAÇÃO) El día en que lo iban a matar. Santiago Nasar se levantó a las 5:30 de la mañana para esperar el buque en que llegaba el obispo. Había soñado que atravesaba un bosque de higuerones donde caía una llovizna tierna, y por un instante fue feliz en el sueño, pero al despertar se sintió por completo salpicado de cagada de pájaros. “Siempre soñaba con árboles", me dijo Plácida Linero, su madre, evocando 27 años después los pormenores de aquel lunes ingrato. “La semana anterior había soñado que iba solo en un avión de papel de estaño que volaba sin tropezar por entre los almendros". me dijo. Tenía una reputación muy bien ganada de intérprete certera de los sueños ajenos, siempre que se los contaran en ayunas, pero no había advertido ningún augurio aciago en esos dos sueños de su hijo, ni en los otros sueños con árboles que él le había contado en las mañanas que precedieron a su muerte.
MÁRQUEZ, G. G. Crónica de una muerte anunciada. Disponível em: http://biblio3.url.edu.gt. Acesso em. 2 jan. 2015.
Na introdução do romance, o narrador resgata lembranças de Plácida Linero relacionadas a seu filho Santiago Nasar. Nessa introdução, o uso da expressão augurio aciago remete ao(à)
- Matemática | 1.06 Razão, Proporção e Regra de Três
Um motociclista planeja realizar uma viagem cujo destino fica a 500 km de sua casa. Sua moto consome 5 litros de gasolina para cada 100 km rodados, e o tanque da moto tem capacidade para 22 litros. Pelo mapa, observou que no trajeto da viagem o último posto disponível para reabastecimento, chamado Estrela, fica a 80 km do seu destino. Ele pretende partir com o tanque da moto cheio e planeja fazer somente duas paradas para reabastecimento, uma na ida e outra na volta, ambas no posto Estrela. No reabastecimento para a viagem de ida, deve considerar também combustível suficiente para se deslocar por 200 km no seu destino.
A quantidade mínima de combustível, em litro, que esse motociclista deve reabastecer no posto Estrela na viagem de ida, que seja suficiente para fazer o segundo reabastecimento, é
- Ciências - Fundamental | 03. Energia Térmica, Vida e Novos Materiais
Pedro é um turista que viajou para uma praia no Nordeste do Brasil. Quando chegou lá, ele ficou impressionado com a diferença de temperatura entre a água do mar e a areia. Ele percebeu que a água estava mais fria do que a areia, mesmo com o sol quente. Qual é a possível explicação para esse fenômeno percebido por Pedro?
- Física | A. Grandezas, Potência e Energia Elétrica
(UNIPÊ)
O ambiente hospitalar expõe seus ocupantes a várias situações de risco e, dentre elas, uma que merece atenção especial por parte dos profissionais da área de saúde é o choque elétrico envolvendo equipamentos médicos, que são bastante utilizados no monitoramento de pacientes e para diagnóstico e tratamento de doenças. A intensidade da corrente elétrica que percorre um condutor metálico no interior de um aparelho utilizado para o tratamento de um paciente varia com o tempo conforme o gráfico representado.
Considerando o intervalo de tempo de 0,0 a 10,0s, é correto afirmar que a intensidade média da corrente que produz o mesmo efeito da corrente representada no gráfico, em mA, é igual a
- Língua Portuguesa | 1.2 Estratégias Empregadas na Construção do Texto
E se cheguei até aqui é porque vou morrer. Já?, horrorizou-se olhando para os lados mas evitando olhar para trás. A vertigem o fez fechar de novo os olhos. Equilibrou-se tentando se agarrar ao banco, Não quero!, gritou. Agora não, meu Deus, espera um pouco, ainda não estou preparado! Calou-se, ouvindo os passos que desciam tranquilamente a escada. Mais tênue que a brisa, um sopro pareceu reavivar a alameda. Agora está nas minhas costas, ele pensou, e sentiu o braço se estender na direção do seu ombro. Sentiu a mão ir baixando numa crispação de quem (familiar e contudo cerimonioso) dá um sinal, Sou eu. O toque manso. Preciso acordar, ordenou se contraindo inteiro, isso é apenas um sonho! Preciso acordar!, acordar. Acordar, ficou repetindo e abriu os olhos. (p. 149)
TELLES, Lygia Fagundes. A mão no ombro. In: TELLES, Lygia Fagundes. Melhores contos de Lygia Fagundes Telles. Seleção de Eduardo Portella. 13. ed. São Paulo: Global, 2015. [Fragmentos. (p. 149)].
Sinais de pontuação são símbolos gráficos usados para organizar a escrita e ajudar na compreensão da mensagem.
No texto, a transgressão do uso formal dos sinais de pontuação contribui para