(ENEM 2014 2º APLICAÇÃO)
O ferro é um mineral fundamental para que as células mantenham seu bom funcionamento. Ele é essencial ao transporte de oxigênio, síntese de DNA e metabolismo energético. É recomendado para meninos de 9 a 13 anos ingerirem, pelo menos, 8 mg de ferro por dia.
Pesquisadores elaboraram a tabela com alguns alimentos e as suas respectivas quantidades de ferro:
A diretora de uma escola sabe que deve escolher para o almoço de seus alunos o máximo de cardápios possíveis entre três cardápios existentes, no(s) qual(is) cada porção equivale a 100 g e cada copo a 50 g.
Para ter certeza de que seus alunos estão ingerindo a quantidade mínima de ferro recomendada, a diretora deve escolher o(s) cardápio(s)
Questões relacionadas
- Química | B. Estrutura do Átomo e Distribuição Eletrônica
(UNIFACS)
Um laser, utilizado contra rugas, vem se mostrando eficaz para amenizar marcas de queimaduras e atenuar a dor por elas produzidas. O tratamento está sendo aplicado por uma dermatologista de Miami, Estados Unidos. Durante o tratamento, os tecidos das cicatrizes são praticamente retirados pela ação do calor emitido, regenerando a pele. O alívio da dor ocorre após dias ou semanas depois de cada sessão. O novo recurso disponível é um dos procedimentos do esforço para encontrar saídas contra dores crônicas, condição que, segundo o Instituto Americano de Medicina, é o maior problema de saúde pública do mundo.
A análise das informações do texto, sobre a aplicação do laser no tratamento da dor crônica e da figura, permite corretamente inferir:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.03 Charge
Leia a charge a seguir.
A charge é um meio visual de expressar opiniões, geralmente por meio de técnicas de humor.
O tema da charge selecionada é Saúde. Considerando o diálogo e os recursos visuais apresentados, que ponto de vista é veiculado pelo autor?
- Língua Portuguesa | 1.03 Capacidade de Análise
Compare os textos I e II a seguir, que tratam de aspectos ligados a variedades da língua portuguesa no mundo e no Brasil.
Texto I
Acompanhando os navegadores, colonizadores e comerciantes portugueses em todas as suas incríveis viagens, a partir do século XV, o português se transformou na língua de um império. Nesse processo, entrou em contato — forçado, o mais das vezes; amigável, em alguns casos — com as mais diversas línguas, passando por processos de variação e de mudança linguística. Assim, contar a história do português do Brasil é mergulhar na sua história colonial e de país independente, já que as línguas não são mecanismos desgarrados dos povos que as utilizam. Nesse cenário, são muitos os aspectos da estrutura linguística que não só expressam a diferença entre Portugal e Brasil como também definem, no Brasil, diferenças regionais e sociais.
PAGOTTO, E. P. Línguas do Brasil. Disponível em: http://cienciaecultura.bvs.br. Acesso em: 5 jul. 2009 (adaptado).Texto IIBarbarismo é vício que se comete na escritura de cada uma das partes da construção ou na pronunciação. E em nenhuma parte da Terra se comete mais essa figura da pronunciação que nestes reinos, por causa das muitas nações que trouxemos ao jugo do nosso serviço. Porque bem como os Gregos e Romanos haviam por bárbaras todas as outras nações estranhas a eles, por não poderem formar sua linguagem, assim nós podemos dizer que as nações de África, Guiné, Ásia, Brasil barbarizam quando querem imitar a nossa.
BARROS, J. Gramática da língua portuguesa. Porto: Porto Editora, 1957 (adaptado).
Os textos abordam o contato da língua portuguesa com outras línguas e processos de variação e de mudança decorridos desse contato. Da comparação entre os textos, conclui-se que a posição de João de Barros (Texto II), em relação aos usos sociais da linguagem, revela:
- Matemática | 13.3 Semelhança de Triângulo e Teorema de Tales
O dono de um sítio pretende colocar uma haste de sustentação para melhor firmar dois postes de comprimentos iguais a 6 m e 4 m. A figura representa a situação real na qual os postes são descritos pelos segmentos AC e BD e a haste é representada pelo segmento EF, todos perpendiculares ao solo, que é indicado pelo segmento de reta AB. Os segmentos AD e BC representam cabos de aço que serão instalados.
Qual deve ser o valor do comprimento da haste EF?
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
Nesta palestra, desejo apresentar algumas variações sobre a função humanizadora da literatura, isto é, sobre a capacidade que ela tem de confirmar a humanidade do homem. Para este fim, começo focalizando rapidamente, nos estudos literários, o conceito de função, vista como o papel que a obra literária desempenha na sociedade.
Este conceito social de função não está muito em voga, pois as correntes mais modernas se preocupam sobretudo com o de estrutura, cujo conhecimento seria, teoricamente, optativo em relação a ele, se aplicarmos o raciocínio feito com referência à história. Em face desta os estruturalistas optam, porque acham que é possível conhecer a história ou a estrutura, mas não a história e a estrutura. Os dois enfoques seriam mutuamente exclusivos.
Que incompatibilidade metodológica poderia existir entre o estudo da estrutura e o da função social? O primeiro pode ser comparativamente mais estático do que o segundo, que evocaria certas noções em cadeia, de cunho mais dinâmico, como: atuação, processo, sucessão, história. Evocaria a ideia de pertinência e de adequação à finalidade; e daí bastaria um passo para chegar à ideia de valor, posta entre parênteses pelas tendências estruturalistas.
CANDIDO, A. A literatura e a formação do homem. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br. Acesso em: 10 mar. 2022.
O texto apresenta uma discussão acerca das funções da literatura. O questionamento sobre a incompatibilidade metodológica entre o estudo da estrutura e o da função social revela que o autor considera o estudo da estrutura