O gráfico a seguir representa a velocidade de um veículo em função do tempo ao longo de um trecho no qual havia três semáforos.
Sabe-se que o veículo ficou parado somente nos momentos em que se deparou com semáforos fechados e que ele partiu de um ponto em que não havia semáforo. Sendo assim, no trecho apresentado, o tempo em que o carro ficou parado para respeitar os semáforos foi igual a
Questões relacionadas
- Biologia | 10.1 Características Gerais, Poríferos e Cnidários
(PUC-CAMP) Por suas características, a taxonomia zoológica classifica o homem entre os primatas. Considere o esquema abaixo, que representa uma das hipóteses sobre a filogenia desse grupo durante os últimos 60 milhões de anos.
Analisando-se esse esquema, é correto afirmar que
- Matemática | 1.07 Porcentagem e Juros
No ano de 2010 o Data Senado realizou uma pesquisa intitulada “Condições de vida das pessoas com deficiência no Brasil”. A pesquisa ouviu 1 165 pessoas com deficiência e uma das questões foi a seguinte: “Para você, nos últimos anos, o preconceito em relação às pessoas com deficiência está igual, aumentando ou diminuindo?”. A porcentagem das respostas a esta pergunta é mostrada na tabela a seguir.
Disponível em: www.ibdd.org.br. Acesso em: 20 nov. 2011.Pelos dados contidos na tabela, o número que mais se aproxima da quantidade de pessoas que responderam “diminuindo” é:
- Biologia | 11.6 Sistema Endócrino
(UNIT) Em algumas pessoas, o sistema imunológico ataca equivocadamente as células beta. Logo, pouca ou nenhuma insulina é liberada para o corpo. Como resultado, a glicose fica no sangue, em vez de ser usada como energia. Esse é o processo que caracteriza o Tipo 1 de diabetes, que concentra entre 5 e 10% do total de pessoas com a doença. O Tipo 1 aparece geralmente na infância ou na adolescência, mas pode ser diagnosticado em adultos também. Essa variedade é sempre tratada com insulina, medicamentos, planejamento alimentar e atividades físicas, para ajudar a controlar o nível de glicose no sangue.
A insulina é fundamental ao metabolismo glicídico devido:
- Geografia | 3.5 Vegetação
As mulheres quebradeiras de coco-babaçu dos Estados do Maranhão, Piauí, Pará e Tocantins, na sua grande maioria, vivem numa situação de exclusão e subalternidade. O termo quebradeira de coco assume o caráter de identidade coletiva na medida em que as mulheres que sobrevivem dessa atividade e reconhecem sua posição e condição desvalorizada pela lógica da dominação, se organizam em movimentos de resistência e de luta pela conquista da terra, pela libertação dos babaçuais, pela autonomia do processo produtivo. Passam a atribuir significados ao seu trabalho e as suas experiências, tendo como principal referência sua condição preexistente de acesso e uso dos recursos naturais.
ROCHA, M. R. T. A luta das mulheres quebradeiras de coco-babaçu, pela libertação dococo preso e pela posse da terra. In: Anais do VII Congresso Latino-Americanode Sociologia Rural, Quito, 2006 (adaptado).A organização do movimento das quebradeiras de coco de babaçu é resultante da
- Física | 3.2 Dilatação
João, chefe de uma oficina mecânica, precisa encaixar um eixo de aço em um anel de latão, como mostrado nesta figura:
À temperatura ambiente, o diâmetro do eixo é maior que o do orifício do anel.Sabe-se que o coeficiente de dilatação térmica do latão é maior que o do aço.Diante disso, são sugeridos a João alguns procedimentos, descritos nas alternativas a seguir, para encaixar o eixo no anel.Assinale a alternativa que apresenta um procedimento que NÃO permite esse encaixe.