Você já usou um banheiro público no qual a torneira da pia funciona automaticamente? A água começa a sair quando você coloca as mãos sob a torneira e para de sair quando você retira as mãos. Como o sistema consegue detectar a presença das suas mãos? Um cabo de fibra ótica no interior da torneira emite um feixe de ondas eletromagnéticas com um comprimento de onda de 850 nanômetros, que o olho humano é incapaz de detectar. Um segundo cabo recebe as ondas refletidas no fundo da pia. Quando você coloca as mãos debaixo da torneira, um sensor detecta a mudança de intensidade do feixe refletido e aciona um mecanismo que deixa passar a água. Quando você tira as mãos, a intensidade do feixe refletido volta ao normal e a passagem da água é interrompida.
TREFIL, James; HAZEN, Robert M. Física Viva: uma introdução à Física
A radiação captada pelo sensor descrito no texto encontra-se na região de frequência
Questões relacionadas
- Biologia | 12.8 Impactos Ambientais
(UNEB) Além dos prejuízos causados pelo descarte de material plástico nos oceanos, o fenômeno da eutrofização é um dos problemas ambientais de grande magnitude que aflige mananciais hídricos, tais como rios e lagos, cujas principais fontes de resíduos são as atividades antrópicas.
Para reduzir os impactos ocasionados por essa prática, deve-se:
- Química | 3.7 Polímeros
(UNIPÊ)
Pela primeira vez um transplante de pele foi realizado no Hospital Geral, HGE, no Centro de Tratamento de Queimados, do Estado da Bahia. A paciente, sete anos de idade, teve 80% do corpo queimado após acidente doméstico com álcool. Cerca de um milhão de pessoas com queimaduras são registradas por ano, no país. São os acidentes com fogos, a segunda causa de morte na infância no Brasil e nos Estados Unidos, por isso o desenvolvimento em laboratório de substituto de pele, para uso como enxerto tem sido um importante foco de pesquisa nos últimos 30 anos. A nova pele artificial é produzida a partir de uma solução de copolímeros de ácido glicólico-ácido láctico, absorvível pelo organismo, muito usada na fabricação de implantes. Depois de pronta, a solução de polímeros é transformada em uma fibra por eletrofiação, que serve como suporte celular tridimensional, semelhante à estrutura da pele.
De acordo com essas informações sobre os enxertos de pele artificial de copolímero do ácido glicólico-ácido láctico, utilizado no tratamento de queimaduras, é correto levar em consideração:
- Biologia | 15.4 Especiação e Evolução do Homem
(UNESP) Leia o trecho extraído do livro O maior espetáculo da Terra, do biólogo evolutivo e escritor britânico Richard Dawkins.
“… imaginemos que toda a terra firme fosse reunida em um imenso continente no meio de um mar sem outros acidentes geográfi cos. Não há ilhas perto da costa, nem lagos ou cordilheiras em terra: nada para quebrar a monótona, uniforme vastidão. Em um mundo assim, um animal pode ir facilmente de uma parte a qualquer outra, limitado apenas pela distância, jamais tolhido por barreiras inóspitas. Esse não é um mundo favorável à evolução. A vida na Terra seria uma tremenda chatice se não houvesse ilhas.” (O maior espetáculo da Terra. 2009.)
A afirmação de que “esse não é um mundo favorável à evolução” baseia-se na premissa de que, em um mundo assim, onde animais de reprodução sexuada podem ir facilmente de uma parte a qualquer outra, pode ocorrer
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
Ciudad de Dios
[1] Ciudad de Dios resulta un fresco social, un film de iniciación
y también un film apocalíptico. La durísima realidad de las favelas y los
barrios más carenciados de Brasil ha sido llevada al cine en varias
[4] ocasiones, tal vez la más célebre haya sido Orfeo Negro, en clave
romántica. Algo de ese romanticismo subsiste bajo la cruda violencia
de Ciudad de Dios, que relata la trayectoria de varios chicos habitantes
[7] del barrio llamado así ¿paradójica, irónicamente? y situado en las
afueras de Río de Janeiro. En este caso no se trata de estrechas calles
colgadas de los morros sino de una urbanización construida en los años
[10] ‘60 con el propósito de albergar familias sin vivienda, y que en poco
tiempo devino ciudad marginal regida por sus propias leyes e
impenetrable a quienes no fueren sus residentes. Los chicos de Ciudad
[13] de Dios juegan al fútbol como todos los chicos brasileños, pero el
tiempo les enseñará que es muy difícil transitar cualquier camino que
no pase por el delito: la película nos muestra a través de dos décadas por
[16] qué muchos eligen el tráfico de droga, el robo y el asesinato mientras
unos pocos intentan alejarse de ese mundo cerrado.
Narrado en primera persona desde el punto de vista de
[19] Buscapé, uno de los jóvenes habitantes del barrio, el film tiene la
estructura de un relato enmarcado: las imágenes iniciales, en un montaje
agilísimo de impresionantes tomas de muerte y cacería en la Ciudad de
[22] Dios anuncian el nivel de barbarie de lo que vendrá. Sigue con la
prehistoria del barrio en los ‘60 y la creciente criminalidad de los niños
comandados por un precoz muchachito, quien en los ‘70 se ha
[25] transformado en el jefe de una banda. Comparten el barrio con otra
pandilla, en sorda convivencia competitiva. Paulatinamente, el crimen
se hace más implacable, el tráfico más pesado, los mafiosos son cada
[28] vez más jóvenes. Cuando uno de los jefes se enamora e intenta eludir
su destino trágico, colapsa una paz forzosa y frágil, y sobreviene una
ola de muertes sangrientas, infames, vengativas.
[31] El tratamiento de la imagen, de la violencia está en este caso
al servicio de la puesta en escena de la dura realidad de la marginación
en Latinoamérica. Lo que más impacta del film de Fernando Meirelles
[34] es el testimonio de toda una nueva generación familiarizada con el
crimen, de chicos que matan a la edad de empezar a leer, de bandas de
vocês que instalam um ola de terror e quedan como amos
[37] Despiadados de ESE Microcosmos. El protagonista vive su destino
permanentemente cruzado com o seu tamanho. Si éstos decidieron
disparar las armas, Buscapé eligió disparar una cámara de fotos, y si
[40] demuestra ser un inepto total para el crimen, su condición de oriundo de
la favela lo coloca en una posición inmejorable para registrar como
fotógrafo las luchas en esos barrios herméticos. Meirelles presenta una
[43] Sutil observación de los diferentes grupos, tratando a sus personajes
como tipologías representantes de un ámbito social.
Internet: <www.cineismo.com> (con adaptaciones).
Con respecto a las ideas y estructuras lingüísticas del texto, juzgue lo ítem
El filme Ciudad de Dios, de Fernando Meirelles, muestra que a los jóvenes de la favela no les esible encontrar un futuro que no pase por el mundo de la criminalidad y las drogas.
- Literatura | 4.1 Romantismo(UNIFESP) TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
Um sarau é o bocado mais delicioso que temos, de telhado abaixo. Em um sarau todo o mundo tem que fazer. O diplomata ajusta, com um copo de champagne na mão, os mais intrincados negócios; todos murmuram, e não há quem deixe de ser murmurado. O velho lembra-se dos minuetes e das cantigas do seu tempo, e o moço goza todos os regalos da sua época; as moças são no sarau como as estrelas no céu; estão no seu elemento: aqui uma, cantando suave cavatina, eleva-se vaidosa nas asas dos aplausos, por entre os quais surde, às vezes, um bravíssimo inopinado, que solta de lá da sala do jogo o parceiro que acaba de ganhar sua partida no écarté, mesmo na ocasião em que a moça se espicha completamente, desafinando um sustenido; daí a pouco vão outras, pelos braços de seus pares, se deslizando pela sala e marchando em seu passeio, mais a compasso que qualquer de nossos batalhões da Guarda Nacional, ao mesmo tempo que conversam sempre sobre objetos inocentes que movem olhaduras e risadinhas apreciáveis. Outras criticam de uma gorducha vovó, que ensaca nos bolsos meia bandeja de doces que veio para o chá, e que ela leva aos pequenos que, diz, lhe ficaram em casa. Ali vê-se um ataviado dandy que dirige mil finezas a uma senhora idosa, tendo os olhos pregados na sinhá, que senta-se ao lado. Finalmente, no sarau não é essencial ter cabeça nem boca, porque, para alguns é regra, durante ele, pensar pelos pés e falar pelos olhos.
E o mais é que nós estamos num sarau. Inúmeros batéis conduziram da corte para a ilha de... senhoras e senhores, recomendáveis por caráter e qualidades; alegre, numerosa e escolhida sociedade enche a grande casa, que brilha e mostra em toda a parte borbulhar o prazer e o bom gosto.
Entre todas essas elegantes e agradáveis moças, que com aturado empenho se esforçam para ver qual delas vence em graças, encantos e donaires, certo sobrepuja a travessa Moreninha, princesa daquela festa.
(Joaquim Manuel de Macedo. A Moreninha, 1997.)
Levando em conta o contexto em que floresceu a literatura romântica, as informações textuais refletem, com