Donde se acomoda la usura
Nacen la ambición y el poder
Y este germina en la tierra
Que agoniza por interés.
Y una gaviota cuentan que decidió
En acto suicida inmolarse en el Sol
Ríe desprecios un barco que encalló
Y se desangra en su lecho: ¡la mar!
¡Ven!, quiero oír tu voz
Y si aún nos queda amor
Impidamos que esto muera
¡Ven! pues en tu interior
Está la solución
De salvar lo bello que queda.
“La costa del silencio”, de Mago de Oz.
Tomando como base o fragmento, pode-se dizer que a ideia central da canção “La costa del silencio”, da banda espanhola Mago de Oz, é o(a)
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Disponível em http://whiplash.net/materias/biografias/099509-jimihendrix.html. Acesso em: mar. de 2012.
A música possuía uma estrutura melódica simples e na letra destaca-se o refrão “Tudo o que dizemos é dê uma chance à paz.” A motivação para o protesto do casal famoso, bem como de grande parte da sociedade norte-americana era a Guerra do Vietnã que
- Matemática | 1.06 Razão, Proporção e Regra de Três
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de São Paulo testou em 2013 novos radares que permitem o cálculo da velocidade média desenvolvida por um veículo em um trecho da via.
As medições de velocidade deixariam de ocorrer de maneira instantânea, ao se passar pelo radar, e seriam feitas a partir da velocidade média no trecho, considerando o tempo gasto no percurso entre um radar e outro. Sabe-se que a velocidade média é calculada como sendo a razão entre a distância percorrida e o tempo gasto para percorrê-la.
O teste realizado mostrou que o tempo que permite uma condução segura de deslocamento no percurso entre os dois radares deveria ser de, no mínimo, 1 minuto e 24 segundos. Com isso, a CET precisa instalar uma placa antes do primeiro radar informando a velocidade média máxima permitida nesse trecho da via. O valor a ser exibido na placa deve ser o maior possível, entre os que atendem às condições de condução segura observadas.
Disponível em: www1.folha.uol.com.br. Acesso em: 11 jan. 2014 (adaptado).
A placa de sinalização que informa a velocidade que atende a essas condições é:
- Matemática | 1.06 Razão, Proporção e Regra de Três
Com a chegada das chuvas, algumas pessoas destampam as caixas d'água para captação de água. Três caixas d'água, R1, R2 e R3, com formato cilíndrico circular reto de mesma altura h, mas com capacidades diferentes, foram instaladas em casas diferentes de um mesmo município.
Sendo A1, A2 e A3, respectivamente, as áreas das bases dos cilindros R1, R2 e R3, conclui-se que A1 < A2 < A3. Além disso, sabe-se que T1, T2 e T3 são, respectivamente, os tempos de enchimento das caixas R1, R2 e R3, ou seja, o tempo T em que a caixa demora para encher com a água da chuva.
Considerando que nesse município a chuva se distribui uniformemente, ou seja, o volume de água captada por cada caixa é proporcional à área da base destas, a relação entre os tempos de enchimento das caixas é
- Língua Portuguesa | 1. Interpretação de Textos
(UFSM) Em textos instrucionais, é frequente o emprego de comandos ao leitor e de declarações que os justificam. Observe esse princípio nos excertos de um texto sobre as utilidades do sal de cozinha no ambiente doméstico (coluna da direita) e associe-os aos significados correspondentes (coluna da esquerda).
(1) Comando
(2) Declaração
( ) O sal afasta alguns insetos que podem sofrer desidratação ao entrarem em contato com ele.
( ) Prepare uma solução de sal com água e borrife nos cantos da casa.
( ) No cano da pia da cozinha, jogue um pouco de água bem salgada .
( ) Com esse procedimento, são evitados entupimentos causados pelo acúmulo de gordura.
( ) No interior dos sapatos, coloque um pouco de sal.
( ) Eliminam-se a umidade e o mau cheiro.
A sequência correta é
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Leia o fragmento de texto a seguir.
Uma vez que seu cérebro repete por dentro o sorriso que ele vê por fora, o bem-estar do outro é contagiante. Felicidade gera felicidade: ela passa de um cérebro para o próximo por meio do sorriso.”
HERCULANO-OUZEL, Suzana. A beleza do sorriso. Disponível em:
<http://www.ufcg.edu.br/prt_ufcg/assessoria_imprensa/mostra_noticia.php?codigo=3100>.
Acesso em: 24 abr. 2011.
Releia o trecho: “Felicidade gera felicidade: ela passa de um cérebro para o próximo...”. Os dois pontos, no trecho acima, foram usados para marcar a relação sintático-semântica entre as orações. Essa relação é de