Donde se acomoda la usura
Nacen la ambición y el poder
Y este germina en la tierra
Que agoniza por interés.
Y una gaviota cuentan que decidió
En acto suicida inmolarse en el Sol
Ríe desprecios un barco que encalló
Y se desangra en su lecho: ¡la mar!
¡Ven!, quiero oír tu voz
Y si aún nos queda amor
Impidamos que esto muera
¡Ven! pues en tu interior
Está la solución
De salvar lo bello que queda.
“La costa del silencio”, de Mago de Oz.
Tomando como base o fragmento, pode-se dizer que a ideia central da canção “La costa del silencio”, da banda espanhola Mago de Oz, é o(a)
Questões relacionadas
- Matemática | 3.6 Exponencial
A figura descreve o gráfico de uma função exponencial do tipo y = ax, de R em R.
Nessa função, o valor de y para x = - 0,5 é igual a
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.09 Entrevista
Leia a entrevista com Danilo Gentili:
a) Um dos integrantes do famoso programa de televisão CQC, no ano passado, lançou o livro – Como se tornar o pior aluno da escola. Entretanto, segundo o próprio autor, as condutas descritas na obra nem sempre garantem popularidade para quem as executa. Como isso pode ser comprovado na entrevista?
b) Observe um dos períodos que compoe o lead da entrevista:
“ Neste mês, o Ministério Público concluiu que a obra, que já vendeu 13.000 exemplares, é inadequada para menores de 18 anos e decidiu colocar um selo de advertência em sua capa.”
- Quantas orações o trecho possui? Justifique sua resposta.
As expressões “neste mês” e “para menores de 18 anos” cumprem quais funções sintáticas? Justifique sua resposta.
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: Analiza las informaciones de la imagen a seguir:
Disponible en: <http://ticsyformacion.com/2013/11/04/prevencion-de-los-peligros-de-las-tics-en-menores-infografia-infographic/>. Acceso el: 03 abr. 2015.
Enunciado:
Elija tres de las recomendaciones que aparecen en el cartel y reescríbalas utilizando el imperativo. Siga el ejemplo:
Usa el ordenador siempre en zona común de la casa.
- Literatura | 5.2 Modernismo
Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o lazareto*. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:
Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...
Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:
Ora, adeus, ó meus filhinhos, Qu’eu vou e torno a vortá...
E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.
Jorge Amado, Capitães da Areia.
*lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.
(FUVEST 2016 1° FASE) Considere as seguintes afirmações referentes ao texto de Jorge Amado:
I. Do ponto de vista do excerto, considerado no contexto da obra a que pertence, a religião de origem africana comporta um aspecto de resistência cultural e política.
II. Fica pressuposta no texto a ideia de que, na época em que se passa a história nele narrada, o Brasil ainda conservava formas de privação de direitos e de exclusão social advindas do período colonial.
III. Os contrastes de natureza social, cultural e regional que o texto registra permitem concluir corretamente que o Brasil passou por processos de modernização descompassados e desiguais.
Está correto o que se afirma em
- História | 5.2 Renascimento Cultural
Uma privatização do espaço maior do que aquela proporcionada pelo quarto evidencia-se cada vez mais nos séculos XVII e XVIII. Como as ruelles [espaço entre a cama e a parede], as alcovas são espaços além do leito, longe da porta que dá acesso à sala (ou à antecâmara, nas casas da elite). Thomas Jefferson, tecnólogo do estilo século XVIII, mandou construir uma parede em torno de sua cama a fim de fechar completamente o pequeno cômodo além do leito — cômodo no qual só ele podia entrar, descendo da cama do lado da ruelle.
RANUM, O. Os refúgios da intimidade. In: CHARTIER, R. (Org.). História da vida privada: da Renascença ao Século das Luzes.
São Paulo: Cia. das Letras, 2009 (adaptado).
A partir do século XVII, a história da casa, que foi se modificando para atender aos novos hábitos dos indivíduos, provocou o(a)