O cartaz anterior fez parte de uma campanha publicitária promovida pela UNICEF na República Dominicana, e objetiva
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
39. Leia o trecho do conto A chave, de Machado de Assis.
Não sei se lhes diga simplesmente que era de madrugada, ou se comece num tom mais poético: aurora, com seus róseos dedos... A maneira simples é o que melhor me conviria a mim, ao leitor, aos banhistas que estão agora na Praia do Flamengo — agora, isto é, no dia 7 de outubro de 1861, que é quando tem princípio este caso que lhes vou contar. [...]
Imaginem os leitores um sujeito gordo, não muito gordo — calvo, de óculos, tranquilo, tardo, meditativo. Tem sessenta anos: nasceu com o século. Traja asseadamente um vestuário da manhã; vê-se que é abastado ou exerce algum alto emprego na administração. Saúde de ferro. Disse já que era calvo; equivale a dizer que não usava cabeleira. Incidente sem valor, observará a leitora, que tem pressa. Ao que lhe replico que o incidente é grave, muito grave, extraordinariamente grave. A cabeleira devia ser o natural apêndice da cabeça do major Caldas, porque cabeleira traz ele no espírito, que também é calvo.
MACHADO DE ASSIS, J. M. Disponível em: www.dominiopublico.gov.br/download/texto/fs000184.pdf. Acesso em: 28 out. 2018.
O trecho inicial do conto é utilizado para
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Texto base: .
Enunciado:
Leia a reportagem a seguir.
Jornal Cantareira: criança: acolher, proteger e educar.
[...] o Jornal Cantareira as colocou em destaque [...] as ações da Casa Clamor, na Freguesia do Ó, que presta atenção às crianças e seus familiares. A Casa Clamor desenvolve programas e projetos sociais que promovem o crescimento social e humano dessas crianças e suas famílias [...]
[...] O padre, também assessor da Pastoral da Criança na Região Brasilândia, foi um dos entrevistados na reportagem de página inteira, publicada na contracapa da edição, sobre os direitos das crianças. Foi abordada a realidade dos conselhos tutelares na cidade, 35 à época, [...] a implantação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que “transformou em sujeitos de direitos àqueles que antes eram vistos em situação irregular”; e o desrespeito aos direitos das crianças na periferia [...]
Disponível em: < http://www.cantareira.org/tag/eca>Acesso em: 06 maio 2014. (Fragmento)
O ECA foi criado para assegurar os direitos às crianças e aos adolescentes.
Na atual sociedade brasileira esses direitos são respeitados? Explique a sua resposta.
- Biologia | 13.1 Conceitos Básicos
O formato das células de organismos pluricelulares é extremamente variado. Existem células discoides, como é o caso das hemácias, as que lembram uma estrela, como os neurônios, e ainda algumas alongadas, como as musculares. Em um mesmo organismo, a diferenciação dessas células ocorre por:
- Língua Portuguesa | 1.09 Recursos Expressivos e Recursos Estilísticos
O texto a seguir é um trecho de uma conversa por meio de um programa de computador que permite comunicação direta pela Internet em tempo real, como o MSN Messenger. Esse tipo de conversa, embora escrita, apresenta muitas características da linguagem falada, segundo alguns linguistas. Uma delas é a interação ao vivo e imediata, que permite ao interlocutor conhecer, quase instantaneamente, a reação do outro, por meio de suas respostas e dos famosos emoticons (que podem ser definidos como “ícones que demonstram emoção”).
João diz: oi
Pedro diz: blz?
João diz: na paz e vc?
Pedro diz: tudo trank ☺
João diz: oq vc ta fazendo?
[...]
Pedro diz: tenho q sair agora...
João diz: flw
Pedro diz: vlw, abc
Para que a comunicação, como no MSN Messenger se dê em tempo real, é necessário que a escrita das informações seja rápida, o que é feito por meio de
- Matemática | 3.2 Afim ou 1° Grau
(IFSP) Em uma sala de aula com 40 alunos, o dobro do número de meninas excede o triplo do número de meninos em 5 unidades. Sendo assim, nessa sala, o número de meninas supera o número de meninos em: