(PUCPR) Dos animais a seguir, o oxigênio e o dióxido de carbono são transportados pelo sistema circulatório SOMENTE em:
Questões relacionadas
- Biologia | 11.9 Sistema Reprodutor
(IFBA) O fascinante processo de criação da vida
O interesse pelo desenvolvimento embrionário é antigo. Em seus estudos anatômicos, Leonardo da Vinci especulou sobre os mistérios da concepção: desenhou um feto dentro do útero e criou esboços de uma possível ligação entre a medula espinhal e os testículos. No século XVII, cientistas naturalistas acreditavam que o espermatozoide abrigaria um bebê em miniatura, pronto para usar o útero como incubadora. Hoje temos ao nosso alcance informações significativas, que esclarecem boa parte das nossas dúvidas. Recursos de ultrassonografia permitem acompanhar a evolução da gravidez desde os primeiros dias após a fecundação, e descobertas no campo da genética trouxeram revelações sobre hereditariedade.
Adaptado de: Mente & Cérebro, nº 222, julho de 2011, p. 12.
Sobre desenvolvimento humano, é correto afirmar que:
- Matemática - Fundamental | 11. Áreas e Volumes
Leia as informações e analise as figuras a seguir.
Patrícia colocou um copo molhado sobre a toalha de mesa durante a refeição. Nessa toalha ficou a marca da base circular do copo.
Sabendo que a área da marca foi de , indique o diâmetro da base desse copo.
- Sociologia | 5. Movimentos Sociais
Ao longo da história, os movimentos sociais são produtores de novos valores e objetivos, criando novas normas para organizar a vida social. Os movimentos sociais exercem o contrapoder construindo-se mediante um processo de comunicação autônoma, livre do controle dos que detêm o poder institucional.
CASTELLS, M. Redes da indignação e esperança. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2013 (adaptado).
O contrapoder indicado no texto se expressa na
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
1. Primeiro passo
1.1. Professor, antes de realizar as atividades propostas, releia a história "A Galinha Ruiva" para os alunos.
1.2. Agora, solicite aos alunos que encontrem no caça-palavras quatro palavras que fazem parte da vida de uma pessoa que seja um empreendedor ético.
P
L
A
N
E
J
A
M
E
N
T
O
A
Q
U
R
W
E
T
Y
U
I
O
P
A
S
D
F
G
H
E
J
K
D
E
T
E
R
M
I
N
A
Ç
Ã
O
T
L
Ç
O
Z
X
C
V
B
N
M
P
O
I
U
I
Q
S
B
A
I
E
A
E
R
T
O
I
T
Y
C
P
E
R
S
E
V
E
R
A
N
T
E
R
U
A
E
D
F
G
U
I
Y
T
R
V
Z
X
V
B
1.3. Professor, solicite aos alunos que completem as frases com as palavras encontradas no caça-palavras.
A Galinha Ruiva fez um ______________________________ quando encontrou a espiga de milho.
A Galinha Ruiva teve uma atitude ______________________________ quando pediu ajuda para seus amigos.
A Galinha Ruiva, mesmo com muito trabalho e sozinha, foi ______________________________ e com muita _________________________ para conseguir o que queria.
2. Segundo passo
2.1. Professor, converse com os alunos sobre o plano da Galinha Ruiva quando encontrou uma espiga: fazer um bolo.
2.2. Peça aos alunos que escrevam quais são seus planos pessoais para o ano que se inicia e o que farão para que eles se tornem realidade. Solicite aos alunos que os coloque na primeira página da agenda.
Planos pessoais
O que farei para torná-los realidade
3. Terceiro passo
3.1. Professor, peça aos alunos que marquem, no quadro, as palavras que caracterizam seu jeito de ser.
tenho força de vontade
Sei conversar
Respeito as pessoas
Brigo com meus colegas
Tenho atitude positiva
Tenho foco no que faço
Tenho iniciativa
Sou ética (o)
3.2. Professor, pergunte aos alunos: esse seu jeito de ser o torna diferente dos seus colegas? Por quê?
- Filosofia | 2.3 Helenismo
Entretanto, nosso amigo Basso tem o ânimo alegre. Isso resulta da filosofia: estar alegre diante da morte, forte e contente qualquer que seja o estado do corpo, sem desfalecer, ainda que desfaleça.
SÊNECA, L. Cartas morais. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 1990.
O excerto refere-se a uma carta de Sêneca na qual se apresenta como um bem fundamental da filosofia promover a