(UFPB) Em uma aula de Ecologia, o professor falou sobre a importância de alguns representantes do grupo dos anelídeos para o meio ambiente e de sua larga utilização no cultivo de produtos orgânicos. Sobre esses organismos, é correto afirmar que são
Questões relacionadas
- Ciências - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
22. Analise as imagens que retratam diferentes relações ecológicas
Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/316/imagens/comp.png. Acesso em: 17 mar. 2012.
- Biologia | 15.4 Especiação e Evolução do Homem
(UNESP) Há cerca de 40.000 anos, duas espécies do gênero Homo conviveram na área que hoje corresponde à Europa: H. sapiens e H. neanderthalensis. Há cerca de 30.000 anos, os Neandertais se extinguiram, e tornamo-nos a única espécie do gênero. No início de 2010, pesquisadores alemães anunciaram que, a partir de DNA extraído de ossos fossilizados, foi possível sequenciar cerca de 60% do genoma do neandertal. Ao comparar essas sequências com as sequências de populações modernas do H. sapiens, os pesquisadores concluíram que de 1 a 4% do genoma dos europeus e asiáticos é constituído por DNA de neandertais. Contudo, no genoma de populações africanas não há traços de DNA neandertal.
Isto significa que
- História | 3.3 Populista
(UNESP) Observe o cartaz, relativo ao plebiscito realizado em janeiro de 1963.
O cartaz alude à situação histórica brasileira marcada por:
- Matemática - Fundamental | 07. Ângulos e Retas
Em um círculo, de centro O, está inscrito o ângulo β, de acordo com a figura representada a seguir.
Se o arco AMB mede 130°, o ângulo β mede,em graus:
- Língua Portuguesa | 1.09 Recursos Expressivos e Recursos Estilísticos
As mãos de Ediene
Ediene tem 16 anos, rosto redondo, trigueiro, índio e bonito das meninas do sertão nordestino. Vaidosa, põe anéis nos dedos e pinta os lábios com batom. Mas Ediene é diferente. Jamais abraçará, não namorará de mãos dadas e, se tiver filhos, não os aconchegará em seus braços para dar-lhes o calor e o alimento dos seios da mãe. A razão é simples: Ediene não tem braços. Ela os perdeu numa maromba, máquina do século passado, com dois cilindros de metal que amassam barro para fazer telhas e tijolos numa olaria. Os dedos que enche de anéis são os dos pés, com os quais escreve, desenha e passa batom nos lábios. Ela é uma das centenas de crianças mutiladas todos os anos, trabalhando como gente grande em troca de minguados cobres.
UTZERI, F. As mãos de Ediene. Jornal do Brasil, Caderno B, 2 dez. 1999 (adaptado).
Os recursos estilísticos de um texto servem para torná-lo esteticamente mais eficaz. Em As mãos de Ediene, o autor alcança esse objetivo ao coordenar adjetivos no 1.° período. Tal procedimento busca: