(UECE) “Os manguezais são formações florestais que ocorrem em áreas abrigadas do litoral tropical, no ponto de contato entre o continente e o mar (...). Embora sua área seja relativamente pequena, a interface entre o continente e o mar é um dos ambientes mais dinâmicos do planeta.”
Sobre o mangue, é correto afirmar que
Questões relacionadas
- Geografia | 2. Cartografia
O desenho do artista uruguaio Joaquín Torres-García trabalha com uma representação diferente da usual da América Latina. Em artigo publicado em 1941, em que apresenta a imagem e trata do assunto, Joaquín afirma:
“Quem e com que interesse dita o que é o norte e o sul? Defendo a chamada Escola do Sul por que na realidade, nosso norte é o Sul. Não deve haver norte, senão em oposição ao nosso sul. Por isso colocamos o mapa ao revés, desde já, e então teremos a justa ideia de nossa posição, e não como querem no resto do mundo. A ponta da América assinala insistentemente o sul, nosso norte.
TORRES-GARCÍA, J. Universalismo constructivo. Buenos Aires: Poseidón, 1941. (com adaptações).
O referido autor, no texto e imagem acima,
- Física | C. Indução Eletromagnética
As cercas elétricas instaladas nas zonas urbanas são dispositivos de segurança planejados para inibir roubos e devem ser projetadas para, no máximo, assustar as pessoas que toquem a fiação que delimita os domínios de uma propriedade. A legislação vigente que trata sobre as cercas elétricas determina que a unidade de controle devera ser constituída, no mínimo, de um aparelho energizador de cercas que apresente um transformador e um capacitor. Ela também menciona que o tipo de corrente elétrica deve ser pulsante. Considere que o transformador supracitado seja constitui de basicamente por um enrolamento primário e outro secundário, e que este último está ligado indiretamente a fiação .
A função do transformador em uma cerca elétrica
- Arte - Fundamental | 04.Pontos, linhas e formas.
Materiais:
- Malhas de texturas, cores e estampas diferentes
- Fitas finas coloridas
- Linhas grossas coloridas
- Espumas
- Tesoura
Desenvolvimento:
1 – A proposta é levar as crianças a pensar em dobraduras a partir de um material maleável, no caso, um tecido ou uma espuma. “Dobrar aqui” pode significar amassar, torcer, enrolar ou todos os movimentos que possibilitem a experiência da tridimensionalidade.
2 – Pedir aos alunos para trazerem, na próxima aula, os materiais acima.
]
3 – Apresentar aos alunos o conceito de escultura: um desenho que, além da altura e do comprimento, possui também a proximidade com as obras de Ligia Clarck nas páginas 50 e 51 do livro.
3 – Reunir as crianças em duplas.
4 – Sugerir que criem formas a partir dos materiais que têm em mãos usando das fitas coloridas e das linhas para fixá-las.
5 – Veja alguns exemplos na obra do artista Ernesto Neto.
Referências:
Imagens de Ernesto Neto:
Biografia do artista:
http://obviousmag.org/archives/2009/02/ernesto_neto.html
Observações:
1 – Acredito que a obra de Ernesto Neto deixe as crianças mais à vontade para realizar diferentes experiências com formas e amarrações.
2 – As espumas podem ser colocadas ou não dentro do tecido.
- Biologia | 4.3 Metabolismo Energético
(FUVEST 2005 1ª FASE) Dois importantes processos metabólicos são:
I. ciclo de Krebs, ou ciclo do ácido cítrico, no qual moléculas orgânicas são degradas e seus carbonos, liberados como gás carbônico (CO2);
II. ciclo de Calvin-Benson, ou ciclo das pentoses, no qual os carbonos do gás carbônico são incorporados em moléculas orgânicas.
Que alternativa indica, respectiva e corretamente os ciclo presentes nos organismos citados?
Humanos / Plantas / Algas / Lêvedo
- Sociologia | 1. Introdução à Sociologia e Teóricos Clássicos
Texto I
Cidadão
Tá vendo aquele edifício, moço?
Ajudei a levantar
Foi um tempo de aflição
Eram quatro condução
Duas pra ir, duas pra voltar
Hoje depois dele pronto
Olho pra cima e fico tonto
Mas me vem um cidadão
E me diz desconfiado
“Tu tá aí admirado
Ou tá querendo roubar?”
Meu domingo tá perdido
Vou pra casa entristecido
Dá vontade de beber
E pra aumentar meu tédio
Eu nem posso olhar pro prédio
Que eu ajudei a fazer.
BARBOSA, L. In: ZÉ RAMALHO. 20 Super Sucessos. Rio de Janeiro: Sony Music, 1999 (fragmento).
Texto II
O trabalhador fica mais pobre à medida que produz mais riqueza e sua produção cresce em força e extensão. O trabalhador torna-se uma mercadoria ainda mais barata à medida que cria mais bens. Esse fato simplesmente subentende que o objeto produzido pelo trabalho, o seu produto, agora se lhe opõe como um ser estranho, como uma força independente do produtor.
MARX, K. Manuscritos econômicos-filosóficos (Primeiro manuscrito). São Paulo: Boitempo Editorial, 2004 (adaptado).
Com base nos textos, a relação entre trabalho e modo de produção capitalista é