(PUCRJ) Observe o gráfico abaixo que mostra três tipos gerais de curvas de sobrevivência para diferentes espécies de organismos.
Os seguintes organismos apresentam curvas do tipo I, II e III, respectivamente:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.03 Capacidade de Análise
(ENEM 2010 1ª APLICAÇÃO)
Disponível em: http://algarveturistico.com/wp-content/uploads/2009/04/ptm-ginastica-ritmica-01.jpg. Acesso em: 01 set. 2010 (Foto: Reprodução/Enem)
O desenvolvimento das capacidades físicas (qualidades motoras passíveis de treinamento) ajuda na tomada de decisões em relação à melhor execução do movimento. A capacidade física predominante no movimento representado na imagem é:
- Biologia | A. Digestão
A digestão dos alimentos envolve processos químicos e físicos. Dentre os processos químicos, podemos citar a ação das enzimas que quebram as moléculas para serem absorvidas e, dentre os processos físicos, a deglutição, a mastigação e as contrações dos órgãos.
Quanto ao sistema digestório humano, analise as afirmações abaixo e assinale V (verdadeiro) ou F (falso):
( ) A digestão começa na boca, a partir da mastigação e da ação de enzimas presentes na saliva.
( ) O esôfago conduz os alimentos ao estômago através de movimentos peristálticos.
( ) O fígado armazena a bile, que é secretada pela vesícula biliar.
( ) A digestão se encerra no intestino grosso, pela ação do suco intestinal.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA das respostas, de cima para baixo:
- História | 6.18 Nova Ordem Mundial
(FATEC) "O principal símbolo de intolerância política da Alemanha Oriental era o muro de Berlim, erguido em 1961 para impedir a passagem de alemães orientais para a parte ocidental. Este muro só foi derrubado em novembro de 1989." A consequência desse fato foi:
- Filosofia | 1. Introdução à Filosofia
TEXTO I
Então, abolindo-se a atuação de vontades divinas divergentes, chegar-se-á a um divino neutro imparcial: a divina arché das cosmogonias dos primeiros filósofos. É bem verdade, porém, que já na visão mitológica expressa pelas epopeias, a suserania de Zeus introduz na família divina um princípio de ordem, que tende a unificar e a neutralizar as preferências discordantes dos vários deuses.Tempos de deuses e heróis. In: Os Pré-Socráticos. São Paulo, Abril, 1989 (Coleção Os Pensadores).
TEXTO II
Partindo de ideias órficas, o pitagorismo pressupunha uma identidade fundamental, de natureza divina, entre todos os seres; essa similitude profunda entre os vários existentes era sentida pelo homem sob a forma de um "acordo com a natureza", que, sobretudo depois do pitagórico Filolau, será qualificada como uma "harmonia", garantida pela presença do divino em tudo.
A Salvação pela matemática. In: Os Pré-Socráticos. São Paulo, Abril, 1989 (Coleção Os Pensadores).
Os filósofos pré-socráticos fazem parte do primeiro período da filosofia grega. Eles desenvolveram suas teorias do século VII ao V a.C. Os trechos extraídos do livro “Os Pré-Socráticos” corroboram para a defesa de que a (o) - Arte - Fundamental | 06. Artes Visuais: Renascimento
- O professor vai iniciar a aula falando sobre fotomontagem. "A fotomontagem é um processo de fazer composição fotográfica fazendo recorte de fotografias reunindo outras fotografias. Essa técnica tem quase dois séculos de história, surgiu logo após a primeira guerra mundial na Alemanha. A fotomontagem é o gênero de expressão que evoluiu através da história, da fotografia e da arte contemporânea do século XX.
A fotomontagem pode ser utilizada para comunicar uma experiência visual concreta que o autor elege para representar sentimentos e ideias. Em suas diversas manifestações, a fotomontagem dividiu-se entre vertentes. A fotomontagem dadaísta e a construtivista buscou sempre a comunicação com o observador anônimo das grandes cidades, já a fotomontagem surrealista tinha como princípio a própria incomunicabilidade, o desejo sempre manifesto de não dar-se entender totalmente a ninguém."
Fonte: http://olharartte.blogspot.com.br/2013/03/fotopintura-e-fotomontagem.html
Fonte: http://olharartte.blogspot.com.br/2013/03/fotopintura-e-fotomontagem.html
- Acima, fotomontagens de Raoul Hausmann. Seu trabalho é satírico, niilista - característica própria dos dadaístas.
- O professor vai pedir aos alunos para formarem duplas.
- Esta atividade vai ser feita em duplas.
- Com o uso de uma câmera fotográfica digital, o professor vai pedir aos alunos, em duplas, para tirar diversas fotos uns dos outros, em posições diferentes.
- Pedir aos alunos para colocarem algumas imagens em preto e branco e outras coloridas. Esta alteração de cor pode ser feita na própria máquina digital.
- O professor deverá auxiliar os alunos no momento que estiverem alterando as cores das fotos.
- O professor deverá levar os alunos para o laboratório de informática e lá, imprimir as imagens em tamanhos diferentes. Se na sua escola não tiver laboratório de informática, peça a algum profissional da área para fazer esta impressão.
- Peça aos alunos para escolher uma foto que vai ser recortada de revistas ou jornais, para ser o fundo da fotomontagem que vai ser trabalhada. Pode ser um cenário qualquer, uma praça, uma paisagem, um quarto, etc.
- Em seguida, recorte as imagens das suas figuras das fotos que foram tiradas pelas duplas, e para finalizar, cole sobre o fundo escolhido.
- Vai ser uma atividade muito interessante e legal!
- Faça uma exposição dos trabalhos.
- Fonte: http://olharartte.blogspot.com.br/2013/03/fotopintura-e-fotomontagem.html