(PUCRJ)
Assinale a opção que melhor representa o que está sendo mostrado no gráfico de crescimento populacional humano entre os anos 1400 e 2000.
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Leia o texto abaixo, que trata da época da ditadura militar no Brasil.
Em 14 de dezembro de 1968, o Jornal do Brasil, um dos mais importantes jornais da época, foi às bancas com uma edição planejada para provocar uma sensação estranha aos leitores. Entre as bizarrices, o jornal estampou (...) a previsão do tempo na primeira página. Não satisfeito, anunciou: “Temperatura sufocante. O ar está irrespirável. O país está sendo varrido por fortes ventos”. O dia era de sol e céu fortemente azul, mas a edição falava sério: tentava alertar o leitor sobre a presença de censores no jornal (...).
SCHWARCZ, Lilia Moritz e STARLING, Heloisa M. Brasil: uma biografia. São Paulo: Cia das Letras, 2015, p. 455 (adaptado).
Durante a ditadura militar , os meios de comunicação e a produção artística era censurada, mas mesmo sob o crivo do Estado; a mensagem era passada de forma subliminar como podemos perceber no texto acima. Marque a alternativa que interpreta corretamente esta forma de resistência.
- Matemática | 8.1 Princípio Fundamental Da Contagem e Arranjo
(IFPE) Um auditório em forma de um salão circular dispõe de 6 portas, que podem ser utilizadas tanto como entrada ou para saída do salão. De quantos modos distintos uma pessoa que se encontra fora do auditório pode entrar e sair do mesmo, utilizando como porta de saída uma porta diferente da que utilizou para entrar?
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Leia os depoimentos.
Depoimento 1
Nós sabemos que quando a gente fala da terra, tanto a terra do campo como a terra da cidade, ela marca muito a vida da gente. E a gente sente a diferença de uma pessoa que tem uma casa boa, ventilada, de quem mora na rua ou mora num barracão.
Padre Ticão
Depoimento 2
Eu sou pernambucano, eu já vim aqui para São Paulo três ou quatro vezes e volto para o norte por causa do aluguel. O aluguel é que me expulsa daqui.
Edevaldo, ajudante geral.
Pátria amada esquartejada. São Paulo: Departamento do Patrimônio Histórico, Secretaria Municipal de Cultura,
1992. In: RICCI, Cláudia Sapag; SANTOS Lorene dos; HORTA, Célio Augusto da Cunha. Gente que vai,
gente que vem. Coleção história no dia a dia. Belo Horizonte: Formato Editorial, 2001. p. 130.
Qual característica marcante da sociedade brasileira é possível identificar nos depoimentos acima?
- Língua Inglesa | 1.4 Reading Strategies
A Teen’s View of Social Media Instagram is made up of all photos and videos. There is the home page that showcases the posts from people you follow, an explore tab which offers posts from accounts all over the world, and your own page, with a notification tab to show who likes and comments on your posts. It has some downsides though. It is known to make many people feel insecure or down about themselves because the platform showcases the highlights of everyone’s lives, while rarely showing the negatives. This can make one feel like their life is not going as well as others, contributing to the growing rates of anxiety or depression in many teens today. There is an underlying desire for acceptance through the number of likes or followers one has.
Disponível em: https://cyberbullying.org. Acesso em: 29 out. 2021.
O termo “downsides” introduz a ideia de que o Instagram é responsável por
- Língua Portuguesa | 1.1 Tipologia e Gênero Textual
Desencaixotando Machado: a crônica está no detalhe, no mínimo, no escondido, naquilo que aos olhos comuns pode não significar nada, mas, uma palavra daqui, “uma reminiscência clássica” dali, e coloca-se de pé uma obra delicada de observação absolutamente pessoal. O borogodó está no que o cronista escolhe como tema. Nada de engomar o verbo. É um rabo de arraia na pompa literária. Um “falar à fresca”, como o bruxo do Cosme Velho pedia. Muitas vezes uma crônica brilha, gloriosa, mesmo que o autor esteja declarando, como é comum, a falta de qualquer assunto. Não vale o que está escrito, mas como está escrito.
SANTOS, Joaquim Ferreira dos (org.). As cem melhores crônicas brasileiras. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005, p.17.
Em As Cem Melhores Crônicas Brasileiras, Joaquim Ferreira dos Santos argumenta contra a ideia de que a crônica é um gênero menor. De acordo com o fragmento apresentado acima, a crônica