(UESPI) Considerando os conceitos de produtividade energética nas cadeias alimentares, assinale a alternativa correta.
Questões relacionadas
- Sociologia | 2. Diversidade Cultural e Estratificação Social
O homem não pode ser definido nem apenas por suas habilidades inatas, como fazia o iluminismo, nem apenas por seu comportamento real, como o faz grande parte da ciência social contemporânea, mas sim pelo elo entre eles, pela forma em que o primeiro é transformado no segundo, suas potencialidades genéricas focalizadas em suas atuações específicas. É na carreira do homem, em seu curso característico, que podemos discernir, embora difusamente, sua natureza e apesar de a cultura ser apenas um elemento na determinação desse curso, ela não é o menos importante. Assim como a cultura nos modelou como uma espécie única – e sem dúvida ainda nos está modelando – assim também ela nos modela como indivíduos separados. É isso o que temos realmente em comum – nem um ser subcultural imutável, nem um consenso de cruzamento cultural estabelecido.
GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC Editora, 1989.
Ao discutir a construção do homem, o antropólogo Geertz, defendeu que
- História | 3.5 Nova
(ULBRA) Leia o artigo abaixo da Lei 9.503, de 23 de setembro de 1997, e marque a resposta correta.
Art. 76 - A educação para o trânsito será promovida na pré-escola e nas escolas de 1º, 2º e 3º graus, por meio de planejamento e ações coordenadas entre os órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito e de Educação, da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, nas respectivas áreas de atuação.
Parágrafo único - Para a finalidade prevista neste artigo, o Ministério da Educação e do Desporto, mediante proposta do CONTRAN e do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras, diretamente ou mediante convênio, promoverá:
I. a adoção, em todos os níveis de ensino, de um currículo interdisciplinar com conteúdo programático sobre segurança de trânsito;
II. a adoção de conteúdos relativos à educação para o trânsito nas escolas de formação para o magistério e o treinamento de professores e multiplicadores;
III. a criação de corpos técnicos interprofissionais para levantamento e análise de dados estatísticos relativos ao trânsito;
IV. a elaboração de planos de redução de acidentes de trânsito junto aos núcleos interdisciplinares universitários de trânsito, com vistas à integração universidades-sociedade na área de trânsito.
Essa lei, instituída em 1997, propõe medidas que atuem na formação de uma nova cultura sobre a relação dos cidadãos com o trânsito, sendo que uma das ações visa imprimir mudanças nos índices do trânsito brasileiro. Com base no texto acima, é correto afirmar o seguinte:
- Física | 2.7 Impulso e Quantidade de Movimento
(UNIT) Uma bola com massa de 400,0g, que se encontra em repouso sobre o gramado de um campo de futebol, depois de chutada atinge velocidade de 90,0 km/h. Admitindo-se que o chute tem duração de 2,0.10-2s, a força média aplicada pelo jogador na bola, em newtons, é igual a
- Biologia | 4.3 Metabolismo Energético
Um dos processos biotecnológicos mais antigos é a utilização de microrganismos para a produção de alimentos. Num desses processos, certos tipos de bactérias anaeróbicas utilizam os açúcares presentes nos alimentos e realizam sua oxidação parcial, gerando como produto final da reação o ácido lático.
Qual produto destinado ao consumo humano tem sua produção baseada nesse processo?
- Biologia | 12.3 Ciclos Biogeoquímicos
Os fungos produzem enzimas que decompõem o solo, permitindo que eles suguem o fósforo e outros compostos químicos. Eles injetam esses nutrientes nas plantas e, em troca, retiram parte do carbono orgânico que as plantas criam com a fotossíntese. O fungo cobra um preço alto por seus serviços: cerca de 15% do carbono orgânico que a planta cria durante um ano.[...] Florestas, pradarias e campos de soja não são uma coleção de indivíduos solitários: eles são apenas as pontas visíveis de uma imensa matriz coevolutiva.
(ZIMMER, 2003, p. 310-311)
Considerando as características coevolutivas das relações ecológicas existentes entre os fungos e os vegetais citados no texto, é correto afirmar: