(IFSP) A cadeia alimentar de um ecossistema aquático está representado abaixo.
Algas --> microcrustáceos --> moluscos --> peixes --> mergulhões
O nível trófico ocupado por microcrustáceos é
Questões relacionadas
- História | 3.2 Era Vargas
(IFSP) No Brasil republicano, a história do trabalho assalariado se pautou por duas afirmações:
I. “Questão de operário é caso de polícia.” (Washington Luiz)
II. “Questão de operário é caso de política.” (Getúlio Vargas)
Sobre essas duas afirmações é correto afirmar que:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 8.9 Adjunto Adverbial
Leia-o e observe-o com muita atenção.
AI QUE SEDE!
SAIBA TUDO SOBRE HIDRATAÇÃO
A água é o componente presente em maior abundância no organismo. O corpo humano não possui reservas de água e por isso ela deve ser reposta a cada 24 horas para manter a saúde e as funções básicas do organismo. Para um adulto em condições normais, a recomendação é de 2 a 2,5 litros de água por dia.
Os riscos de uma desidratação no verão são maiores. Por isso, nesse período, a preocupação com água aumenta. A desidratação ocorre quando você tem uma perda de água corpórea muito grande. Quando ocorre uma ingestão insuficiente ou perda excessiva de água, o organismo responde reabsorvendo mais água.
A sede, em indivíduos normais e em condições normais, é uma das formas de controle da ingestão de água no organismo. A sede é estimulada quando a quantidade de água no meio extracelular diminui ou quando a água ou o sangue se tornam muito concentrados. A água também pode ser ingerida como parte dos alimentos, já que após a oxidação dos mesmos ocorre a liberação de água.
Se houver a prática de atividade física, a necessidade de água aumenta para repor as perdas com a transpiração e com a respiração. Muito da água perdida vem do sangue, levando a uma diminuição do fluxo sanguíneo, podendo prejudicar a função cardiovascular. Por isso é importante beber água à vontade. Se o exercício for intenso, a reposição de líquidos deve ser frequente.
Com o aumento da temperatura corporal, o suor entra em cena para dissipar o calor e manter a temperatura do corpo. A evaporação de 1g de suor remove 0,6 kcal (600 calorias). Assim em condições de temperatura ideais, o excesso de calor pode ser evaporado na forma de suor.
Fonte: http://cyberdiet.terra.com.br/cyberdiet/colunas/040123_nut_sede.htm – 20/5/2010 – adaptado.
A palavra destacada (em negrito) nesta frase do artigo é um advérbio cuja forma é invariável por modificar o sentido de um verbo, de um adjetivo, ou mesmo de outro advérbio, indicando circunstâncias, como de modo, lugar, tempo e intensidade:
- Física | B. Vetorial
(EFOMM) Um automóvel viaja em uma estrada horizontal com velocidade constante e sem atrito. Cada pneu desse veículo tem raio de 0,3 metros e gira em uma frequência de 900 rotações por minuto. A velocidade desse automóvel é de aproximadamente: (Dados: considere π= 3,1)
- Língua Portuguesa | 1. Interpretação de Textos
(UEMG) As últimas do mineiro
Zuenir Ventura
Talvez porque numa das vezes em que alguém bateu com a língua nos dentes um pescoço foi parar na forca, Minas trabalha em silêncio, como se diz. Pode não ser verdade, mas é a versão, que acaba prejudicando mais do que favorecendo a imagem de um estado que, além das riquezas naturais e de uma poderosa tradição política, tem o maior patrimônio histórico-cultural do país. Numa época de predomínio do marketing, em que o importante é mostrar mais do que fazer, ficar calado no seu canto pode não ser um bom negócio.
Como afirma um amigo de Belo Horizonte, “temos os melhores grupos de dança do país, cantores e compositores excelentes, artistas plásticos e grupos teatrais de alta qualidade, mas não divulgamos, temos pudor de nos exibir, de mostrar ao país o que somos”.
Ele acredita que de fora se tem uma visão regionalista limitada à memória e à questão do patrimônio histórico, à longa tradição de pedra e cal da cultura mineira. Sem descuidar desse acervo (só de barroco estão ali 65% do patrimônio nacional), o desafio dos governantes mineiros é mostrar sem reserva o que Minas tem de mais moderno, cosmopolita e contemporâneo.
Mas acho que não será fácil assim. A não ser meu amigo Ziraldo, que adora se mostrar, tendo aliás razão para isso, que outro mineiro vocês imaginam chamando a atenção para o que está fazendo? Num artigo famoso, Guimarães Rosa listou 66 adjetivos com os quais são caracterizados seus conterrâneos. Eles vão de “acanhado, afável, desconfiado” até “sonso, sóbrio, taciturno, tímido”, passando por “precavido, pão-duro, perspicaz, quieto, irônico, meditativo”.
Fernando Sabino, que conhece a alma mineira como a dele próprio, tem várias histórias para ilustrar como seus conterrâneos ficam sempre na moita. Mineiro não gosta de revelar nem a identidade.
— Qual é o seu nome todo? — pergunta o carioca.
— Diz a parte que você sabe — desconversa o mineiro.
Nessa aqui o escritor conta o diálogo com um motorista mineiro em Nova York:
— Ah, você também é de Minas?
— Sou sim sinhô.
— De onde?
— De Minas mesmo.
Se consegue esconder até de onde é, imagina quando lhe pedem uma opinião política.
— Que tal o prefeito daqui?
— O prefeito? É tal qual eles falam dele.
— Que é que falam dele?
— Dele? Uai, esse trem todo que falam de tudo que é prefeito.
Há quem alegue que o que se diz em forma de anedota está longe de ser a verdade sobre Minas, são apenas versões. Então me lembro do dia em que alguém reclamou de José Maria Alkmim: “Criei a frase ‘o que importa é a versão, não o fato’, e todo mundo atribui ela a você. Ao que ele respondeu: “Isso só confirma a frase.”
Portanto, imprima-se a versão.
“Minas trabalha em silêncio, como (1)se diz. (...) Fernando Sabino, que conhece a alma mineira como (2) a dele próprio, tem várias histórias para ilustrar como (3) seus conterrâneos ficam sempre na moita.”
Associe, a seguir, cada ocorrência da palavra como à função que ela exerce no trecho apresentado.
( ) expressa ideia de comparação.
( ) expressa ideia de conformidade.
( ) equivale à expressão de que forma.
Assinale a sequência CORRETA:
- Matemática - Fundamental | 08. O Teorema de Pitágoras
Estamos em um projeto de construção de ponte pênsil e você foi encarregado de calcular a quantidade de cabo de aço que precisa ser comprado para os tensores ou cordas da ponte. Além disso, os engenheiros que vão simular as cargas da ponte precisam conhecer os ângulos de inclinação dos tensionadores mais curtos e mais longos ( = ângulo superior, = ângulo inferior). Para resolver a situação, você possui um plano da ponte que está traçado na escala de 1:120. Neste plano, você deve tomar as medidas correspondentes e calcular o comprimento total do cabo que será necessário por cada seção da ponte, levando em consideração que cada tensor da ponte usa um grupo de 50 fios de aço. Lembre-se de que o plano está em uma escala reduzida, mas você precisará registrar as medidas reais.
Clique aqui para acessar o laboratório.
E veja , aqui, as orientações para realização dessa prática.