(FUVEST) A cobra-coral - Erythrolamprus aesculapii - tem hábito diurno, alimenta-se de outras cobras e é terrícola, ou seja, caça e se abriga no chão. A jararaca - Bothrops jararaca - tem hábito noturno, alimenta-se de mamíferos e é terrícola. Ambas ocorrem, no Brasil, na floresta pluvial costeira. Essas serpentes
Questões relacionadas
- História | 5.1 Expansão Marítima
(FUVEST 2020 1º FASE) A representação cartográfica a seguir refere‐se à viagem de circunavegação, iniciada em Sanlúcar de Barrameda, na Andaluzia, em 20 de setembro de 1519, e comandada pelo português Fernão de Magalhães, a serviço da monarquia da Espanha. A despeito da repercussão da viagem para o desenvolvimento dos conhecimentos náuticos e para a exploração do Oceano Pacífico, Battista Agnese foi um dos poucos cartógrafos a registrar a empreitada de Magalhães.
Battista Agnese, Atlas Portulano, 1545. Biblioteca Digital Mundial.
Disponível em https://www.wdl.org/pt/.
A representação cartográfica de Battista Agnese
- Matemática | 3.2 Afim ou 1° Grau
(COLÉGIO NAVAL) Para obter o resultado de uma prova de três questões, usa-se a média ponderada entre as pontuações obtidas em cada questão. As duas primeiras questões tem peso 3,5 e a 3ª, peso 3. Um aluno que realizou essa avaliação estimou que:
I. sua nota na 1ª questão está estimada no intervalo fechado de 2,3 a 3,1;
II. sua nota na 3ª questão foi 7.
Esse aluno quer atingir média igual a 5,6. A diferença da maior e da menor nota que ele pode ter obtido na 2ª questão, de modo a atingir o seu objetivo de medido é:
- Biologia | 9.1 Grupos Vegetais
(IFSC) Botânica é o estudo da fisiologia, da morfologia, da ecologia, da evolução, da anatomia, da classificação, das doenças, da distribuição, dentre outros aspectos das plantas.
Essa ciência foi reconhecida como tal em 1979, juntamente com os cursos de Biologia. A história dessa área das ciências naturais nos remete a um passado bem longínquo: sabe-se, por exemplo, que no ano 370 antes de Cristo, um fi lósofo grego chamado Teofrastus, discípulo de Aristóteles - este que havia classificado as plantas em “com flores” e “sem flores” - escreveu dois tratados: “Sobre a História das Plantas” (HistoriaPlantarum) e “Sobre as Causas das Plantas”.
Fonte: http://www.brasilescola.com/biologia/botanica.htm.
Dos grupos a seguir, é correto afirmar que possuem somente flores:
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
QUEM TRABALHA NA COMUNIDADE
17. Texto base: Leia o texto a seguir com atenção e responda à questão. O trabalho infantil no Brasil e no mundo ainda é um grande problema social, pois milhares de crianças deixam de ir à escola e deixam de ter seus direitos preservados para trabalharem em lavouras, campos, fábricas e em casas de famílias, e muitas dessas crianças não recebem nenhum dinheiro por isso. Disponível em:<http://www.blogbrasil.com.br/trabalho-infantil-no-brasil-e-no-mundo/>Acesso em: 10 mar.2014.
Enunciado:
O trabalho infantil atualmente
REDAÇÃO 30/04/2013
O trabalho infantil hoje, ainda é um grande problema social brasileiro, muitas crianças deixam de viver como tais, para trabalhar em campos, indústrias, casas de família e em outros lugares, sem mesmo receber o equivalente pelo serviço prestado [...] pois isto acontece, na maioria das vezes, pelo fato desses menores já terem que contribuir na renda familiar. Quando nos deparamos com essa injustiça, nas grandes metrópoles, em que crianças arriscam suas vidas em meio das avenidas, vendendo objetos de valor, limpando carros, correndo riscos vitais para conseguirem dinheiro, quando deveriam estar estudando ou brincando [...]
Disponível em:< http://www.opovo.com.br/app/opovo/jornaldoleitor/2013/04/30/noticiasjornaljornaldoleitor,3047756/o-trabalho-infantil-atualmente.shtml>. Acesso em: 11 mar. 2014. ( Fragmento)
Cite as atividades nas quais o trabalho de crianças e de adolescentes é explorado.
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
. Texto base: O trecho, retirado da música Dr. Getúlio, de Chico Buarque e Edu Lobo, mostra uma imagem positiva criada em torno de Getúlio Vargas. Disponível em: <http://letras.mus.br/chico-buarque/85956/>. Acesso em: 19 out. 2013.
Enunciado:
Com base na leitura do trecho, explique como foi construída a imagem de Getúlio como o “pai dos pobres” e “pai dos trabalhadores”.