A figura representa o heredograma de uma família em que ocorre o daltonismo. A pessoa identificada com uma seta se trata de
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.08 Reportagem
Texto base: Leia o texto. O peso original volta depois das dietas O corpo humano, mesmo submetido ao sacrifício de uma dieta alimentar rígida, tem tendência a voltar ao peso inicial determinado por um equilíbrio interno, segundo recente estudo realizado por cientistas norte- -americanos. Depois do aumento de alguns quilos supérfluos, o metabolismo buscará eliminar o peso excessivo. O corpo dispõe de um equilíbrio que tenta manter seu peso em um nível constante, que varia em função de cada indivíduo. O estudo sugere que conservar o peso do corpo é um fenômeno biológico, não apenas uma atividade voluntária. O corpo ajusta seu metabolismo em resposta a aumentos ou perdas de peso. Dessa forma, depois de cada dieta restrita, o metabolismo queimará menos calorias do que antes. Uma pessoa que perdeu recentemente pouco peso vai consumir menos calorias que uma pessoa do mesmo peso que sempre foi magra. A pesquisa conclui que emagrecer não é impossível, mas muito difícil e requer o consumo do número exato de calorias queimadas. Ou seja, uma alimentação moderada e uma atividade física estável a longo prazo. Zero Hora, encarte VIDA, 06/05/1995.
Enunciado:
De acordo com o texto, o peso original volta depois das dietas, porque
- Biologia | 12.8 Impactos Ambientais
A fragmentação dos hábitats é caracterizada pela formação de ilhas da paisagem original, circundadas por áreas transformadas. Esse tipo de interferência no ambiente ameaça a biodiversidade. Imagine que uma população de onças foi isolada em uma mata pequena. Elas se extinguiriam mesmo sem terem sido abatidas. Diversos componentes da ilha de hábitat, como o tamanho, a heterogeneidade, o seu entorno, a sua conectividade e o efeito de borda são determinantes para a persistência ou não das espécies originais.
Uma medida que auxilia na conservação da biodiversidade nas ilhas mencionadas no texto compreende a
- Biologia | 8.6 Verminoses
(CPS) O ser humano pode conseguir muitos benefícios por meio do solo, mas também pode contrair vários tipos de doenças, se o solo estiver contaminado. Entre essas doenças, destacam-se as verminoses, causadas por diferentes vermes parasitas que se instalam no organismo do hospedeiro. Uma das verminoses mais comuns em todo o mundo é a ascaridíase, doença causada pelo verme Ascaris lumbricoides, conhecido popularmente como lombriga. Para prevenir a contaminação do organismo humano por esse verme, é importante
- Biologia | 8.4 Protista e Protozooses
(ULBRA) O problema em definir o grupo Protista reside, principalmente, na falsa ideia de que deve ser tratado como uma entidade taxonômica, sendo uma consequência da atitude genuinamente humana de classificar a natureza hierarquicamente. Desde Haeckel (1866) até o moderno conceito dos Cinco Reinos, tem sido conveniente tratar Protista como um Reino, para facilitação dos sistemas de recuperação de informação, educação e vulgarização. O conceito de Reino também serve para aumentar a autoestima dos cientistas que estudam estes organismos. Afinal de contas, quem quer estudar organismos inferiores, simples e primitivos quando se pode estudar organismos superiores e complexos?
(Adaptado de What is a Protist?”, editorial da revista Protist, v. 150, março de 1999, escrito por Michael Melkonian)
Apesar da discussão acima proposta pelo autor, o grupo apresenta diversas características compartilhadas.
I. Todos os protistas formam colônias e possuem como habitat ambientes úmidos.
II. Podem ser autótrofos ou heterótrofos, parasitos, mutualistas e de vida livre.
III. Apresentam sistema de controle osmótico, como vacúolo contrátil e pulsátil, e podem ou não apresentar macronúcleo e micronúcleo.
IV. Protistas apresentam estruturas que permitem o deslocamento, como cílios, flagelos ou pseudópodos.
Estão corretas:
- Biologia | 12.2 Cadeia e Teias Alimentares, Pirâmides e Energia
Leia o texto a seguir.
Embrapa avalia o peixe Barrigudinho no controle da dengue
Com apenas quatro centímetros de comprimento, o peixe Barrigudinho ou Guaru é a arma da Embrapa na guerra biológica para o controle do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e da febre amarela. O Barrigudinho é o astro do Projeto Dengoso, uma ação de cidadania que está sendo implantada no município de Parnaíba, a 348 quilômetros ao norte de Teresina.
(www.ecodebate.com.br/2010/03/01/embrapa-avalia-o-peixe-barrigudinhono-controle-da-dengue. Acesso em: 22.10.2012.)
Analisando a teia alimentar da qual o Barrigudinho ou Guaru faz parte, é correto afirmar que