Questões relacionadas
- Matemática | 14.1 Posição e Poliedros
No ano de 1751, o matemático Euler conseguiu demonstrar a famosa relação para poliedros convexos que relaciona o número de suas faces (F), arestas (A)e vértices (V): V + F = A + 2. No entanto, na busca dessa demonstração, essa relação foi sendo testada em poliedros convexos e não convexos. Observou-se que alguns poliedros não convexos satisfaziam a relação e outros não. Um exemplo de poliedro não convexo é dado na figura. Todas as faces que não podem ser vistas diretamente são retangulares.
Qual a relação entre os vértices, as faces e as arestas do poliedro apresentado na figura?
- Biologia | 15.1 Ideias Evolutivas
(UFJF) Um nome importante na origem do pensamento evolucionista é o do francês Jean-Baptiste Lamarck, que publicou uma série de obras sobre sua teoria evolutiva, sendo a mais conhecida a de 1809 no seu livro “Filosofia Zoológica”. Dentre as suas ideias, uma relaciona o ambiente à mudança de hábitos de um ser vivo, levando à alteração de certas estruturas em seu organismo. Essa ideia é conhecida como a lei de:
- Língua Portuguesa | 1.08 Figuras de Linguagem
(IFCE) Analise os trechos de músicas a seguir levando em consideração as figuras de linguagem.
I. “Não existiria som se não houvesse o silêncio / Não haveria luz se não fosse a escuridão / A vida é mesmo assim / Dia e noite, não e sim.” (Lulu Santos/Nelson Mota)
II. “Chove chuva, chove sem parar” (Jorge Ben Jor)
III. “Mentes tão bem que parece verdade, o que você me fala / Vou acreditando” (Zezé Di Camargo e Luciano)
IV. “Te trago mil rosas roubadas / Pra desculpar minhas mentiras / Minhas mancadas” (Cazuza)
Indica a correspondência correta a alternativa:
- Matemática | 10. Estatística
Numa turma de inclusão de jovens e adultos na educação formal profissional (Proeja), a média aritmética das idades dos seus dez alunos é de 32 anos. Em determinado dia, o aluno mais velho da turma faltou e, com isso, a média aritmética das idade dos nove alunos presentes foi de 30 anos.
Disponível em: http://portal.mec.gov.br.Acesso em 10 mar.2012 (adaptado)
Qual é a idade do aluno que faltou naquela turma?
- Matemática | 1.06 Razão, Proporção e Regra de Três
Grandes times nacionais e internacionais utilizam dados estatísticos para a definição do time que sairá jogando numa partida. Por exemplo, nos últimos treinos, dos chutes a gol feito pelo jogador I, ele converteu 45 chutes em gol. Enquanto isso, o jogador II acertou 50 gols. Quem deve ser selecionado para estar no time no próximo jogo, já que os dois jogam na mesma posição?
A decisão parece simples, porém deve-se levar em conta quantos chutes a gol cada um teve oportunidade de executar. Se o jogador I chutou 60 bolas a gol e o jogador II chutou 75, quem deveria ser escolhido?